sexta-feira, abril 13, 2012

Alunos recebem a visita de Claúdia Rossi


Cláudia Rossi e as turmas do matutino






Na última semana, os alunos do 3° e 5º semestre receberam a visita de Claúdia Rossi. Leia e saiba mais!




Cláudia Rossi, jornalista, professora e pesquisadora em mídias sociais, ministrou uma palestra para os alunos do 3° e 5º semestre matutino e noturno da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FaBCI). Leia o relato da palestrante e os depoimentos de alguns alunos presentes.




Relato da palestrante Cláudia Rossi:

Durante os 3 encontros com os alunos do 5o semestre do curso de Biblioteconomia, discutimos sobre comunicação empresarial, formação da reputação (e a importância de cada um dos funcionários nesse processo) e como as empresas estão usando as mídias sociais para construir o relacionamento com os consumidores. Apresentei alguns casos do que vem acontecendo no mercado para conversarmos sobre a questão da postura pessoal em relação à comunicação na empresa e na rede.


Nesse cenário de produção e compartilhamento de informação de forma exponencial, cabe ao bibliotecário um papel fundamental: é ele quem possui as competências técnicas para lidar com o excesso de informações, identificar o que de fato é relevante, como acessar esse conhecimento e organizá-lo e, ajudar no compartilhamento racional /estratégico de todo esse conteúdo.


Foi uma experiência riquíssima, para mim, poder trocar experiências com grupos tão interessantes e participativos. Cada um deles aportou elementos novos e diferentes para a discussão. Acho que essa vivência no "mundo real" reflete bem as vantagens do compartilhamento de experiências/conhecimento. Isso potencializado pelo alcance das mídias sociais pode ser imensamente rico.

Adorei e quero repetir!!!!







Para Paula Martins, aluna do 5º semestre matutino:

A palestra sobre mídias sociais foi muito interessante, a Claudia Rossi explicou de forma clara o quanto estamos expostos em meios como facebook e twitter, relatou reflexos tanto positivos quanto negativos de nossa postura nesse tipo de mídia, além de demonstrar exemplos de sucesso em campanhas promovidas por grandes empresas nesses meios de comunicação. As mídias sociais estão cada vez mais presentes em nossa vida tanto pessoal quanto profissional e chega a ser difícil separar os papéis sociais que temos em nosso dia-dia dentro desse universo virtual, por isso é sempre bom relembrar o quanto estamos vulneráveis ao escrever um comentário em alguma rede, e que tudo o que escrevemos pode ter uma conseqüência.






Para Flávia de Deus, aluna do 5º semestre matutino:

Gostei muito da palestra “Comunicação nas mídias sociais” ministrada pela Claudia Rossi, é incrível como o boom das mídias sociais está mudando a maneira como as pessoas se relacionam e como esta nova ferramenta pode ser usada de forma tão produtiva como é o caso das propagandas/marketing mostradas pela Claudia durante a palestra e na mesma proporção “destrutivas” quando utilizada de forma incorreta. As mídias sociais é mais um campo de atuação para o profissional bibliotecário, afinal quem é que sabe melhor planejar, organizar, pesquisar e disseminar.





 Para saber mais sobre Cláudia Rossi, acesse o seu currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/4104514148607098

3 comentários:

  1. E o pessoal do 3º ano? Ficou de fora?!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da Palestra da Claúdia Rossi, pois agrega muito não somente a vida profissional, como também nós dá uma visão de como as pessoas usam as redes sociais, dá dicas de como não cometer erros e adquirir uma rede de contatos, e promoção profissional.
    Denis Maimoni

    ResponderExcluir