sábado, abril 23, 2011

Biblioteca nos quadrinhos

Com eficácia comprovada cientificamente, a chamada Arte Sequencial, explorada nas Histórias em Quadrinhos (HQs), utiliza-se de uma metodologia de comunicação, com informações em linguagem escrita e imagética, capaz de atingir simultaneamente nossos dois hemisférios cerebrais. Um dos expoentes de nossa área, o bibliotecário Waldomiro Vergueiro, confere a importância das HQs para o desenvolvimento da Ciência e Educação através dos seus mais de vinte anos de pesquisas sobre o assunto.


Acreditando no poder dessa mídia, a Monitoria Científica FaBCI-FESP convida você a se divertir com as tiras cômicas da seção “Biblioteca nos Quadrinhos” e aprender um pouco mais sobre essa divertida área do conhecimento. Confira o acervo na barra lateral do blog!

Waldomiro Vergueiro comanda o Núcleo de Pesquisa de Histórias em Quadrinhos (NPHQ) da Universidade de São Paulo (USP) e em matéria publicada na página do NPHQ (http://www.eca.usp.br/gibiusp/noticias_entrevistas_waldomiro.asp) contou que ao buscar alguma área para sua pós-graduação encontrou na Escola de Comunicação e Artes (ECA) a possibilidade de aprofundar os seus conhecimentos em HQs.


Estudando inicialmente a influência dos quadrinhos no sistema de comunicação de massa no Brasil Vergueiro tornou-se, além da Biblioteconomia, expoente também na área das HQs. E é sob essa “boa influência” que convidamos todos a participar desta nova seção do blog da Monitoria Científica FaBCI-FESP, lendo, comentando e enviando novas tiras para compartilharmos com os demais.


Acesse o monitoriafabci.blogspot.com e divirta-se!

2 comentários:

  1. Adorei! Apesar de estarmos representados, mesmo que de maneira bem humorada, através do estereótipo da profissão.

    ResponderExcluir
  2. A McPherson College lançou um informativo sobre a biblioteca para os alunos da universidade em forma de HQ: http://bsf.org.br/2011/04/13/guia-da-biblioteca-quadrinhos-graphic-novel-zumbis/

    Bem simpatico.

    ResponderExcluir