Pular para o conteúdo principal

Trabalho Integrado

A professora Adriana Maria de Souza concedeu para a Monitoria Científica um relato sobre o Trabalho Integrado realizado na FaBCI. Leia e saiba mais!



O Trabalho Integrado é uma atividade interdisciplinar integrada entre as três disciplinas ministradas no 3º semestre do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, que compõem o Tratamento da Informação: Indexação e Resumos (46h), Representação Descritiva Automatizada (72h), Linguagens Documentárias Pré-coordenadas (82h).

O projeto buscou, além do objetivo geral do semestre, que é o de apresentar ao corpo discente noções fundamentais da base técnica da profissão, aliar e integrar conjuntamente as abordagens apreendidas durante o semestre na composição final de um manual teórico-prático referente ao Tratamento da Informação.

O Manual de Tratamento da Informação foi idealizado pelas docentes com o propósito de apresentar ao discente, a integração das disciplinas, criando assim, um roteiro sugerido com os tópicos referenciais de cada uma, para que o aluno contemplasse tanto seus aspectos temáticos quanto descritivos. Para o devido aproveitamento, foram destinadas, no Plano de Ensino, aulas práticas para a produção do trabalho com orientação dirigida pelas docentes.


Alguns depoimentos cedidos pelos alunos sobre a experiência:


Trabalhamos com esse trabalho desde o início do semestre acompanhando as aulas rigorosamente, e estruturando o trabalho na medida em que fazíamos os exercícios em sala de aula além de seguir as orientações realizadas em sala, por isso conseguimos entregar o trabalho sem atraso. (Filipe Gabriel, aluno do 4º semestre noturno)


A realização do trabalho integrado foi desafiadora, mas a integração possibilitou a percepção e a visão diferenciadas sobre as atividades que ocorrem no processamento técnico como um sistema, de fato, integrado. As disciplinas técnicas apresentadas que caracterizam o trabalho tradicional do profissional da informação no mercado de trabalho, anteciparam a experiência que teremos após nos formarmos. Muitas vezes a percepção sobre a organização da informação se torna difícil pela departamentalização das disciplinas ao abordá-las. O trabalho integrado torna-se o movimento contrário, que exige do aluno um pensamento complexo sobre as atividades desenvolvidas nos serviços de informação. (Taís Mathias, aluna do 4º semestre noturno)


Foi um trabalho sem precedentes, árduo, desafiante e que deixou claro a integração de todas as matérias de um modo preciso e sem preferência à nenhuma das disciplinas; uma disciplina não começa quando termina a outra, elas andam juntas (o trabalho mostrou isso)”. (Rodrigo Garcia, aluno do 4º semestre noturno)


De um modo geral o trabalho foi proveitoso, representou uma oportunidade de aprender e rever conceitos teóricos e práticos, como também uma forma de preparação para outros trabalhos”. (Rosangela Cano, aluna do 4º semestre noturno)
 
Notícia enviada por Adriana Maria de Souza, professora da FaBCI 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e