Pular para o conteúdo principal

Professores e alunos da FESP participam de documentário

Por Filipe Gabriel, Monitor Científico Voluntário

No mês de maio a TV Justiça veiculou o documentário Profissão Bibliotecário que faz parte do programa Espaço Documentário. Com gravações no prédio da FESPSP e entrevistas especiais com nossos alunos a gravação mostra as diferentes áreas de atuação do bibliotecário. Confira o que os alunos acharam de participar desse projeto e assista os vídeos no Biblioteca na Tela!

Alunos, ex-alunos e professores do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP participaram no início deste ano das gravações de um documentário sobre a nossa profissão, veiculado recentemente na TV Justiça. Os ex-alunos Felipe dos Santos, Laura Pimentel e Wellington Ferreira Rodrigues (Monitor Científico 2010) e as alunas Cristiane Laudemar Rodrigues (3º semestre noturno) e Roberta Gravina (7º semestre noturno e Monitora Científica 2011) deram suas contribuições nas entrevistas sobre o que é ser Bibliotecário e onde podemos atuar.


O documentário é muito importante para os profissionais de Biblioteconomia, pois mostra uma visão diferente para todos que pensam que os bibliotecários atuam apenas nas bibliotecas. A profissão sempre foi vista de maneira tradicional, representada por uma senhora de óculos mandando as pessoas ficarem quietas. 


O vídeo conta inclusive com os relatos da Coordenadora do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação Valéria Valls e da Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 8º Região (CRB-8) Evanda Verri Paulino, ambas também professoras da FESPSP.


Os relatos mostram a importância dos bibliotecários frente às novas tecnologias da web, da automatização dos serviços, tratando a informação como forma de agregar valor às instituições. Mostra o bibliotecário promovendo ações culturais nas comunidades e ajudando no aprendizado das pessoas, possibilitando aos profissionais exercerem muitas outras funções além de trabalhar na biblioteca e mostra quanto o futuro de nossa área é promissor com grande quantidade de estágios disponíveis e a possibilidade de poder trabalhar em diversas áreas do conhecimento. 


A Monitora Cientifica Roberta Gravina, nos contou como foi gravar o documentário:
Ficamos tensos, mas foi muito divertido gravar. Nos sentimos honrados com o convite para representarmos os demais alunos nas gravações e procuramos apresentar a Biblioteconomia como ela é atualmente, afastando aquele velho estereótipo de “guardadores de livros”. Foi incrível porque cada aluno ou ex-aluno expôs uma vertente da nossa profissão, tornando o vídeo bastante rico de informações e estou certa de que motivador a quem o assistiu.

A aluna da FaBCI Joseane de Santana Tavares assistiu ao documentário e nos enviou o seguinte depoimento:
O documentário apresenta um novo perfil do profissional de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Através do seu dia-a-dia, cheio de dinamismo, onde sua atuação em vários campos da disseminação da informação demonstra a necessidade de portar-se como um profissional seletivo, participativo e atuante em diversas esferas da informação deixando de lado a postura daquele bibliotecário, como muita gente pensa ainda hoje, que é o “guardião do livro”, que fica atrás de um balcão, pedindo silêncio e tendo os livros sob sua guarda, sendo eles intocáveis nas estantes. Nesse sentido o documentário, bastante atual e bem apresentado revela a nova face de uma profissão que aos poucos, através de um novo foco para sua formação – foco esse passado para nós no curso de Biblioteconomia da FESP - tem quebrado barreiras que impediam a troca de conhecimentos e a ampliação de sua atuação, fazendo com que este novo bibliotecário esteja mais próximo dos usuários, descobrindo e criando objetivos através de suas necessidades sempre buscando responder às demandas da instituição e da sociedade.
Confira o documentário na íntegra aqui ao lado no Biblioteca na Tela!
    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e