terça-feira, março 13, 2012

Alunos recebem visita de Nina Hotimsky


Nina com a turma do 1º semestre matutino 
No último dia 08 de março, os alunos do 1º semestre matutino e noturno receberam a visita de Nina Hotimsky, aluna do último ano de Artes Cênicas da USP.  Confira os depoimentos de alguns alunos presentes!


Depoimentos coletados pela aluna Camila Coppola.


Para Oséias de Vasconcelos Andrade Pereira da Silva, aluno do 1º semestre matutino,
a palestra da Nina foi de grande importância para o nosso trabalho temático, através de sua pesquisa conseguimos compreender de maneira mais abrangente as duas obras de Chico Buarque de Holanda, Roda Viva e Gota D’água. Várias perguntas foram feitas sobre o livro Gota D’água e os personagens da história, fazendo comparações com a dramaturgia de Eurípedes, Medeia, obra inspiradora de Chico. Esta palestra foi de grande ajuda para os alunos, porque deu para ter uma noção de como iniciar o nosso trabalho.

Segundo Regina Bracco, aluna do 1º semestre matutino,

a palestra de Nina Hotimsky foi bastante interessante no sentido de nos dar uma visão do teatro como estética, como forma de “contar uma história”. Ela nos falou um pouco da montagem polêmica de “Roda Viva”, em 1968, outra peça de Chico Buarque de Holanda, dirigida por José Celso Martinez e que é objeto da sua pesquisa, e a comparou com “Gota d’Água”, uma obra em que a palavra, o discurso, tem uma presença muito forte. Todas as falas são muito contundentes. Nina nos sugeriu inclusive que lêssemos “Gota d’Água” de uma vez só, sem interrupção, ouvindo, se possível, a(s) música(s) composta(s) para a peça, de modo a fazermos um exercício de imaginação das cenas e de nos envolvermos com a força do texto, do tema e das personagens.

Para Ricardo Medeiros Carlaccio,  aluno do 1º semestre matutino,

a palestra apresentada pela Nina, sobre a peça Gota d´água, me interessou principalmente quando levantou questões sobre : estética, arte engajada e os limites estabelecidos. No mais fomentou uma proposta bastante interessante: que é a observação através de referências artísticas, políticas, históricas, sociais e mitológicas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário