terça-feira, novembro 02, 2010

A FaBCI conhecendo a FESPSP: FESPSPreto

No dia 20/11/2009, alunos da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo organizaram o evento "Valores Afro na Formação Política e Cultural do Brasil” em comemoração ao dia da Consciência Negra. Este evento contou com palestras, feijoada, roda de samba e muita discussão em torno da condição atual do negro no Brasil. Na época este coletivo de alunos era denominado "FESPSPreto".

No dia 13/05/2010, data em que se comemora a Abolição da escravatura no Brasil, este mesmo grupo de alunos com o apoio e participação de alguns docentes fundam a Associação FESPSPRETO.

Nesta data a fundação ocorreu na Livraria do Adão e contou com a adesão de 76 sócios fundadores, dentre eles os idealizadores e membros da comissão organizadora: Otávio Silva Pereira, Adão, Thais Pereira, André, Ariane, Tadeu Augusto Matheus (T-Kaçula), Claúdio Aparecido Bispo de Souza (Claudião), Carolina Medeiros, Carioca, Zacarias, Tales, Paulo César Nascimento (PC). O Claúdio e o Paulo César são alunos da FaBCI.

Segundo texto do Blog da FESPSPRETO:
Associação Fespspreto é uma entidade, na forma prevista pelo Código Civil Brasileiro, sem fins lucrativos, que reúne, sob a forma de associação, os membros da sociedade civil brasileira interessados em discutir, estudar e divulgar temas da identidade racial negra, bem como promover manifestações culturais, estudos e pesquisas relacionadas a esses temas.

Mais informações podem ser obtidas no Blog da FESPSPreto

ou pelos emails:
fespspreto@gmail.com
comunicacao.fespspreto@gmail.com
secretaria.fespspreto@gmail.com

Abaixo seguem dois vídeos com os depoimentos do Tadeu e do Otávio sobre a Semana da Consciência Negra de 2009, evento organizado pela FESPSPreto:



2 comentários:

  1. Gostei muito da máteria,como iniciei a faculdade esse ano ,não sabia que tinha ocorrido tão evento.
    Acho importante a iniciativa,e que a FESPPRETO possa seguir sempre forte e perseverante.

    ResponderExcluir