domingo, junho 12, 2011

Aluna do 7º semestre promove sarau na FESPSP

A aluna do 7º semestre noturno Janaina Ramos promoveu um sarau literário como finalização do projeto de seu blog Prazeres da Leitura para a disciplina Ação Cultural ministrada pela professora Tânia Callegaro. Veja como foi!

No último dia 31 de maio o Sarau Prazeres da Leitura agitou a Biblioteca da FESPSP durante o período noturno. Estudantes da faculdade e convidados especiais compuseram no mezanino uma roda literária com um recital de poemas que surpreendeu aos presentes.
A idealizadora do projeto Janaina Ramos, divulgou em seu blog um post especial sobre o evento, contendo os nomes de todos os colaboradores do recital e também suas impressões sobre o momento.
Em poucas ou muitas palavras posso dizer que o sarau foi muito prazeroso com a diversidade de leituras lidas. Todos adoraram. Foi uma experiência única. Agradeço primeiramente à professora Tânia por ter disponibilizado a sua aula para a prática desse sarau, ao Marco Antônio mais conhecido como Pezão pela sua espetacular apresentação. A todos que leram seus textos e a todos que assistiram esse sarau. Estou muito contente com a participação de todos.
Co-organizadora do evento, a professora Tânia Callegaro também nos enviou sua opinião:
O trabalho integrado entre duas ou mais disciplinas é uma das estratégias da educação para desenvolver a construção do conhecimento em sua complexidade, dinamismo e múltiplas facetas. Desde o ano de 2010, Andrea e eu, com as disciplinas, respectivamente, Editoração Eletrônica e Ação Cultural, iniciamos o trabalho dos blogs com as turmas do 7º semestre. Durante, e, ao final do processo as/os alunas/os revelaram um potencial criativo e crítico que o cotidiano da sala de aula não nos permitia ver. A criação de um espaço virtual para informar e comunicar, isto é, interagir com o outro por meio da organização e divulgação de informações, deu sentido à relação que tanto buscamos entre teoria e prática, e/ou, razão e emoção, ou ser um bibliotecário político e inventivo. Neste ano de 2011, uma nova experiência aconteceu com as duas turmas dos 7ºs semestres. Não posso deixar de comentar a qualidade dos 25 blogs produzidos, cada um com um olhar peculiar. Produzir um evento para a divulgação do blog estava nas orientações da professora Andrea, por isso a Janaina elaborou um sarau para ser realizado com a sua turma cujo nome é o do seu blog, Prazeres da Leitura. E, mais uma vez, no processo criativo que é altamente intelectual e na integração entre o nós e o outro - aquele que está “fora de nosso espaço cultural”, “ fora do centro cultural”, “ fora do setor acadêmico” -  o elemento surpresa acontece.
 Iniciativas como essa aproximam os alunos dos diferentes cursos e turmas da FESPSP e também possibilitam a divulgação de nossos trabalhos a partir da interação com demais profissionais. Parabéns a todos os participantes!


Para saber mais sobre o blog Prazeres da Leitura, acessem: prazeres-da-leitura.blogspot.com


E confiram também as fotos do sarau no Biblioteca na Tela!



Notícia enviada por Tânia Callegaro, Professora do curso de
Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário