Pular para o conteúdo principal

Seminário de Pesquisa da FESPSP

Já estão abertas as inscrições para o Seminário de Pesquisa da FESPSP. Leia o relato da Professora Carla Regina Diéguez e participe!

No dia 20/09/2012, a Professora Carla Diéguez falou sobre o Seminário de Pesquisa da FESPSP para a Monitoria Científica FaBCI.

MC: Qual a importância da pesquisa científica?

CD: A pesquisa científica é importante para qualquer aluno, pois seus objetivos não se restringem a quem quer fazer carreira acadêmica, ou seja, tornar-se um pesquisador científico. A pesquisa científica, pelo seu caráter de investigação, leva os pesquisadores a enfrentarem problemas, desafios, a construírem questões, a sistematizarem conhecimentos e exporem de forma clara. Estes requisitos são solicitados não apenas na área acadêmica, mas também na área corporativa. Desta forma, a pesquisa científica tem o objetivo de preparar o aluno para os desafios da vida profissional e, porque não, da vida social. Neste sentido, a pesquisa científica é extremamente importante para o desenvolvimento científico, profissional e social do aluno.



MC: Exponha brevemente o objetivo e a importância do Seminário de Pesquisa.

CD: O objetivo do Seminário de Pesquisa é proporcionar aos alunos um ambiente de apresentação e debate de trabalhos científicos, prática usual e bem vinda em um processo de construção de conhecimento. Reveste-se de grande importância, pois permite aos alunos colocarem em discussão os trabalhos que muitas vezes são realizados solitariamente, em bibliotecas e gabinetes, proporcionando ao aluno a troca de conhecimento, o esclarecimento de dúvidas e a construção de redes de conhecimento, que possibilitam ao aluno inserir-se de forma qualificada no campo científico.



MC: Como ocorre o processo de avaliação dos projetos encaminhados ao Seminário de Pesquisa?
CD: Os resumos inscritos são avaliados pela comissão organizadora, composta por docentes dos 3 cursos de graduação. A partir dos resumos, é possível avaliar o estágio de desenvolvimento dos trabalhos e escolher aqueles que mais se adéquam ao debate feito nos cursos e que também estão mais adiantados. Além disso, é avaliado se o aluno possui um problema de pesquisa, o que constitui critério importante para a caracterização da pesquisa científica.



MC: O evento teve início em 2009 e possuía o nome Seminário de Iniciação Científica. Por que o nome foi alterado para Seminário de Pesquisa?

CD: Porque em 2012 incluímos a participação, com apresentação de trabalhos, de alunos de pós- graduação da FESPSP. Desta forma, o Seminário de Pesquisa integra o Seminário de Iniciação Científica e o Seminário de Pós-Graduação.



MC:  Como avaliam o percurso do evento, que completa quatro anos, quanto à participação dos discentes? E quanto à qualidade dos trabalhos apresentados?

CD: A participação dos discentes diminui um pouco, contudo, a qualidade dos trabalhos melhorou, pois temos agora maior participação de alunos do último ano, que vem apresentar os seus trabalhos de conclusão de curso, boa parte finalizados ou em vias de finalização. Desta forma, vemos debates mais ricos. Além disso, a participação de alunos de outras instituições deu outro vigor ao seminário, trazendo mais estímulo aos nossos alunos, que querem mostrar bons trabalhos no seminário.



MC: Como ocorre a apresentação dos trabalhos? Descreva brevemente como são constituídas as mesas temáticas.
CD: As mesas temáticas são constituídas após a seleção dos trabalhos. Depois de realizada a avaliação e escolhidos os trabalhos, a Comissão Organizadora constitui as mesas temáticas por assunto ou por metodologias de pesquisa, de forma a permitir que os alunos apresentem trabalhos para colegas que estão realizando pesquisas similares, propiciando a troca de conhecimento. Estas mesas são coordenadas por docentes e pesquisadores especialistas no tema da mesa, de forma a propiciar aos alunos um debate qualificado, auxiliando-os no desenvolvimento posterior do trabalho.



MC: Quais são os critérios estabelecidos para a atribuição da menção honrosa?


CD: Cada docente/pesquisador responsável pelos comentários da mesa deve indicar o melhor rabalho de sua mesa para concorrer a menção honrosa. Para isso, o aluno deve ter enviado o rabalho completo, pois somente esses poderão ser indicados a menção honrosa. A Comissão Avaliadora, a partir dos melhores trabalhos de cada mesa, escolhe aquele que considera em melhor estágio de desenvolvimento e representativo dos demais trabalhos do seminário.



MC: De que maneira o aluno poderá dar continuidade a pesquisa após o seminário?


CD: O seminário auxilia o aluno no desenvolvimento de seu trabalho, apontando caminhos, colocando questões. Cabe ao aluno tomar estas orientações e,então, concluir seus tccs, trabalhos de iniciação científica ou mesmo propor novos trabalhos, seja para iniciação científica, para o tcc ou para um mestrado. Para isso, os alunos poderão contar com a ajuda dos docentes da FESPSP.



Acesse o site do evento para saber mais detalhes sobre como participar como ouvinte ou apresentando um trabalho acadêmico: http://www.fespsp.org.br/sic2012





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e