Pular para o conteúdo principal

Quem foi o Monitor em 2010?

  
Eu e minha filha Tatiana

Nesta minha última postagem gostaria de falar um pouco sobre minha trajetória inicial na Biblioteconomia e na FESPSP.


Diferente de muitos Bibliotecários, eu conheci a Biblioteconomia por acaso, mas por acaso mesmo! Não tenho parentes e nem amigos que atuam na área. Conheci a área através de um programa do Governo do Estado de São Paulo em 2000 que se chamava "Programa Profissão". Resumindo, este programa oferecia bolsas de estudo em cursos técnicos para alunos recém formados no Ensino Médio na época (hoje não existe mais), os candidatos deveriam optar por dois cursos e o critério de escolha eram as notas do Histórico Escolar! Na época, os cursos de informática estavam em alta e após a leitura da descrição do curso de Técnico em Biblioteconomia (como tinha trabalhado em um arquivo) acabei optando pelo curso como primeira opção. E também por causa das minhas notas, que não eram muito boas. Eu era melhor no Futebol do que na escola...

Pois bem, o curso foi em parceria com o SENAC-SP e realizado em uma escola pública estadual da zona norte (Barão Homem de Mello, Santana Z/N). Lá tive aulas com a Profa. Marcely Bento Rangel e gostei muito de todo o curso. Para vocês terem uma idéia, eu pulava o muro da escola para entrar nas aulas quando chegava atrasado. Um progresso para quem outrora pulava para fugir da escola, não acham?!

Após o curso demorei uns cinco anos para ingressar na FESPSP. Participei de um cursinho pré-vestibular comunitário chamado Educafro, e trabalhei em uma biblioteca de lazer antes de ingressar na graduação.

Sou muito grato a um ex-aluno da FESPSP chamado Ricardo Ignácio Mello e a Profa. Marcely Bento Rangel, o primeiro me ajudou quando consegui meu primeiro emprego na área e a Professora Marcely me incentivou a entrar na graduação.

Em 2007, ingressei na FESPSP e aprendi muito com minhas responsabiblidades como aluno, representante de sala, representante dos alunos na greve de 2008, e aprendo muito com meus amigos e irmãos de Biblio. Nesta família ou Bibliofamília posso mencionar com orgulho que sou irmão/amigo do Luciano, Leandro, Iara, Natália, Claudião, Paulo César PC, Maurício, Ewerton Vitão, Diego, Silvania, Maísa, Osni o pensador, Aruana, Andréia, Letícia. Além de todos os colegas de 8o. semestre, tanto do noturno quanto do matutino.
Enfim, isso é um pouco do que sou e procurerei continuar sendo no decorrer da minha vida. Espero em um futuro próximo seguir na área acadêmica e poder continuar aprendendo e passando um pouco do que sei na Biblioteconomia.

Meus contatos:
wellsosa@gmail.com
http://twitter.com/wellferreira

Comentários

  1. Vc Well, nesse pouco tempo de convivio se mostrou uma pessoa de fibra e de muita perseverança, um estimulo e um modelo a ser seguido! Obrigada pelo carinho de sempre e espero que sua trajetória seja tão brilhante como é como ser humano! Parabéns, sucesso e muitas conquistas! bjos
    Andreia Tonello

    ResponderExcluir
  2. Querido Well,
    Convivemos pouco tempo juntos, mas foi o suficiente para ver que você é um cara dedicado,competente e que gosta do que faz!Foi um prazer conhecê-lo e espero poder encontrá-lo muitas vezes pelas estradas de nossa linda profissão!
    Beijo e felicidades!!!
    Sua filhota é lindinha....

    ResponderExcluir
  3. Well parabéns pela história de vida e exemplo de competência comomonitor científico, espero que sua ascendência na biblioteconomia continuem a favor do vento e que conquiste tudo que almeja!!
    valeu pela força!!
    Denis Maimoni

    ResponderExcluir
  4. Sou suspeita, Well, pois você acreditou no projeto de monitoria e se atirou de cabeça na consolidação da área. A Tatiana foi nossa mascote, e trocamos muitas informações, tanto acadêmicas quanto de amamentação, não é mesmo? Parabéns pela família, parabéns pela (quase) finalização do curso e conte comigo sempre, você sabe disso. Agora falta muito pouco para virar a página da sua história na FESP, a 1a página eu espero!

    ResponderExcluir
  5. Well, você é o cara!
    Sou sua fã! Parabéns e sucesso!!!

    beijo

    * e essa foto com a bebê tá mto legal!

    ResponderExcluir
  6. Well. parabéns pela competência e muito sucesso para vc!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e