Pular para o conteúdo principal

Plataforma Lattes

Com grande importância na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, a Plataforma Lattes é uma ferramenta para o registro da vida acadêmica e profissional. Leia e saiba como utilizá-la!

         
           A Plataforma Lattes, criada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (CNPq), possibilita o armazenamento e divulgação dos méritos da vida acadêmica e profissional que, através de uma base de dados, armazena currículos, grupos de pesquisa e intituições da área de ciência e tecnologia. 


           Para alunos, professores e pesquisadores,  possibilita o armazenamento do Currículo Lattes, que "se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País.", segundo o site da Plataforma Lattes.



Depoimento de Roberta Gravina, ex-aluna e ex-Monitoria Científica da FaBCI:


Certa vez ouvi que o Currículo Lattes é uma espécie de Facebook nerd... Acredito que o pensar dessa forma ajuda a imaginá-lo como algo interessante e despertar a vontade de mantê-lo atualizado. O "Lattes" tem por objetivo a criação de um perfil pessoal acadêmico, onde disponibilizamos nossas qualificações conseguidas com muito custo. Formações profissionais, cursos de extensão e aperfeiçoamento, palestras assistidas e ministradas, publicações e projetos realizados são apenas algumas das informações que podemos mostrar sobre nós.

Tratando-se de uma agência governamental vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) possibilita através do Currículo Lattes uma forma confiável dos interessados obterem informações acerca de um profissional e muitas empresas recorrem à ele para isso. Já participei de entrevistas onde a empresa solicitou que eu encaminhasse uma versão meu Lattes para participar do processo seletivo e não aceitariam o currículo convencional para concorrer à vaga.

Indico a todos que iniciaram sua vida acadêmica que tenham um Currículo Lattes, pois mesmo aqueles que dizem não ter muito a preencher quando começarem perceberão o quanto já fizeram e podem compartilhar em benefício próprio. Uma boa dica para começar é buscar o nome de alguns profissionais atuantes na produção científica, como os próprios professores, e ter uma base das informações por eles fornecidas para iniciar o seu.


Para criar um perfil, acesse o link e clique em "cadastrar": http://lattes.cnpq.br/

Caso queira buscar um Currículo Lattes, acesse o link: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar

Comentários

  1. Nossa adorei! O Lattes era um enigma pra mim!

    abs

    Ludmylla - 5° Semestre noturno

    ResponderExcluir
  2. Roberta, matando a saudades da monitoria. Valeu e obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  3. Recomendo a criação do perfil na Plataforma Lattes (e mantenha atualizado!) :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e