Pular para o conteúdo principal

Palestra sobre preservação e conservação de acervos - Biblioteca Estadual da Baviera

Por Marina Santos (8º semestre noturno)

Palestra: Arquivamento do passado para o futuro: modernos métodos de preservação de acervo de biblioteca. O Centro de Digitalização da Biblioteca Estadual da Baviera

Palestrante: Margareth Wittke, historiadora especialista em história da antiguidade, arquivista e responsável pelo workflow de todo o processo de digitalização da Biblioteca Estadual da Baviera.

Dados gerais: A Biblioteca Estadual da Baviera possui 43 milhões de livros, na Alemanha é a 4º maior biblioteca de coleções de manuscritos. O centro de Digitalização possuía em 2002 cerca de cem mil livros on-line, em 2010 chega a 332.085, deste total, 42.703 foram digitalizados pela Biblioteca e 289.382 foram digitalizados pelo Google.

Principais pontos da palestra

Focos de digitalização: Parcerias com instituto de pesquisa; atualmente a digitalização esta em 1º plano.

Passos para digitalização: Retirada do depósito, escolha do titulo, bloqueio no catálogo, verificar a possibilidade de scanear levando em conta a preservação, ficha impressa com número de identificação e por fim envio para o setor de digitalização. A digitalização é feita em diferentes materiais, não só em livros.

Equipamentos: Qualidade, parâmetros para impressos modernos e antigos, diferentes tipos conforme cada tipo de material.

Fator de risco: Acontece principalmente em obras raras, sendo necessárias medidas para não danificar o livro. Por exemplo: scanner de luz fria e evitar mesa de vidro.

IBR - Instituto de Restauro de livros: o pessoal é treinado e avalia o material a ser digitalizado, autorizando ou não a digitalização.

ZEN - Possui a função de codificar na obra o registro, números, índice e um armazenamento permanente.

Ferramentas para digitalizar: Desenvolvimento da base OPEN-Source acessível para toda biblioteca, OAI data provedor, TOC editor xml, Editora on-line.

Cooperação da Biblioteca com o Google: Há um contrato para cerca de 750 mil livros em domínio público da Biblioteca Estadual da Baviera. Antes de se iniciar o processo, é feita uma avaliação dos equipamentos utilizados pelo Google, apenas os manuscritos não são digitalizados pelo Google. Existe uma logística acelerada, cerca de mil livros indo e voltando num período de 2 horas. O armazenamento é feito de forma automática sendo transferidos a noite por um setor terceirizado. Os armazenamentos permanentes usam os backups com robôs magnéticos. A qualidade do trabalho era sofrível e aos poucos esses processos vão sendo melhorados.

Custos: Necessitam de muitos recursos humanos o Google pode ser sem custo mais existem os paralelos da parte da tecnologia e do armazenamento.

Benefícios: É evidente que o Google possui mais condições para digitalizar uma quantidade maior de livros em sete anos, enquanto a biblioteca da Baviera demoraria vinte. Outro beneficio é a revisão de acervo, realizado pela biblioteca, reparando alguns erros. O processo de digitalização é uma forma de preservar um documento raro que poderá ser manuseado sem riscos.

Microfilme: A qualidade pode ser comprometida, mas facilita o acesso ao usuário.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e