domingo, junho 12, 2011

Professores e alunos da FESP participam de documentário

Por Filipe Gabriel, Monitor Científico Voluntário

No mês de maio a TV Justiça veiculou o documentário Profissão Bibliotecário que faz parte do programa Espaço Documentário. Com gravações no prédio da FESPSP e entrevistas especiais com nossos alunos a gravação mostra as diferentes áreas de atuação do bibliotecário. Confira o que os alunos acharam de participar desse projeto e assista os vídeos no Biblioteca na Tela!

Alunos, ex-alunos e professores do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP participaram no início deste ano das gravações de um documentário sobre a nossa profissão, veiculado recentemente na TV Justiça. Os ex-alunos Felipe dos Santos, Laura Pimentel e Wellington Ferreira Rodrigues (Monitor Científico 2010) e as alunas Cristiane Laudemar Rodrigues (3º semestre noturno) e Roberta Gravina (7º semestre noturno e Monitora Científica 2011) deram suas contribuições nas entrevistas sobre o que é ser Bibliotecário e onde podemos atuar.


O documentário é muito importante para os profissionais de Biblioteconomia, pois mostra uma visão diferente para todos que pensam que os bibliotecários atuam apenas nas bibliotecas. A profissão sempre foi vista de maneira tradicional, representada por uma senhora de óculos mandando as pessoas ficarem quietas. 


O vídeo conta inclusive com os relatos da Coordenadora do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação Valéria Valls e da Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 8º Região (CRB-8) Evanda Verri Paulino, ambas também professoras da FESPSP.


Os relatos mostram a importância dos bibliotecários frente às novas tecnologias da web, da automatização dos serviços, tratando a informação como forma de agregar valor às instituições. Mostra o bibliotecário promovendo ações culturais nas comunidades e ajudando no aprendizado das pessoas, possibilitando aos profissionais exercerem muitas outras funções além de trabalhar na biblioteca e mostra quanto o futuro de nossa área é promissor com grande quantidade de estágios disponíveis e a possibilidade de poder trabalhar em diversas áreas do conhecimento. 


A Monitora Cientifica Roberta Gravina, nos contou como foi gravar o documentário:
Ficamos tensos, mas foi muito divertido gravar. Nos sentimos honrados com o convite para representarmos os demais alunos nas gravações e procuramos apresentar a Biblioteconomia como ela é atualmente, afastando aquele velho estereótipo de “guardadores de livros”. Foi incrível porque cada aluno ou ex-aluno expôs uma vertente da nossa profissão, tornando o vídeo bastante rico de informações e estou certa de que motivador a quem o assistiu.

A aluna da FaBCI Joseane de Santana Tavares assistiu ao documentário e nos enviou o seguinte depoimento:
O documentário apresenta um novo perfil do profissional de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Através do seu dia-a-dia, cheio de dinamismo, onde sua atuação em vários campos da disseminação da informação demonstra a necessidade de portar-se como um profissional seletivo, participativo e atuante em diversas esferas da informação deixando de lado a postura daquele bibliotecário, como muita gente pensa ainda hoje, que é o “guardião do livro”, que fica atrás de um balcão, pedindo silêncio e tendo os livros sob sua guarda, sendo eles intocáveis nas estantes. Nesse sentido o documentário, bastante atual e bem apresentado revela a nova face de uma profissão que aos poucos, através de um novo foco para sua formação – foco esse passado para nós no curso de Biblioteconomia da FESP - tem quebrado barreiras que impediam a troca de conhecimentos e a ampliação de sua atuação, fazendo com que este novo bibliotecário esteja mais próximo dos usuários, descobrindo e criando objetivos através de suas necessidades sempre buscando responder às demandas da instituição e da sociedade.
Confira o documentário na íntegra aqui ao lado no Biblioteca na Tela!
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário