sexta-feira, setembro 14, 2012

Rosa Maria Beretta ministra aula especial na FaBCI


Rosa Maria Beretta
No dia 13 de setembro, os alunos da FaBCI assistiram uma aula especial ministrada por Rosa Maria Beretta. Leia os depoimentos e saiba como foi!


Rosa Maria Beretta, gestora da Biblioteca e da Secretaria Acadêmica da FESPSP abordou o tema “Biblioteca Universitária: qualidade e avaliação do Ministério da Educação” por meio do convite da Profª Evanda Paulino, professora da disciplina Gestão de Serviços de Informação II. A participação ocorreu no período matutino e noturno para os 4ºs e 6ºs semestres.

A pertinência do tema apresentado por Rosa Maria foi evidente, pois uma das temáticas da disciplina de Gestão é o reconhecimento da importância e o estudo do método para avaliar e diagnosticar, como medida de controle de qualidade, a prestação dos serviços oferecidos em unidades de informação. Rosa Maria explicou quem são os responsáveis e quais os instrumentos e métodos utilizados nos processos de avaliação nas bibliotecas universitárias.

Além disso, Rosa Maria ressaltou a importância e o envolvimento do profissional da informação nos processos de avaliação institucional, e seu contínuo trabalho para reparar aspectos negativos e monitoraraspectos positivosda prestação de serviço, compreendendo seu âmbito de atuação na instituição de ensino superior.

Confira os depoimentos:

Ouvir a palestra de Rosa foi esclarecedor para compreender os critérios de avaliação e controle e qualidade dos serviços oferecidos pelas instituições de Ensino Superior, além de percebermos a importância atribuída pelo MEC às bibliotecas universitárias. Meu único estranhamento foi quanto à dimensão em que a biblioteca está contemplada nos processos de avaliação do MEC, pois a biblioteca é um setor avaliado como infraestrutura, porém não é somente isso, afinal a qualidade dos produtos e serviços influenciam no desenvolvimento pedagógico dos alunos, dos professores e outros públicos que frequentam o espaço, como setor que oferece suporte pedagógico e material para que haja uma extensão do ensino além da sala de aula. (Taís Mathias, aluna do 4º semestre noturno)

Não só como estudante, mas também como usuário da biblioteca da FESPSP, as informações passadas sobre as especificidades, exigências e avaliações em que as bibliotecas universitárias estão sujeitas, assim como a política de melhoria continua, seja  no acervo, organização, base de dados e dos gerenciamentos de recursos humanos, foram bem esclarecedoras. (Gustavo Moura, aluno do 4º semestre noturno)

Notícia enviada por Taís Mathias, aluna do 4º semestre noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário