Pular para o conteúdo principal

Alunos recebem a visita de Claúdia Rossi


Cláudia Rossi e as turmas do matutino






Na última semana, os alunos do 3° e 5º semestre receberam a visita de Claúdia Rossi. Leia e saiba mais!




Cláudia Rossi, jornalista, professora e pesquisadora em mídias sociais, ministrou uma palestra para os alunos do 3° e 5º semestre matutino e noturno da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FaBCI). Leia o relato da palestrante e os depoimentos de alguns alunos presentes.




Relato da palestrante Cláudia Rossi:

Durante os 3 encontros com os alunos do 5o semestre do curso de Biblioteconomia, discutimos sobre comunicação empresarial, formação da reputação (e a importância de cada um dos funcionários nesse processo) e como as empresas estão usando as mídias sociais para construir o relacionamento com os consumidores. Apresentei alguns casos do que vem acontecendo no mercado para conversarmos sobre a questão da postura pessoal em relação à comunicação na empresa e na rede.


Nesse cenário de produção e compartilhamento de informação de forma exponencial, cabe ao bibliotecário um papel fundamental: é ele quem possui as competências técnicas para lidar com o excesso de informações, identificar o que de fato é relevante, como acessar esse conhecimento e organizá-lo e, ajudar no compartilhamento racional /estratégico de todo esse conteúdo.


Foi uma experiência riquíssima, para mim, poder trocar experiências com grupos tão interessantes e participativos. Cada um deles aportou elementos novos e diferentes para a discussão. Acho que essa vivência no "mundo real" reflete bem as vantagens do compartilhamento de experiências/conhecimento. Isso potencializado pelo alcance das mídias sociais pode ser imensamente rico.

Adorei e quero repetir!!!!







Para Paula Martins, aluna do 5º semestre matutino:

A palestra sobre mídias sociais foi muito interessante, a Claudia Rossi explicou de forma clara o quanto estamos expostos em meios como facebook e twitter, relatou reflexos tanto positivos quanto negativos de nossa postura nesse tipo de mídia, além de demonstrar exemplos de sucesso em campanhas promovidas por grandes empresas nesses meios de comunicação. As mídias sociais estão cada vez mais presentes em nossa vida tanto pessoal quanto profissional e chega a ser difícil separar os papéis sociais que temos em nosso dia-dia dentro desse universo virtual, por isso é sempre bom relembrar o quanto estamos vulneráveis ao escrever um comentário em alguma rede, e que tudo o que escrevemos pode ter uma conseqüência.






Para Flávia de Deus, aluna do 5º semestre matutino:

Gostei muito da palestra “Comunicação nas mídias sociais” ministrada pela Claudia Rossi, é incrível como o boom das mídias sociais está mudando a maneira como as pessoas se relacionam e como esta nova ferramenta pode ser usada de forma tão produtiva como é o caso das propagandas/marketing mostradas pela Claudia durante a palestra e na mesma proporção “destrutivas” quando utilizada de forma incorreta. As mídias sociais é mais um campo de atuação para o profissional bibliotecário, afinal quem é que sabe melhor planejar, organizar, pesquisar e disseminar.





 Para saber mais sobre Cláudia Rossi, acesse o seu currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/4104514148607098

Comentários

  1. E o pessoal do 3º ano? Ficou de fora?!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da Palestra da Claúdia Rossi, pois agrega muito não somente a vida profissional, como também nós dá uma visão de como as pessoas usam as redes sociais, dá dicas de como não cometer erros e adquirir uma rede de contatos, e promoção profissional.
    Denis Maimoni

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e