sábado, abril 23, 2011

Iniciação Científica FESPSP 2011

A FESPSP tem disponibilizado nos últimos dois anos bolsas para o desenvolvimento de pesquisas de Iniciação Científica. Em conversa recente com a professora Carla Diéguez, responsável pelo Núcleo de Pesquisas em Ciências Sociais, entendemos melhor como funciona o processo seletivo.
Veja os depoimentos dos alunos que participaram dessa empreitada nos últimos e seja você também um pesquisador PIBIC!

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) foi instituído na FESPSP no ano de 2008, sob a coordenação da professora Carla Diéguez e atualmente mantém bolsas de amparo à pesquisa concedidas pela própria fundação ou pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), podendo o aluno optar pelas modalidades disponíveis.


O período de inscrições para o ano de 2011 ocorrerá entre os dias 15/04 e 01/06, tendo o aluno que estar dentro das especificações previstas em edital e entregar no Núcleo de Pesquisas a documentação solicitada e o projeto de pesquisa dentro dos padrões exigidos.


A aluna do 7º semestre noturno, Lilian Moraes que está em processo de finalização de sua pesquisa, nos contou como está sendo essa experiência: 


Participar da Iniciação Científica é uma oportunidade muito boa para explorar temas da Biblioteconomia. Desenvolve o senso crítico do aluno e contribui  para o entendimento do assunto, preparando-o para novas pesquisas. É o que vem acontecendo comigo. Comecei uma pesquisa sobre estudo de usuário escolar, na disciplina de Estoques Informacionais, da Prof. Mercês. Foi um trabalho curto para disciplina, mas os resultados foram tão interessantes que quis continuar e propus o tema para a banca de Iniciação Científica da FESPSP. Minha bolsa termina em agosto, mas a pesquisa não porque conhecer a relação do usuário infanto-juvenil brasileiro com a biblioteca é importante para traçarmos caminhos novos para velhos problemas.


Para saber mais sobre as modalidades de bolsa, os requisitos do aluno e do orientador, formatação do projeto, divulgação de resultados, período de vigência das bolsas e como se inscrever, acesse a página PIBIC no site da FESPSP em: http://www.fespsp.org.br/downloads/Edital_PIBIC_2011.pdf


Informações concedidas por Carla Diéguez, Professora dos cursos de
 Biblioteconomia e Ciência da Informação e Sociologia da FESPSP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário