domingo, maio 08, 2011

Formandos da FaBCI assistem palestra sobre captação de recursos

Na última semana os alunos do 7º semestre, matutino e noturno, assistiram a uma palestra sobre captação de recursos com o professor Marcelo Rachid. Confira!


Formado em Gestão de Negócios e da Informação e pós-graduado em Gestão Empresarial, Marcelo Rachid de Paula é professor do curso de Extensão Capacitação técnica do mediador cultural: como desenvolver ações e captar recursos da FESPSP e também é proprietário da empresa Alavanca Social e Diretor Comercial da R2 Creative, especializada na criação e desenvolvimento de apresentações para a área de Comunicação Visual.

A convite da professora Tânia Callegaro, o palestrante apresentou aos alunos da FaBCI o tema “Como fazer a captação de recursos no 3º setor?” como atividade complementar da disciplina Ação Cultural e sobre sua apresentação nos contou:
Realizo algumas palestras em alguns meios acadêmicos, porém, na FESP, esta prática tornou-se muito prazerosa devido ao carinho especial das pessoas que me acolheram internamente e me permitem compartilhar os conhecimentos e experiência profissional e de vida com todos os alunos, além de também poder aprender um pouco mais a cada evento realizado. Parabenizo a FESP e às pessoas interessadas em promover eventos desta natureza, pois possibilitam a propagação de uma diversidade de informações, proporcionando o crescimento moral e intelectual de todos os envolvidos.
Ainda sobre a palestra os alunos Carolina Martins Tenório (período matutino) e Robinson Mietto (período noturno) também nos enviaram sua opinião:
O palestrante abordou como é atuação desse profissional, quais cursos  são necessários para  seguir na área do 3º setor e é claro como o profissional bibliotecário pode se integrar com  essa realidade através de iniciativas culturais. Tema muito interessante à nós que estamos nos formando. (Carolina Martins Tenório)

Segundo o empresário, o mercado de trabalho no 3º setor vem melhorando dia por dia, pois há muito campo e poucos profissionais, e Rachid, além de apaixonado pelo que faz nos foi enfático: para quem não gosta de rotina este pode ser um caminho, "pois não há um dia como o outro", afirma. O 3º setor hoje é responsável por 6% do PIB. Parece pouco, mas se compararmos com 2007 (1,4%) vemos que a curva da participação tem subido de forma vertiginosa. Os alunos, ao fim da palestra, saíram entusiasmados com as informações, as possibilidades mas principalmente o desprendimento e extrema simpatia do empresário. (Robinson Mietto)


Para saber mais sobre Marcelo Rachid acesse http://alavancasocial.wordpress.com e veja também as fotos da palestra na seção “Biblioteca na câmera”!


Notícia enviada por Tânia Callegaro, Professora do curso de
 Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário