Pular para o conteúdo principal

Por que me interessei pelo curso de Biblioteconomia


Silvia Terra

O depoimento da série “Por que me interessei pelo curso de Biblioteconomia?” desta semana relata a história de Silvia Terra, aluna da  pós-graduação em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação. Saiba um pouco mais sobre sua história e o porque ela escolheu o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação.


Eu não escolhi a Biblioteconomia, foi ela quem me escolheu, se é que posso dizer isso! Eu fui convidada para participar da implantação de uma biblioteca comunitária na rua onde moro, no segundo andar de uma Igreja Presbiteriana.  Foi quando a minha vida começou a mudar, a princípio era para monitorar três adolescentes e acabei ficando com esse trabalho por 4 anos. A partir disso, fiz o curso Técnico e de lá vim fazer a graduação na FESP.
A FESP foi indicação de professores e colegas que já sabiam que o melhor curso de graduação era aqui. E que tinha tradição e toda a história do pioneirismo da faculdade e eu fui uma das pessoas que também ouviu que para ser um bom profissional teria que estudar aqui, tive várias dificuldades, mas consegui terminar. Foi uma conquista pessoal e muito importante para minha família, pois nunca imaginei que conseguiria fazer uma graduação.
Eu me senti como uma aventureira, pois foram mais de 20 anos sem estudar. Mas aos poucos, fui vencendo os obstáculos e superando as dificuldades. Mudei de horário várias vezes, mas consegui, com a ajuda do marido que segurava todas em casa, e de muita teimosia. Em vários momentos foi preciso ser teimosa, já que a melhor saída era parar. E toda vez que eu falava isso em casa o marido, dizia não! Você chegou até aqui sozinha, não vai parar.
As vezes é mais fácil parar ou trancar as matérias, mas sempre pensei em não demorar mais do quatro anos, e que seu demorasse mais tempo para terminar, mais tempo a família iria sentir e acabei conseguindo. Espero que meu relato sirva para estimular outras pessoas, a não desistir do curso, seja por perda de emprego, doenças, família, ou qualquer outra coisa que apareça, as dificuldades sempre nos deixam mais fortes.
Eu espero que a nossa classe conquiste o respeito que mereçemos, pois a informação, que é o nosso trabalho, está em todo o lugar e em todos os nichos de mercado, e quem melhor que nós para tratarmos dela?

Comentários

  1. Silvia, assim como a Valls, te parabenizo pelo depoimento, pela garra, força de vontade e empenho... não é fácil mesmo, ainda não tenho tanto tempo de mãe, mas senti na pele certas dificuldades relacionadas á ausência em casa, e ao fato de ter que estar comprometida no trabalho e nos estudos...tenho que me espelhar em você, na própria Valls, que tem 2 rapazinhos, para ir frente e me destacar seja lá onde for, se não for para os outros, que seja para eu! Um bj, você é 10! Parabéns pelo maridão, sem eles ficaria mais difícil, não é?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e