quarta-feira, março 28, 2012

Alunos da FaBCI visitam biblioteca do Colégio São Luís

Alunos 1° semestre matutino
Alunos do 1° semestre matutino da FaBCI visitaram a biblioteca escolar Dom Luciano Mendes de Almeida, do Colégio São Luís. Leia e saiba mais!




Com uma visita monitorada pela bibliotecária Gládis Maria Schmidt, alunos do 1° semestre matutino da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FaBCI) conheceram as dependências da Biblioteca Escolar Dom Luciano Mendes de Almeida, do Colégio São Luís. A visita faz parte do roteiro de atividades da disciplina Introdução aos Sistemas de Informação, ministrada pela professora Maria Rosa Crespo.

Depoimento coletado pela aluna Camila Coppola.


Samuel Frison diz:

Na ocasião fomos recepcionados pela bibliotecária responsável, Gládis Maria Schmidt, que realizou uma visita guiada, resgatando o processo de construção da biblioteca, o planejamento de seus espaços, a preocupação com a conservação do acervo com o atendimento ao usuário. Depoimento coletado por Camila Coppola. Para Samuel Frison: Um dos destaques desta biblioteca escolar é o espaço físico destinado a abrigar mais de 60 mil livros, distribuídos em dois andares do prédio. No quinto andar funciona a Biblioteca Infantil, destinada a atender os alunos do maternal, pré-escola, e dos primeiros anos do ensino Fundamental até a 5ª série.

O espaço abriga ainda salas especializadas onde são realizadas atividades lúdicas para criança envolvendo a literatura, bem como um rico acervo de obras que contam com livros de vários formatos, cores e texturas. Já no 7º andar encontra-se a biblioteca que atende alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, além de comunidade escolar formada por professores e colaboradores. Em todas as unidades há presença de periódicos, terminais de consulta equipados com computadores, acesso à Internet e área de estudo. Impressiona nesta parte da biblioteca o projeto arquitetônico que conta com uma iluminação natural, através do teto de vidro, que permite ocupar a luz do dia para as atividades de estudo e pesquisa.

A bibliotecária Gládis ressaltou que tudo no espaço foi pensado em parcerias com outros profissionais, tendo em vista o melhor atendimento e aproveitamento do aluno. Outro destaque da visita foi a existência no local da sala de higienização, espaço onde os livros são recuperados e limpos para serem devolvidos às estantes. Existe ainda uma parte do acervo original a ser retomado pela equipe de bibliotecários, uma vez que inicialmente os livros eram organizados por ordem de chegada, quando, por ocasião das reformas da biblioteca, ocorridas em 2008, passou-se a utilizar CDD. Além de Gládis, a Biblioteca Escolar Dom Luciano Mendes de Almeida conta com oito colaboradores.


                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário