segunda-feira, novembro 26, 2012

O livro da minha vida

O gênio do crime
O depoimento da série “O livro da minha vida" desta semana é de Vilma Silva Batista, aluna do 4º semestre matutino.






MC - Que livro você consideraria 'O livro da sua vida'?

O livro da minha vida é "O gênio do crime" de João Carlos Marinho.
 


MC - Por que ele tem/teve essa importância? (Que tipo de efeito essa leitura causou em você e no seu
dia-a-dia?)

A influência que este livro teve em minha vida foi o instigar o meu gosto por literatura. Antes de ler este livro, a cerca de 16 anos atrás, não tinha muito interesse por leitura. As vezes eu lia gibis da Turma da Mônica ou da Disney. Este livro chegou em minhas mãos por meio da minha irmã, pois uma professora dela pediu para ler e fazer uma atividade. Um dia estava de bobeira e comecei a lê-lo e não consegui parar mais. Acredito que o motivo para eu ter gostado tanto do livro foi o fato de ser literatura infanto-juvenil, nesta época eu tinha entre 9 e 10 anos, e o enredo tratar de um grupo de crianças que tentam descobrir um criminoso que está impedindo elas de completarem a coleção de figurinhas, acho que eu me indentifiquei com elas. Além disso, este livro foi o ponto de partida para conhecer outras obras deste autor e de outros escritores de literatura infanto juvenil, como Ganymédes José e Marcos Rey. E o interessante é que conforme a pessoa fica mais velha e muda seu comportamento, personalidade e entre outros, o gênero ou estilo literário também é modificado, e isso eu percebo que aconteceu e continua acontecendo comigo.
Vilma Silva Batista

MC - Normalmente, que gênero literário 'sacia seu apetite'?

Adoro suspense policial e de terror. Sou fã de Agatha Christie, John Grisham, Sir Arthur Conan Doyle, Edgar Alan Poe e H. P. Lovecraft. Eu amo Drácula (texto integral) de Bram Stoker (prefiro os vampiros das antigas rsrsrsrsrs).

MC -Cite o nome (e autor) de um livro sugerido na bibliografia do curso que você tenha lido e gostado.

Eu gostei muito do livro de Roger Chartier "A aventura do livro do leitor ao navegador", trata da evolução do livro e a influência sobre o leitor.
 

 

Um comentário: