terça-feira, junho 19, 2012

Série "Por que me interessei pelo curso de Biblioteconomia?"

Alcione Pazzeto
O depoimento da série “Por que me interessei pelo curso de Biblioteconomia?” desta semana relata a história de Alcione Pazzeto, aluna do 5º semestre matutino. Saiba um pouco mais sobre sua história e o porque ela escolheu o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação.



Eu escolhi o curso por indicação de um professor do colegial. Como de praxe, eu gostava muito de ler e escrevia muito também, porém ele me alertou que não teria grandes possibilidades de atuação com a graduação em Letras e me indicou o curso de bilio.  Pesquisei o mercado de trabalho e percebi que era verdade...  ingressei na FESP pois na época (ano de 2006) era a única opção, visto que sou imediatista e para ingressar na USP teria que fazer um cursinho, com o passar do primeiro ano, que contemplou muitas matérias técnicas eu desanimei muito, embora tenha feito estágio na Scielo, no processo de seleção de periódicos, eu sentia que a biblioteconomia era muito mais do que ficar fazendo tratamento técnico nos materiais, então tranquei a matrícula.


Após, mesmo sem estar no curso, trabalhei como assistente em uma biblioteca jurídica e neste local conheci a parte “tecnológica” da biblioteconomia, pois lidava com a informação que não estava ligada ao suporte, fazia o clipping de notícias e pesquisas encomendadas pelos advogados. Nesta ocasião eu aprendi muito, porém me afastei por estar grávida e preferi curtir meu Alan e fiquei fora do mercado até que ele completou 2 anos. Em 2010, retomei o curso e fiz estágio em arquivo, numa biblioteca eletrônica e na biblioteca da própria instituição. Atualmente faço normalizaçao de trabalhos acadêmicos.


A grade curricular do curso mudou, eu estudo e estudei fazendo matérias equivalentes, o que me possibilitou conhecer muitas pessoas, visto que tive aulas em vários semestres diferentes, com várias turmas diferentes. Sinto que é uma ótima profissão, promissora e o meu interesse de atuação principal é pela área da educação.

3 comentários:

  1. Otima profissão voce escolheu..achoque vou estudar tambem...kkkk... Parabens pelo depoimento e pelo Alan, que menino lindo...

    ResponderExcluir
  2. Alcione, gostei, depoimento sincero e encorajador. Nem tudo são flores, o legal é perseguir os objetivos e manter o foco.

    ResponderExcluir