domingo, novembro 21, 2010

Tutoria Voluntária na FESPSP - Impressões

    
Por Maria Rosa Crespo

A ideia era tentar dar um apoio para os alunos que, por qualquer motivo, pudessem se sentir desconfortáveis na FESP. Questões relacionadas com o relacionamento com outros alunos, com a Faculdade, com algum professor, dificuldade de acompanhar determinada disciplina, etc. Os programas de tutoria de alunos mais velhos, ou ex-alunos, são mais conhecidos fora do Brasil. Eu mesma, não tinha conhecimento de alguma Faculdade brasileira com essa iniciativa.

Enfim, algumas alunas se apresentaram com interesse no programa. Eu entrevistei três, porque era esse meu limite. Iniciamos com um encontro semanal de 1 hora, na Faculdade mesmo. A três relataram questões relacionadas ao acompanhamento de uma disciplina. Durante os encontros, nós revisamos a matéria dada em sala de aula e refizemos os exercícios. Muitas vezes, ao fazer junto, fica mais fácil compreender. Essa dinâmica parece ter ajudado bastante, já que elas se sentiram bem mais confiantes e tiraram notas melhores.

Eu tive que deixar o programa devido a minha contratação como professora assistente. Mas acredito que a iniciativa pode ser muito bem sucedida. Aqueles alunos que por ventura desejam seguir a carreira acadêmica após a graduação, têm nesse programa um oportunidade muito importante de exercitar sua capacidade pedagógica e de encaminhamento de problemas.

Além disso, é um gesto de colaboração e amizade que só faz bem para todos os envolvidos.

Um comentário:

  1. Espero que esse depoimento da Maria Rosa motive outros tutores. Vamos emplacar esse programa em 2011 na FaBCI?

    ResponderExcluir