Pular para o conteúdo principal

Aluna do 7º semestre promove sarau na FESPSP

A aluna do 7º semestre noturno Janaina Ramos promoveu um sarau literário como finalização do projeto de seu blog Prazeres da Leitura para a disciplina Ação Cultural ministrada pela professora Tânia Callegaro. Veja como foi!

No último dia 31 de maio o Sarau Prazeres da Leitura agitou a Biblioteca da FESPSP durante o período noturno. Estudantes da faculdade e convidados especiais compuseram no mezanino uma roda literária com um recital de poemas que surpreendeu aos presentes.
A idealizadora do projeto Janaina Ramos, divulgou em seu blog um post especial sobre o evento, contendo os nomes de todos os colaboradores do recital e também suas impressões sobre o momento.
Em poucas ou muitas palavras posso dizer que o sarau foi muito prazeroso com a diversidade de leituras lidas. Todos adoraram. Foi uma experiência única. Agradeço primeiramente à professora Tânia por ter disponibilizado a sua aula para a prática desse sarau, ao Marco Antônio mais conhecido como Pezão pela sua espetacular apresentação. A todos que leram seus textos e a todos que assistiram esse sarau. Estou muito contente com a participação de todos.
Co-organizadora do evento, a professora Tânia Callegaro também nos enviou sua opinião:
O trabalho integrado entre duas ou mais disciplinas é uma das estratégias da educação para desenvolver a construção do conhecimento em sua complexidade, dinamismo e múltiplas facetas. Desde o ano de 2010, Andrea e eu, com as disciplinas, respectivamente, Editoração Eletrônica e Ação Cultural, iniciamos o trabalho dos blogs com as turmas do 7º semestre. Durante, e, ao final do processo as/os alunas/os revelaram um potencial criativo e crítico que o cotidiano da sala de aula não nos permitia ver. A criação de um espaço virtual para informar e comunicar, isto é, interagir com o outro por meio da organização e divulgação de informações, deu sentido à relação que tanto buscamos entre teoria e prática, e/ou, razão e emoção, ou ser um bibliotecário político e inventivo. Neste ano de 2011, uma nova experiência aconteceu com as duas turmas dos 7ºs semestres. Não posso deixar de comentar a qualidade dos 25 blogs produzidos, cada um com um olhar peculiar. Produzir um evento para a divulgação do blog estava nas orientações da professora Andrea, por isso a Janaina elaborou um sarau para ser realizado com a sua turma cujo nome é o do seu blog, Prazeres da Leitura. E, mais uma vez, no processo criativo que é altamente intelectual e na integração entre o nós e o outro - aquele que está “fora de nosso espaço cultural”, “ fora do centro cultural”, “ fora do setor acadêmico” -  o elemento surpresa acontece.
 Iniciativas como essa aproximam os alunos dos diferentes cursos e turmas da FESPSP e também possibilitam a divulgação de nossos trabalhos a partir da interação com demais profissionais. Parabéns a todos os participantes!


Para saber mais sobre o blog Prazeres da Leitura, acessem: prazeres-da-leitura.blogspot.com


E confiram também as fotos do sarau no Biblioteca na Tela!



Notícia enviada por Tânia Callegaro, Professora do curso de
Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e