quinta-feira, novembro 01, 2012

Núcleo de Pesquisa Biblioteca Clóvis Moura

O  Núcleo de Pesquisa Biblioteca Clóvis Moura é a realização de um projeto há anos sonhado por alunos e professores da FESPSP. Participe do projeto!



Com o objetivo de aprofundar os estudos sobre as relações raciais no Brasil, no ano de 2010, decidiu-se fundar uma organização, sob a liderança do Sr. Adão – livreiro da instituição, que pudesse atender aos alunos dos grupos de estudo e demais interessados.  O Núcleo se propõe ir além das comemorações do feriado da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A sua mentora é Cristiane Laudemar Rodrigues, aluna do 6º semestre noturno da FaBCI. 

A Biblioteca Clóvis Moura possui em seu acervo mais ou menos 300 itens entre livros, periódicos, CD’s, DVD’s,  localizados em uma estante cedida pelo  Sr. Adão  em sua livraria. Pretendemos, auxiliados por professores, alunos, e todos aqueles que se interessarem pelo projeto:


 1.tratar os itens já existentes;
 2.manter um sistema de gestão funcional;
 3.permitir a rotatividade  do acervo, já que bibliotecas são organismos  em  constante mudança;
 4.manter pessoal (alunos de biblioteconomia) treinados para atuar na mesma;
 5.parcerias com instituições públicas e privadas que acreditem no projeto;
 6.colocar em prática o conhecimento adquirido na FaBCI; buscar a interação dos 3 cursos existentes na Fundação – Administração, Sociologia, Biblioteconomia – na consolidação deste projeto.

Algumas ações já foram feitas, como reuniões com a Coordenação, Gerência da Biblioteca da FESPSP, Docentes do Tratamento da Informação para dar início ao projeto. Agora chegou o momento de envolvermos os alunos de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP, primeiramente fazendo um convite para colaborarem com o processamento técnico do acervo, que será gerenciado pelo Núcleo e contará com a supervisão técnica das docentes: Concília Teodósio, Andréia Gonçalves e Adriana Souza, responsáveis pelas disciplinas técnicas do curso. Ao participar deste projeto, os alunos terão horas de atividades complementares válidas.

Na próxima semana, ocorrerá a divulgação nas salas de aula para formalizar o convite e esclarecer dúvidas.

 
Notícia enviada por Adriana Maria de Souza, Profª da FaBCI

Um comentário: