domingo, setembro 19, 2010

Mudanças na graduação da FaBCI a partir de 2011

Os ingressantes no curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação a partir do processo seletivo de 2011 terão novidades: o curso de graduação sofreu uma revisão, atendendo uma demanda que estava em análise desde 2007 – ele teve sua carga presencial otimizada e algumas disciplinas contarão com o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem para a complementação teórica e/ou prática.

Todas as disciplinas serão presenciais, mas os alunos terão à disposição o AVA para complementar as aulas e aprofundar conceitos e a parte prática. Essa otimização impactou na redução de semestres: dos atuais oito para seis. Além disso, foi possível incorporar novas disciplinas, como por exemplo: Introdução ao Conhecimento Científico e à Ética; Normalização Documentária; Libras (como optativa); Mediação da Informação, da Leitura e do Aprendizado; Bibliotecas Virtuais e Repositórios Institucionais; Tecnologias da Comunicação e Tópicos Avançados em Gestão da Informação e do Conhecimento. Também foram implantadas algumas inovações nas ementas das disciplinas atuais, que foram praticamente preservadas na totalidade, apesar de alguns ajustes de carga horária.

Essa revisão permitirá ao aluno o contato com as novas tecnologias a partir do 1º semestre, promovendo a inclusão digital e facilitando a aprendizagem. Essa experiência já foi iniciada com a turma de 2009, que hoje já mantém um ambiente no Moodle. O projeto contou com a participação dos docentes, em especial das professoras que fazem parte do Conselho Acadêmico da FaBCI: Telma de Carvalho, Cibele Marques, Elizabeth Mazini e Maria Ignês Carlos Magno.

Os alunos atuais não sofrerão nenhum impacto dessa nova grade curricular, terão seu curso assegurado até o final já que as alterações serão somente para os ingressantes 2011. O processo seletivo já está sendo divulgado no site da FESPSP e lá você poderá conhecer melhor a proposta:


A FaBCI/FESPSP será pioneira na introdução do ensino híbrido (presencial e a distância) na graduação em Biblioteconomia e 2011 será certamente uma etapa importante na evolução do nosso curso.

Valéria Valls

Coordenadora da FaBCI/FESPSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário