domingo, agosto 28, 2011

Cobertura do CBBD

Além dos professores, algumas alunas da FaBCI também marcaram presença no Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD) ocorrido no início de agosto. Confira como foi a participação delas!

O CBBD é um importante congresso de nossa área, onde circulam profissionais de todo Brasil, que apresentam trabalhos de pesquisa com temas da atualidade. Quem participa se informa e enriquece suas relações profissionais.


As alunas Ludmylla Sá do 4º semestre e Leidieice Santos do 6º semestre, ambas do período noturno, foram a Maceió prestigiar o CBBD. Conversamos com elas sobre a participação de estudantes em grandes eventos e constatamos a importância dessa interação.


A Ludmylla foi a trabalho. Atua na Alexandria online a cerca de um ano e meio e estava no estande da empresa realizando demonstração do software. Foi sua primeira participação em um grande congresso e nos contou o que ela achou de participar do congresso:
Este ano tive a oportunidade através do meu trabalho de participar do CBBD na cidade de Maceió - AL. Trabalhei no congresso divulgando a empresa a qual eu trabalho que desenvolve software para gerenciamento de bibliotecas, lá eu mediei treinamentos para pessoas interessadas e que gostariam de conhecer como funcionam determinados recursos dentro dos softwares.Sobre as discussões, um ponto forte que observei nas palestras e nas conversas em geral, é a questão do desenvolvimento do RDA no Brasil, muitas pessoas comentavam sobre suas novas regras e determinações, algumas positivamente e outras nem tanto. Outro ponto interessante foi a procura do público bibliotecário por informações sobre as redes sociais. Muitas pessoas estavam dispostas e conhecer mais e saber como o Twitter, por exemplo, podia contribuir na comunicação do usuário com a biblioteca e a divulgação da biblioteca no meio social.Houve alguns pontos fracos no congresso, como a falta de comprometimento de alguns palestrantes que simplesmente não foram e não avisaram a ninguém. Vale apena ressaltar que não havia internet no espaço em que congresso aconteceu, falha muito forte, pois como não há internet em um congresso que aborda os temas de ciência da informação e comunicação? Porém, foi um evento muito bom, agreguei muito conhecimento tanto como estudante tanto como "aprendiz de profissional da informação", pude ver com meus próprios olhos como a área de biblioteconomia é vasta e possui espaço para todos.


A Leidieice também foi acompanhada de colegas de trabalho, mas participou somente como ouvinte. Veja sua opinião sobre o participar do CBBD:


Faço estágio na BASF, uma indústria química, onde trabalho com análise de dados e gestão documental. Participar de um evento tão significativo como o CBBD foi uma grande experiência profissional, que só foi possível devido ao investimento da empresa, que ao nos patrocinar, espera também um retorno, ou seja, que os temas discutidos no congresso, gere novas idéias e formas de otimizar nosso trabalho.O centro de exposição Ruth Cardoso, foi palco de muitas discussões sobre os novos feitos da biblioteconomia. Foram abordados temas que vão da Web 2.0 e seus desdobramentos, ao novíssimo marketing olfativo nas bibliotecas. Passamos também, pela implementação da ISO nos serviços de biblioteca, além dos “novos” mercados para atuação do profissional da informação, entre outros. Recomendo a todos que visitem os anais do evento no site da FEBAB pelo endereço: http://febab.org.br/congressos/index.php/cbbd/xxiv/search”.Foi muito gratificante ver o trabalho dos bibliotecários de outras regiões do país, suas dificuldades e sua persistência para vencê-las. O CBBD me proporcionou uma nova visão da área de Biblioteconomia e Ciências da Informação, muito mais realista e abrangente, o que fica dessa experiência são as pessoas que conheci, as idéias que brotaram em minha mente, e a “saudades do céu, do sal, do sol de Maceió”, como disse Eliezer Setton.


A Monitoria Científica FaBCI-FESPSP empreenderá, a partir do mês de setembro, uma divulgação ativa de eventos relativos à nossa área, através do Twitter. Nos siga no #monitoria_fabci e fique por dentro das próximas palestras, oficinas, workshops, exposições, encontros, seminários, congressos, etc... E participe você também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário