quinta-feira, outubro 04, 2012

Por que me interessei pelo curso de Biblioteconomia

Valéria Valls
O depoimento da série “Por que me interessei pelo curso de Biblioteconomia?” desta semana relata a história de Valéria Valls, Professora e Coordenadora da FaBCI. Saiba um pouco mais sobre sua história e o porque ela escolheu o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação.



Eu estudava na Escola Estadual de 2o grau "Professor Andronico de Melo" na Vila Sônia e a escola não tinha biblioteca escolar. Fazia minhas pesquisas na Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima, em Pinheiros, na antiga sede perto do Shopping Eldorado. Quando estava no 3o colegial estava muito perdida em relação ao meu futuro, pensava em fazer jornalismo ou direito. Numa das idas à biblioteca a bibliotecária de lá (não lembro o seu nome) comentou comigo sobre a Biblioteconomia. Eu nunca tinha pensado nessa profissão e comecei a me informar. Ainda no 3o colegial eu comprei o Manual da FUVEST e resolvi prestar vestibular para saber como era e... passei! Foi um susto, eu era muito caipira, sempre estudei em escola pública, meus pais são muito simples (minha mãe era operária/dona de casa e o meu pai marceneiro) e eu tive muito medo do que eu encontrei por lá, era um mundo muito diferente do meu. Mas aos poucos me adaptei, comecei a estagiar e 22 anos se passaram desde a minha graduação (sou da turma de 1987-1990). 


Quando eu cursava as disciplinas do doutorado (em 2003) tive a oportunidade de ser colega de turma do Prof. Cláudio Marcondes (que também fazia doutorado na mesma época), ele era coordenador na FESP. Comentei meu interesse pela docência e surgiu uma oportunidade, a professora que ministrava Gestão do Conhecimento na pós-graduação da FESP ia sair e ele precisava indicar um outro professor. Entrei em março de 2003 e estou na FESP até hoje; atualmente além de Gestão do Conhecimento também sou responsável pela disciplina de Gestão da Qualidade, tema dos meus estudos acadêmicos. Em 2009 fui convidada para assumir a coordenação da graduação e em 2011 a coordenação da pós-graduação. Sou muito grata a FESP pelas oportunidades e principalmente pela minha experiência como docente, minha grande vocação. Aprendo muito com os alunos, me sinto muito motivada e encorajada para seguir em frente. 


Penso em fazer o pós-doutorado em breve. Além disso, meu "sonho de consumo" é orientar mestrandos e doutorandos, hoje sou professora externa do programa de pós-graduação da ECA/USP, mais ainda não posso orientar, somente ministrar aulas. 

2 comentários:

  1. A Valls êh um exemplo dentro da nossa área! Linda carreira e motivação para todos!

    ResponderExcluir