quinta-feira, novembro 01, 2012

Monitoria Voluntária

Com o intuito de auxiliar os professores e alunos, o Monitor Voluntário se torna cada vez mais importante na FaBCI. Leia e saiba mais!

A Monitoria Voluntária foi criada com o intuito de apoio à aprendizagem. Alunos participam de forma ativa, auxiliando os professores durante a aula. Leia os depoimentos da Professora Roseli Gatti e de seus monitores.
 
Para Roseli Gatti, Professora da FaBCI,

A Monitoria é muito importante para ajudar os alunos que tem muita dificuldade de aprendizagem principalmente nas disciplinas de Lógica e Estatística, e importante também para o monitor que tem como retorno horas de atividades complementares. Com o acompanhamento do professor a monitoria é muito bem planejada. O monitor prepara as aulas e apresenta ao professor antes de ministrá-la. As aulas são ministradas conforme a disponibilidade de cada monitor. Esta prática tem sido muito bem vista pelos alunos e como retorno há 2 anos tenho tido um baixo percentual de alunos que ficam de exame dependência nas disciplinas de Lógica e Estatística.


Depoimento dos monitores:

Quando soube que existia a possibilidade de auxiliar a Professora Roseli com a monitoria de Lógica, logo me prontifiquei. Compartilhar com meus colegas um pouco do que sabia sobre a disciplina é gratificante, porque nos faz pensar e enxergar um pouco diferente do que a maioria de nós já estava acostumada dentro da área de humanas. A Lógica faz parte de tudo no nosso dia a dia, e na Biblioteconomia não é diferente. Toda semana, alguns dos meus colegas estavam lá, prontos a elimarem a dúvidas de exercícios e revisão para prova. Além de proporcionar ajuda aos meus colegas, as horas gastas com a monitoria são convertidas em horas complementares, que fazem parte da grade curricular obrigatória no curso. 
Marco Antonio, aluno do 4 °semestre noturno da FaBCI


A princípio movido pela oportunidade de angariar horas de atividade complementar, aceitei o privilégio da monitoria. Não sabia ao certo o quanto exigiria de mim; como quantos alunos viriam, o que ensinar, etc. No primeiro Sábado, aproximadamente 20 alunos vieram, todos ansiosos em resolver de imediato suas dúvidas. Nos seguintes, a média foi de 8 a 10 alunos. 
É muito bom, como resultado da monitoria, o ganho de auto-confiança, de disciplina, a oportunidade de fixar conhecimento útil, e a satisfação de ajudar os colegas. 
Embora fiquei um pouco sobrecarregado, pois as atividades da minha turma continuaram normalmente, valeu a pena pela satisfação que proporciona, ao ajudar os colegas (que podem vir a ser colegas de trabalho, quem sabe) e também no desenvolvimento pessoal. Espero que todos tenham obtido bons resultados nas suas avaliações. Àqueles que podem ministrar Monitoria, fica meu incentivo, vocês só tem a ganhar.

Millian Piche, aluno do 4° semestre matutino da FaBCI

2 comentários:

  1. Poxa que bacana ver a importancia que a monitoria tem não só para os 'ajudados' mas para os monitor que pode desenvolver e fixar ainda os conhecimentos obtidos.
    Muito legal :)

    ResponderExcluir
  2. Também acho super legal. Creio que quando acabar a facu terei um tempinho para ser Monitora ;)

    ResponderExcluir