terça-feira, novembro 02, 2010

O bibliotecário na Europa: formação e mercado de trabalho - Impressões

No dia 29/10/2010, foi comemorado o Dia Nacional do Livro e a FESPSP realizou algumas atividades e promoções para comemorar esta data.

Neste dia foi realizada a palestra "O bibliotecário na Europa: formação e mercado de trabalho" pelo Prof. Dr. José Antonio Moreiro González do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Carlos III de Madri, Espanha.

Nos dois períodos em que a palestra foi realizada, 9:00hs e 20:00hs, a sala 33 ficou lotada. Alunos, docentes e ex-alunos vieram prestigiar o evento. O palestrante apresentou um panorama da estrutura do curso de Biblioteconomia na Espanha, com ênfase na Universidade Carlos III, as possibilidades que o aluno possui para direcionar sua formação acadêmica.

Sobre estas possibilidades foi ressaltado os novos papéis que o docente e o discente devem exercer, não mais de mestre transmissor e aprendiz passivo, mas sim de parceria. O professor facilitador e o aluno autodidata, independente.

Também foi ressaltado o atual momento econômico da Espanha e as dificuldades no mercado de trabalho para os profissionais recém-formados, as exigências das empresas e a preocupação da academia com estes problemas.

Os slides abaixo foram utilizados na palestra do dia 29/10/2010 na FESPSP:


Estes slides são de outra palestra que o Profº Moreiro realizou na ECA-USP:


Algumas fotos foram divulgadas pela Marli Vasconcellos (8º semestre matutino) no Facebook, tomei a liberdade de copiar algumas e divulgar neste post. As três últimas são da platéia do período noturno.






3 comentários:

  1. Agradeço os alunos e professores pelo interesse, o Prof. Moreiro gostou muito da nossa escola!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da palestra.O professor além de simpático ,foi muito competente para expor as condições do mercado de trabalho na Europa.

    ResponderExcluir