Pular para o conteúdo principal

Série "Por que me interessei pelo curso de Biblioteconomia"

Leonardo Costa

O depoimento da série “Por que me interessei pelo curso de Biblioteconomia?” desta semana relata a história de Leonardo Costa, aluno do 4º semestre noturno. Saiba um pouco mais sobre sua história e o porque ele escolheu o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação. 



Venho de uma família em que o hábito de leitura não é muito comum, e por conta disso só consegui desenvolvê-lo na escola, influenciado por um professor de literatura. Desde então, passei a frequentar a biblioteca pública da minha cidade, e o ambiente sempre me interessou.

Ao pensar no curso de graduação, cogitei cinema ou artes plásticas, mas em meio a conversas com profissionais da área, expectativas se opuseram à realidade e me dei conta que a parte técnica de ambas as áreas não me interessavam, e o que eu mais queria era poder ter contato com esses materiais de alguma forma. Assim, fui pesquisar cursos que pudessem suprir essa vontade, e acabei me deparando com biblioteconomia.

Após descobrir que a área possibilitava a atuação em acervos de materiais específicos (além de livros), restou decidir em qual instituição eu faria tal graduação. Uma amiga havia se formado em sociologia pela FESPSP, e em uma de nossas conversas ela me contou sobre a instituição. Gostei muito do histórico da faculdade e dos professores, da localização e principalmente do currículo. Já estávamos na metade do segundo semestre, e após decidio curso e instituição, só restou eu me preparar para o vestibular do final do ano.
                Atualmente estou no 4º semestre, e faço parte da primeira turma com o currículo reduzido para três anos. O curso como um todo é bem completo, e acredito que consegue preparar muito bem o aluno para o mercado profissional. Porém, noto que por conta desta redução de um ano na grade do curso, algumas matérias que poderiam ser mais exploradas foram prejudicadas.

De qualquer forma, vejo que a instituição cumpre muito bem o que se propõe, principalmente quando se trata de transmitir a importância da responsabilidade social aos alunos e à ampliação da visão crítica, em todos os aspectos.  Além disso, admiro muito os professores que, com a paixão que possuem pela profissão, conseguem ajudar no desenvolvimento profissional e pessoal de cada aluno, criando um ambiente de diálogo e troca constante.

Quanto ao futuro da área, espero que ocorra uma desmistificação referente à imagem e importância do nosso trabalho, tanto dos próprios profissionais quanto da sociedade, que consigam reconhecer o fator educativo das unidades de informação, e que consigamos ajudar na construção de uma sociedade mais crítica e consciente.

Comentários

  1. Adorei o depoimento, super sincero, como não poderia deixar de ser.

    Parabéns!

    bjus

    Flá

    ResponderExcluir
  2. Leo, que lindo o seu relato :)
    Ah, e era um baby super fofo!

    ResponderExcluir
  3. Não mudou nada! Que cara de menino sapeca rsrsr

    E são depoimentos assim que gosto, cheio de histórias e envolvimento, como o nosso entrevistado *-*

    Adorei! Léo, vc é um fofo. E como a Flávia já falou "super sincero, como não poderia deixar de ser"

    ResponderExcluir
  4. Adorei o comentário sobre o futuro da área!
    E conhecendo o Leo como conheço, sei que é uma pessoa que tem MUITO a oferecer e a acrescentar!

    ResponderExcluir
  5. Leo sem palavras....sempre maravilhoso!!!!

    Que seu desejo se torne uma ordem.
    Bjs
    Carol Abati

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e