sábado, junho 11, 2011

Cobertura da entrega do X Prêmio Biblioteconomia Paulista Laura Russo

No último dia 3 de junho ocorreu a entrega do X Prêmio Biblioteconomia Paulista Laura Russo no auditório do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) e a FESPSP foi uma das premiadas! Confira como foi o “Oscar da Biblioteconomia”, como disse um dos premiados da noite, o jornalista e escritor Ignácio de Loyola Brandão!

Da esquerda para a direita: Carolina Martins (aluna da FaBCI),
Evanda Verri Paulino (Presidente do CRB-8) e
 Roberta Gravina (Monitora Científica FaBCI-FESPSP)

Por ser a escola de Biblioteconomia que formou mais de setenta por cento de nossos profissionais no Estado de São Paulo, a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) recebeu um dos troféus da noite, representada por seu Diretor Geral o Senhor Waltercio Zanvettor.


Mas, a FESPSP ainda contou com diversas de suas personalidades no evento. Nossas professoras Evanda Verri Paulino e Maria das Mercês Apóstolo, professoras da grade curricular da FaBCI, respondem respectivamente pelos cargos de Presidente e Vice-Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª Região (CRB-8). A também professora Vânia Funaro, Conselheira do CRB-8, compôs a mesa da entrega dos troféus e a nossa coordenadora Valéria Valls estava presente representando a Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), a qual ela é representante regional por São Paulo.


Quem também prestigiou a premiação foram alguns de nossos alunos. Cristiane Laudemar Rodrigues é uma das que estavam presentes e que nos enviou o seguinte depoimento:
Um prêmio como esse vem enaltecer  a  profissão  de bibliotecário. E para nos que ainda somos estudantes mostra-nos  como é importante estarmos a par de tudo que refere-se ao nosso meio mesmo ainda não exercendo a profissão, pois nos leva a conhecer as pessoas e  instituições que nos representam.

A professora Vânia que presenciou toda a movimentação dos alunos e profissionais durante a solenidade nos falou:
O "X Prêmio Biblioteconomia Paulista Laura Russo" premiou os profissionais que fizeram e fazem parte da Biblioteconomia paulista, como foi um ponto de destaque os profissionais que atuaram na Biblioteca Mário de Andrade que teve seu prédio reformado. Alguns autores notáveis na área de biblioteconomia, como o Profº José Guimarães da UNESP (Marília) foi um dos premiados. A grande alegria deste "Oscar da Biblioteconomia" é premiar pessoas que realmente fazem algo pela profissão. O "charme" deste ano foi o troféu estilizado. Abriu-se um concurso para a confecção do troféu, com base no tema deste ano que foi "Construtores da Biblioteconomia Paulista". Além de homenagear pessoas "que fazem" este prêmio nos brinda com um encontro muito saudável além de ter a parte social (o coquetel) onde podemos encontrar ex-alunos e amigos de longas datas. Quero ressaltar o empenho "além das fronteiras" da Presidente Evanda e a Vice Mercês que são simplesmente incansáveis. Trabalhar com elas nesta gestão do CRB só nos fez engrandecer ainda mais como profissionais e amantes desta profissão maravilhosa. Minha vontade era dar um prêmio "Laura Russo" a cada uma delas pelo trabalho realizado neste Conselho.
A aluna Carolina Martins Tenório, do 8º semestre matutino também esteve presente na premiação e nos contou sua impressão sobre o evento:
Esse ano foi minha última oportunidade de assistir ao Prêmio Laura Russo como estudante, já que ano que vem (espero) me formo. Foi uma experiência diferente e gratificante, ver o trabalho dos bibliotecários ser reconhecido pela sociedade e pela sua classe. Aconselho aos estudantes de Biblioteconomia que frequentem esse evento, além da oportunidade de conhecer outros profissionais e trocar experiências é uma ótima oportunidade para ver que o trabalho do bibliotecário, não importando sua área de atuação, é uma profissão que demanda muito esforço e dedicação deste profissional, mas é muito recompensadora.
Confiram também a cobertura fotográfica no Biblioteca na Tela!

Um comentário: