Já estão abertas as inscrições para o Seminário de Pesquisa da FESPSP. Leia o relato da Professora Carla Regina Diéguez e participe!
No dia 20/09/2012, a Professora Carla Diéguez falou sobre o Seminário de Pesquisa da FESPSP para a Monitoria Científica FaBCI.
MC: Qual a importância da pesquisa científica?
CD: A pesquisa científica é importante para qualquer aluno, pois seus objetivos não se restringem a quem quer fazer carreira acadêmica, ou seja, tornar-se um pesquisador científico. A pesquisa científica, pelo seu caráter de investigação, leva os pesquisadores a enfrentarem problemas, desafios, a construírem questões, a sistematizarem conhecimentos e exporem de forma clara. Estes requisitos são solicitados não apenas na área acadêmica, mas também na área corporativa. Desta forma, a pesquisa científica tem o objetivo de preparar o aluno para os desafios da vida profissional e, porque não, da vida social. Neste sentido, a pesquisa científica é extremamente importante para o desenvolvimento científico, profissional e social do aluno.
MC: Exponha brevemente o objetivo e a importância do Seminário de Pesquisa.
CD: O objetivo do Seminário de Pesquisa é proporcionar aos alunos um ambiente de apresentação e debate de trabalhos científicos, prática usual e bem vinda em um processo de construção de conhecimento. Reveste-se de grande importância, pois permite aos alunos colocarem em discussão os trabalhos que muitas vezes são realizados solitariamente, em bibliotecas e gabinetes, proporcionando ao aluno a troca de conhecimento, o esclarecimento de dúvidas e a construção de redes de conhecimento, que possibilitam ao aluno inserir-se de forma qualificada no campo científico.
MC: Como ocorre o processo de avaliação dos projetos encaminhados ao Seminário de Pesquisa?
CD: Os resumos inscritos são avaliados pela comissão organizadora, composta por docentes dos 3 cursos de graduação. A partir dos resumos, é possível avaliar o estágio de desenvolvimento dos trabalhos e escolher aqueles que mais se adéquam ao debate feito nos cursos e que também estão mais adiantados. Além disso, é avaliado se o aluno possui um problema de pesquisa, o que constitui critério importante para a caracterização da pesquisa científica.
MC: O evento teve início em 2009 e possuía o nome Seminário de Iniciação Científica. Por que o nome foi alterado para Seminário de Pesquisa?
CD: Porque em 2012 incluímos a participação, com apresentação de trabalhos, de alunos de pós- graduação da FESPSP. Desta forma, o Seminário de Pesquisa integra o Seminário de Iniciação Científica e o Seminário de Pós-Graduação.
MC: Como avaliam o percurso do evento, que completa quatro anos, quanto à participação dos discentes? E quanto à qualidade dos trabalhos apresentados?
CD: A participação dos discentes diminui um pouco, contudo, a qualidade dos trabalhos melhorou, pois temos agora maior participação de alunos do último ano, que vem apresentar os seus trabalhos de conclusão de curso, boa parte finalizados ou em vias de finalização. Desta forma, vemos debates mais ricos. Além disso, a participação de alunos de outras instituições deu outro vigor ao seminário, trazendo mais estímulo aos nossos alunos, que querem mostrar bons trabalhos no seminário.
MC: Como ocorre a apresentação dos trabalhos? Descreva brevemente como são constituídas as mesas temáticas.
CD: As mesas temáticas são constituídas após a seleção dos trabalhos. Depois de realizada a avaliação e escolhidos os trabalhos, a Comissão Organizadora constitui as mesas temáticas por assunto ou por metodologias de pesquisa, de forma a permitir que os alunos apresentem trabalhos para colegas que estão realizando pesquisas similares, propiciando a troca de conhecimento. Estas mesas são coordenadas por docentes e pesquisadores especialistas no tema da mesa, de forma a propiciar aos alunos um debate qualificado, auxiliando-os no desenvolvimento posterior do trabalho.
MC: Quais são os critérios estabelecidos para a atribuição da menção honrosa?
CD: Cada docente/pesquisador responsável pelos comentários da mesa deve indicar o melhor rabalho de sua mesa para concorrer a menção honrosa. Para isso, o aluno deve ter enviado o rabalho completo, pois somente esses poderão ser indicados a menção honrosa. A Comissão Avaliadora, a partir dos melhores trabalhos de cada mesa, escolhe aquele que considera em melhor estágio de desenvolvimento e representativo dos demais trabalhos do seminário.
MC: De que maneira o aluno poderá dar continuidade a pesquisa após o seminário?
CD: O seminário auxilia o aluno no desenvolvimento de seu trabalho, apontando caminhos, colocando questões. Cabe ao aluno tomar estas orientações e,então, concluir seus tccs, trabalhos de iniciação científica ou mesmo propor novos trabalhos, seja para iniciação científica, para o tcc ou para um mestrado. Para isso, os alunos poderão contar com a ajuda dos docentes da FESPSP.
Acesse o site do evento para saber mais detalhes sobre como participar como ouvinte ou apresentando um trabalho acadêmico: http://www.fespsp.org.br/sic2012
No dia 20/09/2012, a Professora Carla Diéguez falou sobre o Seminário de Pesquisa da FESPSP para a Monitoria Científica FaBCI.
MC: Qual a importância da pesquisa científica?
CD: A pesquisa científica é importante para qualquer aluno, pois seus objetivos não se restringem a quem quer fazer carreira acadêmica, ou seja, tornar-se um pesquisador científico. A pesquisa científica, pelo seu caráter de investigação, leva os pesquisadores a enfrentarem problemas, desafios, a construírem questões, a sistematizarem conhecimentos e exporem de forma clara. Estes requisitos são solicitados não apenas na área acadêmica, mas também na área corporativa. Desta forma, a pesquisa científica tem o objetivo de preparar o aluno para os desafios da vida profissional e, porque não, da vida social. Neste sentido, a pesquisa científica é extremamente importante para o desenvolvimento científico, profissional e social do aluno.
MC: Exponha brevemente o objetivo e a importância do Seminário de Pesquisa.
CD: O objetivo do Seminário de Pesquisa é proporcionar aos alunos um ambiente de apresentação e debate de trabalhos científicos, prática usual e bem vinda em um processo de construção de conhecimento. Reveste-se de grande importância, pois permite aos alunos colocarem em discussão os trabalhos que muitas vezes são realizados solitariamente, em bibliotecas e gabinetes, proporcionando ao aluno a troca de conhecimento, o esclarecimento de dúvidas e a construção de redes de conhecimento, que possibilitam ao aluno inserir-se de forma qualificada no campo científico.
MC: Como ocorre o processo de avaliação dos projetos encaminhados ao Seminário de Pesquisa?
CD: Os resumos inscritos são avaliados pela comissão organizadora, composta por docentes dos 3 cursos de graduação. A partir dos resumos, é possível avaliar o estágio de desenvolvimento dos trabalhos e escolher aqueles que mais se adéquam ao debate feito nos cursos e que também estão mais adiantados. Além disso, é avaliado se o aluno possui um problema de pesquisa, o que constitui critério importante para a caracterização da pesquisa científica.
MC: O evento teve início em 2009 e possuía o nome Seminário de Iniciação Científica. Por que o nome foi alterado para Seminário de Pesquisa?
CD: Porque em 2012 incluímos a participação, com apresentação de trabalhos, de alunos de pós- graduação da FESPSP. Desta forma, o Seminário de Pesquisa integra o Seminário de Iniciação Científica e o Seminário de Pós-Graduação.
MC: Como avaliam o percurso do evento, que completa quatro anos, quanto à participação dos discentes? E quanto à qualidade dos trabalhos apresentados?
CD: A participação dos discentes diminui um pouco, contudo, a qualidade dos trabalhos melhorou, pois temos agora maior participação de alunos do último ano, que vem apresentar os seus trabalhos de conclusão de curso, boa parte finalizados ou em vias de finalização. Desta forma, vemos debates mais ricos. Além disso, a participação de alunos de outras instituições deu outro vigor ao seminário, trazendo mais estímulo aos nossos alunos, que querem mostrar bons trabalhos no seminário.
MC: Como ocorre a apresentação dos trabalhos? Descreva brevemente como são constituídas as mesas temáticas.
CD: As mesas temáticas são constituídas após a seleção dos trabalhos. Depois de realizada a avaliação e escolhidos os trabalhos, a Comissão Organizadora constitui as mesas temáticas por assunto ou por metodologias de pesquisa, de forma a permitir que os alunos apresentem trabalhos para colegas que estão realizando pesquisas similares, propiciando a troca de conhecimento. Estas mesas são coordenadas por docentes e pesquisadores especialistas no tema da mesa, de forma a propiciar aos alunos um debate qualificado, auxiliando-os no desenvolvimento posterior do trabalho.
MC: Quais são os critérios estabelecidos para a atribuição da menção honrosa?
CD: Cada docente/pesquisador responsável pelos comentários da mesa deve indicar o melhor rabalho de sua mesa para concorrer a menção honrosa. Para isso, o aluno deve ter enviado o rabalho completo, pois somente esses poderão ser indicados a menção honrosa. A Comissão Avaliadora, a partir dos melhores trabalhos de cada mesa, escolhe aquele que considera em melhor estágio de desenvolvimento e representativo dos demais trabalhos do seminário.
MC: De que maneira o aluno poderá dar continuidade a pesquisa após o seminário?
CD: O seminário auxilia o aluno no desenvolvimento de seu trabalho, apontando caminhos, colocando questões. Cabe ao aluno tomar estas orientações e,então, concluir seus tccs, trabalhos de iniciação científica ou mesmo propor novos trabalhos, seja para iniciação científica, para o tcc ou para um mestrado. Para isso, os alunos poderão contar com a ajuda dos docentes da FESPSP.
Acesse o site do evento para saber mais detalhes sobre como participar como ouvinte ou apresentando um trabalho acadêmico: http://www.fespsp.org.br/sic2012
Carla, excelente relato!
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