terça-feira, abril 03, 2012

Série “Por que me interessei pelo curso de Biblioteconomia?”


Sthéfani Paiva Cruz

O depoimento da série “Por que me interessei pelo curso de Biblioteconomia?” desta semana relata a história de Sthéfani Paiva Cruz , aluna do 3º semestre matutino. Leia um pouco mais sobre sua história e porque ela escolheu o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação.




Olá! Meu nome é Sthéfani Paiva, trabalho atualmente como estagiária na Escola Superior de
Propaganda e Marketing – ESPM.
Conheci o curso por acaso, tanto que quando alguém fala “biblio o que?” eu já respondo “não se preocupe, eu também não sabia o que era até dois anos atrás”. Tudo começou quando meu pai queria me obrigar a fazer administração. Falei que não queria, mas como ele queria me colocar de qualquer jeito em uma faculdade, me deu um guia de profissões como presente de aniversário (!). Lá tinha a opção Gestão de informação, falando que o profissional deveria ser formado em biblioteconomia. Mal terminei de ler o capitulo, já fui buscar outras informações sobre a área e os profissionais, assim preenchendo os meus requisitos que eram:

* A chance de fazer a diferença na educação (saí do ensino médio complexada com o descaso dessa área. Mas como eu não tinha paciência para ser professora...)

* Mercado de trabalho vasto.
* Eu ia ficar isolada de Deus e o mundo só lidando com livros (coisa que hoje sei muito bem que é uma ilusão e que também não quero mais. Adoro ver, conversar e ajudar pessoas a encontrarem o que procuram).
*Uma liberdade para escolher como me vestir e de usar piercing, tatuagem, etc.
Depois de um ano de cursinho, prestei vestibular para quase todas as faculdades de São Paulo que tinha o curso de biblioteconomia. Passei em uma federal e na FESPSP, mas quando saiu o resultado da federal, eu já tinha tido uma semana de aula na FESPSP, e eu já estava totalmente encantada com a postura familiar, o cuidado único com cada aluno e a rapidez com que eu tinha todas as minhas dúvidas e problemas resolvidos. Fiquei na FESPSP!

Hoje, apesar de enfrentar uma viagem pra freqüentar a faculdade, vejo que não conseguiria me sentir tão bem em outro curso como me sinto nesse. Os professores, colegas, disciplinas...Tudo me faz sentir que fiz a escolha certa, e que vou ajudar várias pessoas com essa decisão.

Para o futuro na nossa área, espero o reconhecimento merecido. Mais que tudo o RECONHECIMENTO, pois somos os responsáveis por tudo que está presente em nossas vidas. Informação é tudo!

Um comentário: