segunda-feira, novembro 15, 2010

Por que me interessei pelo curso de biblioteconomia?

Por Cristiane Laudemar Rodrigues Assis


Cristiane (no meio) e suas filhas

Meu nome é Cristiane Laudemar Rodrigues Assis,sempre gostei de estudar e fui boa aluna, nunca repeti de ano. Tenho 37 anos. Era uma das poucas meninas que gostavam de ler da minha turma. Terminei o segundo grau e fui trabalhar em um escritório com 18 anos.Trabalhei nesse escritório na vila olímpia por 3 anos. Casei-me aos 23 e fui mãe aos 24, tenho 2 filhas. Parei de estudar, acabei me acomodando. Fiquei 12 anos casada. Há dois estou separada. Devido a dificuldades financeiras voltei a trabalhar a mais ou menos 5 anos como diarista, na Vila Madalena. Trabalho nesta casa 3 vezes por semana e em outras 2 para completar.

Gosto do que faço e me acho uma boa profissional da área. Mas sempre pensei em ir mas longe, pois tenho 2 filhas e familiares que dependem de mim, sendo assim resolvi fazer um cursinho e tentar entrar em alguma faculdade pública no ano passado. Estudava aos sabádos das 9 as 16 horas na EDUCAFRO um cursinho pré-vestibular comunitário gratuito próximo á minha casa. A noite em alguns sabádos fazia reforço de redação e matemática em uma igreja evangélica que ministrava o curso, foi otímo.Consegui tirar 7 na redação do ENEM o ano passado!

Meu patrão e minha patroa , a quem sou eternamente gradecida, sabendo disso e conhecendo a FESP, me propuseram tentar o curso de Biblioteconomia que ele considera uma profissão de futuro e parecida comigo, me deu o site da FESP eu entrei olhei o currículo e me apaixonei, chegando a ler Olhai os Liríos do Campo só para entender o trabalho temático!

A príncipio ele disse que se eu passasse ele me ajudaria a pagar a faculdade,foi o dia mais feliz da minha vida. Hoje ele paga minha faculdade integralmente sem descontar nem um tostão. Sou abençoada. Me lembro e choro! Sou a primeira pessoa da minha família a cursar uma faculdade... Tem horas que penso que é um sonho! Mudar a realidade de muitas pessoas é minha meta.

Por isso tento sempre ser uma aluna dedicada, fazendo o melhor que posso. Sou apaixonada por leitura; adoro pesquisa. E pretendo melhorar ainda mais. Minha família me dá todo suporte cuidando das minhas filhas para mim; elas tem orgulho da mãe. Quanto as minhas expectativas em relação a área ? São as melhores sempre que tem alguma palestra sobre Ciência da Informação procuro ir e me inteirar de onde posso trabalhar futuramente. Amo a Biblioteconomia! Tenho certeza que irá crescer muito.

Estamos agora com o projeto de implementação da biblioteca dentro da FESPpreto, para mim que ainda não estou estagiando será uma experiência maravilhosa.

Queria agradecer todos os que me dão força, minhas amigas inseparáveis Ludymilla, Luciana, Rafaella, Thaissa... que estão comigo nos momentos fáceis e díficeis... Marcelo, uma das pessoas mais conscientes que conheço e toda minha classe, que tem o maior respeito por mim, jamais me discriminaram e os amigos que estou conhecendo nesta faculdade, da qual me orgulho muito em fazer parte!

7 comentários:

  1. Nossa Cristiane, seu depoimento me emocionou! Não só por sua trajetória, mas também porque conheço outra Cristiane com uma trajetória muito parecida com a sua. Não cabe aqui contar, pois é uma longa história, mas hoje ela é bibliotecária de uma grande empresa e é filha de uma diarista que tive por muitos anos. Conheci a Cis quando ainda era uma menininha e a reencontrei na sala de aula quando tive a honra de ser sua professora. Um dia te conto o resto...Vamos nos conhecer e conte comigo! Profa. FABCi Renate (só pra você poder me achar)

    ResponderExcluir
  2. Cristiane, parabéns pelo esforço que você empreendeu para chegar até aqui e pela visão de futuro que você teve. Mostrou-se uma mulher que sabe o que quer e por isso chega onde quer.
    bjs
    Márcia(aluna na FaBCI do 8ºsem - matutino)

    ResponderExcluir
  3. Cris, nem tenho palavras... É um prazer conviver diariamente com vc e acompanhar de perto toda a sua luta e tudo de maravilhoso que vem de vc! Você é uma ótima parceira de trabalhos e colega insuperável. Fala sobre tudo e sempre está por dentro de todos os assuntos, chegamos a desconfiar que não é diarista não, fica lendo todos os livros, revistas e jornais o dia todo...rsrsrs.
    Te amo, amiga querida!
    Parabéns.
    Luciana - 2o. semestre noturno

    ResponderExcluir
  4. Cris, você como sempre me emociona. Eu não tenho palavras para agradecer por você ter cruzado o meu caminho, e só te peço para jamais sair dele. Me orgulho todo tempo de ter ao meu lado uma pessoa tão determinada, estudiosa, forte esforçada, corajosa e linda como você é. Obrigada por tudo, você é merecedora de toda a felicidade do mundo. Deus te abençoe sempre. Mil Beijos Ludmylla.

    ResponderExcluir
  5. Cris, parabéns pelo depoimento e pela história de vida. Você certamente será uma excelente bibliotecária, quero muito ter a honra de te entregar o canudo, conte comigo sempre! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, á todos pelas lindas palavras!
    Me sinto honrada, por ouvir coisas maravilhosas de pessoas inteligentes como vocês.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Cris, por ser uma mulher guerreira, um mãe carinho e por se AMIGA acima de tdos.
    Obrigada pelo seus conselhos e por colocar ordem no nosso barraco. rs. Você merece todo reconhecimento pelos seus trabalhos e pela pessoa que vc é!

    Espero estar contigo até 2013 e poder comemorar mais um vitória em nossas vidas!

    ResponderExcluir