No dia 15/09/2010, o Professor Ivan Russeff falou sobre os Trabalhos Temáticos desenvolvidos nos últimos anos na FaBCI/FESPSP.
As respostas foram colhidas pela Roberta Amaral (6º semestre matutino).
1- Em quais anos os Trabalhos Temáticos são desenvolvidos na graduação em Biblioteconomia? E durante estes anos quais as temáticas ou obras foram utilizadas?
A ideia é que todos os anos de todos os cursos utilizem os trabalhos temáticos, mas ainda estamos em fase de adaptação. Atualmente, na Biblioteconomia apenas os primeiros anos participam deste projeto que analisa uma obra literária brasileira por semestre. Vale salientar que três pontos constituem o foco principal do projeto. São eles leitura, discussão e trabalho. Esse é também o método de avaliação onde os alunos são instigados a discutir em sala as leituras realizadas e confeccionar um artigo sobre suas percepções. Acredito que apesar do mote literário o projeto é totalmente interdisciplinar porque abrange a compreensão humanística dos alunos, envolvendo não só o exercício da reflexão como também a melhora na postura e na escrita dos mesmos, o que interfere diretamente na qualidade dos TCC’s a serem produzidos por tais turmas. A ideia dos trabalhos temáticos veio do curso de Sociologia e atualmente os dois cursos estão trabalhando com o mesmo livro. Iniciados no ano de 2009 na FaBCI já foram trabalhados os seguintes livros: “Olhai os lírios do campo”, “A hora da estrela”, “Fogo morto” e agora o objeto de estudo é “Os ratos”.
2- Como é realizado o processo de escolha das obras ou temáticas dos trabalhos? Outros professores do semestre participam deste processo?
Uma reunião geral é marcada e espera-se a presença do maior número de docentes que podem sugerir e votar em obras indicadas por outros colegas. De tais reuniões saem os livros que serão lidos durante o próximo semestre letivo. Percebeu-se também que os alunos que já passaram por tal metodologia de trabalho no primeiro semestre podem oferecer sugestões para o segundo, pois geralmente já apresentam maturidade e conhecimento de causa.
3- Com o passar dos anos, é perceptível a melhoria no desenvolvimento dos trabalhos temáticos realizados por uma mesma turma? Já que este trabalho é realizado no primeiro e segundo semestres do curso.
Sim. Os pontos onde são percebidas tais melhoras são na organização e exposição das ideias, maior clareza para a escolha dos temas dos demais trabalhos e também melhora na argumentação dos alunos que passaram pelo projeto.
4- Após a conclusão destes trabalhos os alunos que hoje estão cursando outros semestres já o procuraram apresentando idéias ou até mesmo projetos que possam ser desenvolvidos no PIBIC da FESPSP ou para serem apresentados em eventos acadêmicos?
Por enquanto não, mas ficou a ideia de conversar com os alunos de maneira mais específica a fim de focar tais trabalhos diretamente em tais eventos como a Iniciação Científica da FESPSP.
As respostas foram colhidas pela Roberta Amaral (6º semestre matutino).
1- Em quais anos os Trabalhos Temáticos são desenvolvidos na graduação em Biblioteconomia? E durante estes anos quais as temáticas ou obras foram utilizadas?
A ideia é que todos os anos de todos os cursos utilizem os trabalhos temáticos, mas ainda estamos em fase de adaptação. Atualmente, na Biblioteconomia apenas os primeiros anos participam deste projeto que analisa uma obra literária brasileira por semestre. Vale salientar que três pontos constituem o foco principal do projeto. São eles leitura, discussão e trabalho. Esse é também o método de avaliação onde os alunos são instigados a discutir em sala as leituras realizadas e confeccionar um artigo sobre suas percepções. Acredito que apesar do mote literário o projeto é totalmente interdisciplinar porque abrange a compreensão humanística dos alunos, envolvendo não só o exercício da reflexão como também a melhora na postura e na escrita dos mesmos, o que interfere diretamente na qualidade dos TCC’s a serem produzidos por tais turmas. A ideia dos trabalhos temáticos veio do curso de Sociologia e atualmente os dois cursos estão trabalhando com o mesmo livro. Iniciados no ano de 2009 na FaBCI já foram trabalhados os seguintes livros: “Olhai os lírios do campo”, “A hora da estrela”, “Fogo morto” e agora o objeto de estudo é “Os ratos”.
2- Como é realizado o processo de escolha das obras ou temáticas dos trabalhos? Outros professores do semestre participam deste processo?
Uma reunião geral é marcada e espera-se a presença do maior número de docentes que podem sugerir e votar em obras indicadas por outros colegas. De tais reuniões saem os livros que serão lidos durante o próximo semestre letivo. Percebeu-se também que os alunos que já passaram por tal metodologia de trabalho no primeiro semestre podem oferecer sugestões para o segundo, pois geralmente já apresentam maturidade e conhecimento de causa.
3- Com o passar dos anos, é perceptível a melhoria no desenvolvimento dos trabalhos temáticos realizados por uma mesma turma? Já que este trabalho é realizado no primeiro e segundo semestres do curso.
Sim. Os pontos onde são percebidas tais melhoras são na organização e exposição das ideias, maior clareza para a escolha dos temas dos demais trabalhos e também melhora na argumentação dos alunos que passaram pelo projeto.
4- Após a conclusão destes trabalhos os alunos que hoje estão cursando outros semestres já o procuraram apresentando idéias ou até mesmo projetos que possam ser desenvolvidos no PIBIC da FESPSP ou para serem apresentados em eventos acadêmicos?
Por enquanto não, mas ficou a ideia de conversar com os alunos de maneira mais específica a fim de focar tais trabalhos diretamente em tais eventos como a Iniciação Científica da FESPSP.
Para mim foi muito importante o trabalho temático.Me fez conhecer sobre um assunto que desconhecia.Eu e minha amiga,Thalita nos envolvemos muito para escrever sobre o Cangaço e adoramos relacionar toda aquela informação aos persongens do livro Fogo Morto.
ResponderExcluirEla como historiadora se aprofundou realmente no tema.
Foi muito prazeroso ,apesar de cansativo.
Valeu Obrigado pela escolha professor.
Isso só agrega valor a quem quer "matar" o tempo.
ResponderExcluirÉ algo desnecessário. Tenho coisas mais importantes a fazer e não tenho tempo pra tal futilidade.
Projetos de pesquisas na área do curso rendem muito mais que pesquisas literárias.