Pular para o conteúdo principal

Alunos da FaBCI participam de palestras na FAPCOM

Alunos de diversos semestres da FaBCI participaram do IV Simpósio de Comunicação da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM). Confira o que eles acharam!


Entre os dias 16 e 18 de agosto, ocorreu em São Paulo o IV Simpósio de Comunicação da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), com o tema “Filosofia e Comunicação: reflexões interdisciplinares na cultura digital”.

Os alunos Leidieice Santos (6º semestre noturno), Carolina Martins Tenório (8º semestre matutino), Heloisa Spolador Silva e Robinson Mietto (ambos 8º semestre noturno), prestigiaram o ciclo de palestras com as seguintes apresentações: “A nova teoria da comunicação” e “Pensar as tecnologias na cultural digital”.

A aluna Carolina esteve presente no primeiro dia do simpósio e nos contou:
Abordando as questões sobre as novas tecnologias a palestra se iniciou de modo muito interessante: o palestrante se esqueceu dos Power Points! De modo descontraído utilizou-se desse “esquecimento” para falar sobre nossa dependência as tecnologias, o ‘poder’ da oralidade e as mudanças da maneira que nos comunicamos. Segundo suas concepções sobre a nova teoria da comunicação, a idéia de que toda emissão tem uma recepção não existe. Qualquer pessoa pode emitir, porém, quem irá receber esses sinais deve estar aberto a aceitá-las. Dando um exemplo bem prático é como se o professor estivesse dando uma aula, emitindo sinais o tempo todo e você está pensando, conversando com o colega ao lado, etc. O mais interessante da palestra foi o novo conceito sobre comunicação apresentado: a comunicação somente ocorre quando há uma interferência, um “incomodo”, uma transformação de quem recebe a informação passada pelo emissor, seja uma pessoa, um meio de comunicação, etc. Este conceito para nós da área de Biblioteconomia é conhecido como conhecimento. Indo ao encontro das novas tecnologias o palestrante pede moderação ao utilizá-las e afirma que “a sociedade da informação é a que menos se comunica”. E defende que vivemos em uma sociedade de ‘simulação’ e de ‘sensação de sociabilidade’, e que devido a esses fatores pode não estar ocorrendo à comunicação em si, já que não vemos como o outro está reagindo e se aquela informação passada está sendo agregada. Voltando ao início da palestra, realmente o “falar” fixa mais que uma representação de idéias em imagens. Power Point.... Para quê?!
E a Heloisa, também nos enviou um relato sobre o que achou do evento:
Gostei da palestra do Rogério da Costa com o tema "Pensar as tecnologias da cultura digital", porque traz um tema atual e cheio de questões a serem respondidas. O palestrante deu um panorama da evolução da internet e em paralelo do desenvolvimento das redes sociais, para depois apresentar sua discussão sobre como será a sociedade baseada e dependente das relações entre pessoas com a mediação das tecnologias de comunicação. Acho que para nós, enquanto bibliotecários e profissionais da informação, estas discussões são muito importantes, pois a informação e o conhecimento estão cada vez mais dispersos, todos são produtores e podem estar em qualquer lugar, e esta informação produzida necessita de um tratamento e uma estruturação, para que quem precise utilizá-la novamente, saiba onde procurá-la.
Nessa palestra, assistimos a um vídeo super interessante sobre o sexto sentido, postado na seção “Biblioteca na tela”. Assistam!

Comentários

  1. Poxa, eu perdi o primeiro dia... Mas a que assisti foi demais! Vejam esse video que o Prof. Rogério da Costa apresentou... é para deixar o queixo caído!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e