domingo, agosto 01, 2010

Ações realizadas pela equipe de Informações da FESPSP

O texto foi escrito pela Rosa Maria Andrade Grillo Beretta (Gerente de Informações da FESPSP) e resume as ações já realizadas e em desenvolvimento. Estas ações foram realizadas através de parcerias entre a coordenação da FaBCI, alunos, professores e a Equipe de Informações da FESPSP.

- Elaboração de Projeto de Implantação da Biblioteca Digital Memória da Biblioteconomia e das Ciências Sociais de São Paulo, onde serão disponibilizados documentos importantes como os primeiros trabalhos científicos do país, na área da Sociologia e Política, documentos históricos e produção científica da Museologia Brasileira assim como da Biblioteconomia.

A Coordenação do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação e a Gerência de Informação iniciaram no 2º semestre de 2009 ações conjuntas, visando fortalecer os serviços de informações do Centro de Documentação e Memória, disponibilizando recursos de infra-estrutura para desenvolver as ações com docentes e discentes das áreas de interesse, objetivando transformar o Centro e a futura Biblioteca Digital num espaço de desenvolvimento de pesquisa, laboratório para aulas práticas do curso de graduação e cursos de extensão nas áreas da: Biblioteconomia, Gestão de Unidades de Informação e Conservação e Preservação de Acervos.
Com a consolidação da Biblioteca Digital e a implementação de ações de Preservação e Conservação dos Acervos, previstas para os próximos 2 anos, o Centro de Documentação e Memória da FESPSP ultrapassará os seus objetivos disponibilizando o seu acervo de forma ampla e de livre acesso, mas também estará integrando todas as áreas de estudos das áreas das Ciências Sociais e Biblioteconomia.

- Implantação do Setor de Conservação e Preservação de Acervos em parceria com a disciplina da área, onde a equipe da Gerência de Informação e alunos do curso de graduação estão envolvidos nas práticas de higienização de acervos e pequenos restauros e avaliação de obras e documentos especiais e raros.

No período de fevereiro a junho de 2010 foram desenvolvidas as seguintes oficinas:

- Oficina sobre Higienização de Acervo: realizada no acervo da Biblioteca Histórica. Esta ação sensibilizou e provocou interesse por parte da Direção e providências quanto aos problemas de infra-estrutura que há tempos eram solicitadas por parte da Gerência estão sendo desenvolvidas. Participaram da oficina quatro estagiários da Equipe que deram continuidade ao procedimento de higienização do acervo com muita determinação e motivação.

- Oficina sobre avaliação e detecção de pragas: realizada com documentos do CEDOC e livros do acerco da Biblioteca Histórica. A mesma equipe participou desta oficina, foram encontradas “brocas” numa parte do acervo. Os conceitos e técnicas apresentadas estão sendo aplicadas em todo o acervo beneficiando o setor e ao mesmo tempo enriquecendo os conhecimentos práticos dos discentes do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

- Oficina sobre confecção de capa dura de livros: realizada na Biblioteca Universitária. Foram apresentados todos os procedimentos técnicos. Participaram desta oficina oito estagiários.

- Oficina de costura de livros e montagem com capa dura: realizada na Biblioteca Universitária com a mesma equipe.

Como resultado destas primeiras ações as instâncias superiores da FESPSP estão providenciando um espaço adequado para efetivação do “Setor de Conservação e Preservação de Acervos da FESPSP.

- Criação do Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Gerência da Informação, onde alunos do curso de biblioteconomia estão envolvidos nos projetos de: atualização do site da Biblioteca Universitária, desenvolvimento de Redes Sociais, implantação do Repositório da Produção Científica da FESPSP (em parceria com a monitoria científica da FaBCI) e da Biblioteca Digital. Estão envolvidos nesta atividade estagiários do curso que foram selecionados de acordo com o perfil das atividades: conhecimento e experiência em TIC.

São visíveis os primeiros resultados: o projeto do novo site da Biblioteca Universitária será implantado no início do 2º semestre de 2010, atuação dinâmica e atualizada como canal de comunicação através da rede social (Twitter) e desenvolvimento do Repositório da Produção Científica da FESPSP, em processo de implantação.

- Práticas da Disciplina de Ação Cultural estão sendo desenvolvidas no espaço e em parceria com a Biblioteca Universitária, oferecendo aos alunos a oportunidade de apresentação, exposição e pesquisas junto aos clientes.

Durante o período de fevereiro a junho de 2010 foram desenvolvidos os seguintes trabalhos:

- Encontro com o autor: organizado por alunos no espaço da biblioteca através da apresentação de autor de livro para os clientes da Biblioteca.

- Blog “Manifesto Nosso” desenvolvido com objetivo de divulgar depoimentos de discentes da FESPSP e apresentação dos resultados em exposição no espaço da Biblioteca.

- Blog História e Memória da FESPSP com o objetivo de apresentar dados, fatos e fotos dos 77 anos da instituição. Os alunos puderam pesquisar documentos e material iconográfico do CEDOC. Para dar continuidade ao blog a Biblioteca Universitária assumiu a sua manutenção no mês de junho, em razão da sua qualidade e relevância.

- Proposta de criação de uma revista eletrônica como um mecanismo de comunicação e divulgação da produção acadêmico-científica dos alunos, ex-alunos e professores, da FESPSP, englobando artigos dos cursos de Administração, Sociologia e Biblioteconomia e Ciência da Informação.

 - Pesquisa de docentes de graduação da FESPSP: um estudo de usuários potenciais. Trabalho desenvolvido na disciplina Gestão de Estoques Informacionais, tendo como proposta o estudo dos docentes de graduação não usuários da Biblioteca da Fundação. A partir deste estudo foram identificadas as necessidades de informação do usuário-docente potencial, com o intuito de identificar a razão da não utilização da unidade e dos serviços por ela prestados.

- Parceria com a disciplina de Biblioteca Laboratório onde alunos poderão ter a oportunidade de praticar os conhecimentos desenvolvidos nas disciplinas teóricas transformando os setores em laboratórios.

A Gerência de Informação em conjunto com a docente da disciplina, nestes primeiros meses, desenvolveu a análise da qualidade dos dados dos registros bibliográficos do catálogo on-line. Foram estabelecidos padrões de qualidade destes dados. As ações de correções e revisão estão sendo desenvolvidas pelos estagiários, sob a supervisão da docente.

- Trabalhos de Conclusão de Curso com temas relacionados ao resgate histórico e preservação de acervos documentais estão sendo desenvolvidos através de pesquisas nos acervos do CEDOC e Biblioteca Histórica da FESPSP.

- Planejamento, organização e operacionalização do I Seminário de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP, evento promovido pelo Curso de Biblioteconomia e pela Gerência de Informação, envolvendo docentes e alunos. O I SBCI foi realizado nos dias 27 e 28 de maio de 2010. Foram 10 horas de atividades, compreendendo seis etapas (abertura, homenagens, palestras, debate e encerramento), além de coquetel de confraternização.

O mote do evento foi o aniversário de 77 anos da FESPSP e os 70 anos do curso de Biblioteconomia. A proposta do evento foi relembrar e reverenciar o passado da Biblioteconomia brasileira, discutir assuntos da atualidade com palestras de profissionais renomados e refletir o futuro da profissão. O público-alvo foram profissionais da grande São Paulo, além da comunidade fespiana (professores e alunos - atuais e egressos).

O objetivo principal do evento foi fortalecer o posicionamento do curso de Biblioteconomia da FESPSP, deixando-o em evidência perante o mercado paulistano e nacional, além de fortalecer sua marca institucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário