A professora Adriana Maria de Souza concedeu para a Monitoria Científica um relato sobre o Trabalho Integrado realizado na FaBCI. Leia e saiba mais!
O Trabalho Integrado é uma atividade interdisciplinar integrada entre as três disciplinas ministradas no 3º semestre do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, que compõem o Tratamento da Informação: Indexação e Resumos (46h), Representação Descritiva Automatizada (72h), Linguagens Documentárias Pré-coordenadas (82h).
O projeto buscou, além do objetivo geral do semestre, que é o de apresentar ao corpo discente noções fundamentais da base técnica da profissão, aliar e integrar conjuntamente as abordagens apreendidas durante o semestre na composição final de um manual teórico-prático referente ao Tratamento da Informação.
O Manual de Tratamento da Informação foi idealizado pelas docentes com o propósito de apresentar ao discente, a integração das disciplinas, criando assim, um roteiro sugerido com os tópicos referenciais de cada uma, para que o aluno contemplasse tanto seus aspectos temáticos quanto descritivos. Para o devido aproveitamento, foram destinadas, no Plano de Ensino, aulas práticas para a produção do trabalho com orientação dirigida pelas docentes.
Alguns depoimentos cedidos pelos alunos sobre a experiência:
O Trabalho Integrado é uma atividade interdisciplinar integrada entre as três disciplinas ministradas no 3º semestre do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, que compõem o Tratamento da Informação: Indexação e Resumos (46h), Representação Descritiva Automatizada (72h), Linguagens Documentárias Pré-coordenadas (82h).
O projeto buscou, além do objetivo geral do semestre, que é o de apresentar ao corpo discente noções fundamentais da base técnica da profissão, aliar e integrar conjuntamente as abordagens apreendidas durante o semestre na composição final de um manual teórico-prático referente ao Tratamento da Informação.
O Manual de Tratamento da Informação foi idealizado pelas docentes com o propósito de apresentar ao discente, a integração das disciplinas, criando assim, um roteiro sugerido com os tópicos referenciais de cada uma, para que o aluno contemplasse tanto seus aspectos temáticos quanto descritivos. Para o devido aproveitamento, foram destinadas, no Plano de Ensino, aulas práticas para a produção do trabalho com orientação dirigida pelas docentes.
Alguns depoimentos cedidos pelos alunos sobre a experiência:
Trabalhamos com esse trabalho desde o início do semestre acompanhando as aulas rigorosamente, e estruturando o trabalho na medida em que fazíamos os exercícios em sala de aula além de seguir as orientações realizadas em sala, por isso conseguimos entregar o trabalho sem atraso. (Filipe Gabriel, aluno do 4º semestre noturno)
A realização do trabalho integrado foi desafiadora, mas a integração possibilitou a percepção e a visão diferenciadas sobre as atividades que ocorrem no processamento técnico como um sistema, de fato, integrado. As disciplinas técnicas apresentadas que caracterizam o trabalho tradicional do profissional da informação no mercado de trabalho, anteciparam a experiência que teremos após nos formarmos. Muitas vezes a percepção sobre a organização da informação se torna difícil pela departamentalização das disciplinas ao abordá-las. O trabalho integrado torna-se o movimento contrário, que exige do aluno um pensamento complexo sobre as atividades desenvolvidas nos serviços de informação. (Taís Mathias, aluna do 4º semestre noturno)
Foi um trabalho sem precedentes, árduo, desafiante e que deixou claro a integração de todas as matérias de um modo preciso e sem preferência à nenhuma das disciplinas; uma disciplina não começa quando termina a outra, elas andam juntas (o trabalho mostrou isso)”. (Rodrigo Garcia, aluno do 4º semestre noturno)
De um modo geral o trabalho foi proveitoso, representou uma oportunidade de aprender e rever conceitos teóricos e práticos, como também uma forma de preparação para outros trabalhos”. (Rosangela Cano, aluna do 4º semestre noturno)
Notícia enviada por Adriana Maria de Souza, professora da FaBCI
Comentários
Postar um comentário