sexta-feira, setembro 28, 2012

II Encontro SNBU & Escolas de Biblioteco​nomia

No mês de setembro ocorreu o II Encontro SNBU & Escolas de Biblioteconomia. Confira o relato da Professora e Coordenadora Valéria Valls e saiba como foi!

O II Encontro SNBU Escolas de Biblioteconomia ocorreu no dia 16 de setembro de 2012. Foi abordado o tema "Abordagens inovadoras no Ensino da Biblioteconomia" organizado pelo Curso de Biblioteconomia da UFRJ em Gramado / RS.


Depoimento de Valéria Valls,  Professora e Coordenadora  da FaBCI:

Fui convidada pelo Prof. André de Araújo (ex-SENAC e UNIFAI, atualmente na UFRJ) para moderar a mesa de abertura do encontro, que ocorreu em paralelo ao SNBU - Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias.


Valéria Valls

Esse encontro é um evento paralelo ao SNBU e aproveita a presença de representantes de vários cursos no evento para a troca de ideias e integração.  A mesa de abertura contou com a presença de representantes das entidades ABECIN, ANCIB e CFB e de escolas de biblioteconomia UFRJ, UFPB, UFRGS, UFBA e FESP. Na platéia outros coordenadores e professores de vários estados como por exemplo São Paulo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Pará dentre outros.


Durante a abertura fizemos um rápido resumo do que está acontecendo nos cursos e a platéia teve a oportunidade de se apresentar também. Ainda durante a manhã a Profa. Mariângela Fujita da UNESP fez uma palestra sobre o Laboratório Editoria Acadêmico, aspectos da atuação do profissional do bibliotecário. Esse tema é muito contemporâneo e merece mais pesquisas, inclusive vai aí uma dica para futuros TCC´s. Aproveitando, a Profa. Vânia apresentou durante o SNBU um trabalho sobre esse mesmo tema.



Vania Funaro

A outra palestra da manhã contou com a presença da Profa. Mariza Russo da UFRJ que abordou a formação em Biblioteconomia a distância: a implantação do modelo no Brasil e as perspectivas para o mercado de trabalho bibliotecário. Esse trabalho é resultado da tese de doutorado da Profa. Mariza, que apresentou informações muito interessantes sobre as novas modelagens dos cursos de biblio no Pais. O interessante nesses encontros é a troca de experiências e os debates, essa apresentação "pegou fogo"! A Sra. Nemora do CFB também falou um pouco sobre o curso de Biblio a distância que está será oferecido pela UAB.



Paramos para o almoço com direito a muita chuva e retomamos à tarde para iniciar a mesa redonda cujo tema foi: "Abordagens inovadoras no Ensino de Biblioteconomia". Apresentaram a Profa. Vânia Guedes da UFRJ (sobre linguagens documentárias), Profa. Zaira Zafalon da UFSCAR (sobre catalogação), Profa. Ana Carvalho da UFRJ (sobre a intregração das disciplinas de TI e de gestão - um projeto parecido com o nosso trabalho integrado do 3o semestre do currículo novo) e o Prof. André de Araújo da UFRJ (sobre história do livro nos currículos de Biblio). Foram muitas informações enriquecedoras!
Adriana Souza
E para concluir os trabalhos, a Profa. Célia Barbalho da UFAM representando a ABECIN falou sobre o papel da ABECIN no Ensino de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Lembrando que a FESP é responsável pela Coordenação SP da ABECIN, que congrega todos os cursos de biblio do nosso Estado.

O dia foi longo e excelente. É importante perceber que a FESP, apesar das limitações de uma Faculdade de pequeno porte, consegue acompanhar tendências da área. Vários cursos estão em Universidades Federais e Estaduais que contam com estruturas mais complexas, mas o nosso ensino está bem alinhado ao que os coordenadores e professores de Biblioteconomia do Pais estão discutindo.


Se quiser saber mais sobre as entidades visite os sites:
ABECIN - http://www.abecin.org.br/portal/
ANCIB - http://www.ancib.org.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário