Pular para o conteúdo principal

Depoimentos da visita a Biblioteca Nacional

"A visita técnica nos serviu verdadeiramente como um laboratório e num cenário incrível. Muitos se abrilhantaram por departamentos específicos. Conhecer a operacionalidade da BN com certeza ajudou à todos! Parabéns à iniciativa dos Professores envolvidos e a Coordenação da FESP."
Thaíssa Figlia (2º semestre noturno)

"Realmente foi uma ótima visita, maravilhosa experiência, deu para expandir ainda mais nossos horizontes. Agradeço à todos pelas maravilhosas lembranças que me deram de presente nessa viagem. Parabéns à todos os professores!"
Ludmylla Sá (2º semestre noturno)

“A visita à Biblioteca Nacional foi muito interessante, foi apresentado para o grupo algumas áreas em que os profissionais da Biblioteca Nacional trabalham, são bibliotecários que amam sua profissão eles nos passaram com muita convicção os seus serviços. A percepção que observei dos profissionais da BN foi a certeza das informações que foram passados para o grupo, a forma de como eles tratam os livros/documentos até a conservação e preservação, achei muito importante, pois os profissionais analisam até os detalhes, para qual setor vai ser arquivado cada obra. Muitos profissionais dos setores que visitamos souberam contar a história de como as obras chegaram no arquivo e de como devem ser tratados e arquivados, principalmente quando chegam os livros na Biblioteca Nacional, tem sua particularidade e especialidade. Fiquei impressionada quando entramos no depósito onde as obras são condicionadas, a estrutura da Biblioteca Nacional é muito grande, em cada área que visitamos o ambiente é um pouco diferente uma das outras a de Manuscrito é diferente da de Obras Raras, os setores de Restauração e Conservação são arejados a forma de como é restaurado, um trabalho muito bonito, o sistema que eles usam é bastante interessante, a parte onde são lavadas as obras da biblioteca é muito interessante também, a área de digitalização que fica na parte inferior da biblioteca é muito detalhista os serviços destes profissionais, onde cada um faz sua parte.
A importância do cofre onde são acondicionadas as obras digitalizadas após sua digitalização, sendo que todos os profissionais explicaram a importância dos mesmos.
As obras que foram mostradas na área de Manuscritos e Obras Raras, realmente são relíquias que deveriam ser apreciadas por todos.
De tudo, o que eu mais admirei e achei bonito foi a forma de como os profissionais da Biblioteca Nacional se referiam a biblioteca, eles não diziam simplismente biblioteca, mas sim a palavra “casa” isso foi muito gratificante porque é algo diferente eles falavam com satisfação e prazer, e isso realmente foi muito gratificante.”
Daniela Paliotta (2º semestre noturno)

"Realmente a Biblioteca Nacional é o lugar mais importante e magnífico do Brasil. As coisas funcionam, os profissionais trabalham com carinho e amor, sabem cuidar com prazer e satisfação de um acervo sobre nossa história.
Me apaixonei por cada minuto e cada canto que passamos da Biblioteca Nacional, os mais marcantes foram: Conservação e restauro; Manuscritos e Obras Raras. As três áreas são de grande prestígio para se trabalhar, uma vez que, gostaria muito de trabalhar em algumas dessas áreas e se possível naquele lugar lindo, aconchegante, enfim, indescritível. Cada processo feito em conservação e restauro é como se ressucitassem algo que é dado como perda total, os manuscritos são de arrepiar quando se vê obras minuciosas feitas inteiras à mão e obras raras o nome já diz tudo por si só.
As explicações foram bem esclarecidas.
Sem mais, parabenizo a Professora Andréia pela excursão ótima e perfeita que ela organizou, à todos que participaram, aos profissionais que foram super atenciosos e logicamente ao D. João VI."
Livia Vaz (2º semestre noturno)

Comentários

  1. Thaissa, Ludmylla e Daniela, o depoimento de vocês é muito importante, reforça que estamos no caminho certo. Agradeço por compartilharem conosco!

    ResponderExcluir
  2. "Estou no 8º semestre e tive a oportunidade de ir com a turma do 2º; (aliás!turma de total dedicação ao curso) fiquei encantada com cada setor vesitdo na Biblioteca;
    Deixo uma sugestão para que essa visita aconteca novamente no último ano do curso,assim,os alunos que cursaram as disciplinas técnicas fará uma análise comparativa ao conteúdo estudado.
    Parabéns a todos!!!!

    ResponderExcluir
  3. A visita à Biblioteca Nacional foi muito enriquecedora para todos nós.
    Foi realmente um dia de muita cultura, conhecimento, as informações das obras, acervos, Laboratório, Microfilmagem, Restauro, obras Raras, Depósito Legal, a preservação da memória; de como cada funcionário realiza o seu trabalho, a maneira que fomos recebidos e recepcionados, o tratamento, por eles; demonstrando amor, no que cada uma faz ali.
    Foi uma experiência única, de valor intelectual e cultural, que ficará comigo, na minha trajetória acadêmico, profissional, enfim para a vida.
    É uma iniciativa que temos que agradecer a FESP e a disposição da professora Andreia por esta oportunidade, que nós alunos desta Instituição temos.

    Maria Efigenia (2º semestre noturno)

    ResponderExcluir
  4. O que dizer de um lugar lindo, magnifico, mágico... é assim que vejo a biblioteca nacional. Tudo é perfeito, começando pela costrução imponente digna de toda rica informação que se encontra ali.
    A arquitetura é fantástica, uma mistura de vários estilos, fiquei encantada com cada setor, mas os que mais me chamaram atenção foi a seção de obras raras com seus magníficos livros em pergaminhos, manuscritos e decorados em ouro, como o livro de horas que data do século XV (lindíssimo por sinal), e o setor de restauração. É inacreditável como eles conseguem deixar um livro que está praticamente esfarelando em bom estado novamente.
    Outro setor que me fez ficar com lágrimas nos olhos foi o depósito onde ficam os livros. A quantidade de livros que tem lá é absurda, pena que não pudemos ficar ali por muito tempo.
    Enfim, vale a pena separar um dia da sua vida pra visitar esse lugar maravilhoso que conta um pouco da nossa história, sem contar que o Rio de Janeiro realmente é uma cidade maravilhosa.

    Graziela Magalhaes dos Santos (2º semestre noturno)

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o depoimento de todos os colegas.
    Todo bibliotecário antes de se formar deveria conhecer a BN e compreender a importância de sua existência.
    Eu que estava encantada com o curso , me sinto ainda mais estimulada a ser uma profissional competente e nunca perder o prazer de ser uma dissiminadora da informação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e