segunda-feira, novembro 15, 2010

Visita a Biblioteca Parque Espanha - Impressões

Por Léscia Jatobá

No dia 21 de setembro de 2010, fui para a Colômbia a fim de participar de um congresso de jovens universitários da ONG (Movimento Estudantil e Profissional de Terapia Integral – MET-SP) internacional da qual paço parte. Este congresso aconteceu de 24 a 26 de setembro; fim de congresso – que se realizou um pouco afastado da cidade de Cali –, fomos conhecer a cidade de Medellín e passar os últimos dias da viagem explorando a cidade.

Nossa primeira visita – e a melhor de todas – foi no Parque Biblioteca España! Que biblioteca linda! A mesma fica localizada no alto de um morro no meio de uma enorme favela – mas não era uma favela como as que temos aqui no Brasil; é uma favela limpa, organizada, que mais parece um bairro de periferia. Para chegar lá, precisamos tomar o Metrô e logo depois fazer baldeação com o Metrocable (Medellín é a única cidade da Colômbia que possui metrô e, também tem algo em comum com nossos metrôs – são as bibliotecas no metrô!). É muito alto o caminho até lá, mas a vista é linda! Ao lado da biblioteca, funciona uma escola e, quando chegamos lá, a biblioteca estava cheia de visitantes e alunos uniformizados. Confesso que nunca vi algo igual nem nas melhores bibliotecas que temos aqui.

Na entrada, uma funcionária revista nossas bolsas por questão de segurança, mas podemos entrar com as mesmas. Há um hall com sofás para aquele que quer apenas sentar, fazer nada ou ler um livro, uma revista, etc. O andar térreo, é dedicado aos pequeninos, chama-se Ludoteca. Cada andar era dedicado inteiramente a determinada faixa etária; primeiro andar, para infanto-juvenil; outro para jovens; outro para adultos. As bibliotecas em si pareciam muito iguais, mas havia o diferencial de ninguém estar perdido para fazer pesquisas ou para encontrar a literatura ideal para seu lazer (disseram-nos que as pessoas ali liam muito nos momentos de lazer). Os banheiros são muito limpos e bem conservados, sem vandalismo, etc. Existe um enorme auditório, que fica no prédio ao lado da biblioteca, onde acontecem os eventos culturais.

Fiquei apaixonada pelo Parque Biblioteca España, por sua organização, limpeza, educação por parte de funcionários e seu público e, principalmente, pelo fato ver o local onde essa biblioteca está localizada – no meio de uma favela no alto de um morro –, e perceber que é possível sim manter uma instituição como essa – ou como o Metrocable – sem sofrer vandalismo por parte de seus moradores, ao contrário, desfrutam e muito de todos esses benefícios. Medellín é considerada a cidade do povo gentil e, eu pude comprovar que isso é verdade!

Placa da Biblioteca

Escola vizinha a Biblioteca

Dentro da Biblioteca

Auditório (lado de fora)

Sala de leitura e pesquisa

Biblioteca infanto juvenil

Biblioteca dos adultos

Estação Biblio Metro

Entrada da Biblioteca

Dentro da Biblioteca

Estação Metrocable vista do alto

Ludoteca

Metrocable

Léscia, alunas colombianas e a amiga da Léscia (Da esquerda para a direita)

Subindo o morro no Metrocable

3 comentários:

  1. Obrigada! foi um excelente passeio... como é bom conhecer como funcionam as bibliotecas lá fora... é um momento em que você pensa "minha profissão também está aqui!! hahaha"
    beijos!

    ResponderExcluir