Pular para o conteúdo principal

Monitoria Científica da FaBCI

Em 2013, a Monitoria Científica da FaBCI completará 4 anos de existência. Conheça um pouco mais sobre a sua história!

O ano de 2012 teve como grande objetivo a divulgação da Monitoria Científica. Com a ajuda da monitora voluntária, Taís Mathias, criamos o Facebook da Monitoria e mantivemos a atualização da conta do Twitter. Fechamos o ano de 2012 com mais de 37.000 mil visualizações, com predominância de público no Brasil, Estados Unidos, Holanda, Alemanha e Romênia.

Relato de Valéria Valls, Coordenadora do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação:

Quando ingressei na FaBCI em 2009 havia um mito - que os alunos e professores da Biblioteconomia não tinham muito envolvimento acadêmico. Estava na FESP desde 2003 (na pós-graduação), mas esse foi o meu primeiro contato com a graduação. Essa nova realidade me motivou a pensar a respeito, principalmente porque uma das minhas metas iniciais era finalizar a revisão curricular que havia sido iniciada nas gestões anteriores.
Na época o Núcleo de Pesquisas coordenado pela Profa. Carla Dieguez estava se consolidando e eu me aproximei muito das atividades de iniciação científica. No final de 2009 idealizamos a figura do monitor científico da FaBCI, fiz o edital, a Diretoria aprovou e o Wellington Ferreira aceitou entrar nessa comigo. Foi um desafio para ambos, mas um início excelente. Publicamos um artigo a seis mãos sobre isso, vejam em: http://monitoriafabci.blogspot.com.br/2012/08/ex-aluno-da-fabci-publica-artigo.html
Vejam também o balanço do 1o ano no link http://monitoriafabci.blogspot.com.br/2010/12/balanco-de-2010.html#more
Em 2011, já consolidada, a monitoria contou com a Roberta Gravina e com o Filipe Gabriel (como voluntário). Vejam em: http://monitoriafabci.blogspot.com.br/2011/12/despedida-da-monitora.html#more
Em 2012 entrou a Rebeka Savickas, que está encerrando em dezembro. Nesse número do boletim a Rebeka vai contar um pouco sobre sua experiência.
Espero que 2013 seja o ano da colaboração. Cada vez mais entendo que a monitoria científica é um projeto coletivo, os alunos e os professores devem participar, se envolver, enfim, esse é o sentido da pesquisa científica e da colaboração. Em 2012 iniciamos esse conceito com a participação da Beatrix e do Rafael (matutino) e da Tais (noturno), que ajudaram muito a Rebeka a tocar a monitoria.  
Sinto que os professores e alunos podem e devem participar mais. A monitoria não é do monitor nem da Coordenação, a monitoria é da nossa Faculdade; é do matutino e do noturno, independente do período em que o monitor do ano estiver matriculado.  
Uma das coisas que mais me alegra nessa projeto é a divulgação da nossa Faculdade e do nosso curso. Na FaBCI temos pesquisa sim, além de atividades culturais, projetos belíssimos como o trabalho temático, Centro Acadêmico se estruturando, existem alunos e professores que colaboram muito para o avanço da Biblioteconomia paulista e porque não dizer, nacional! Temos muito conteúdo e os vários canais da monitoria científica podem ajudar nessa divulgação.
A partir do estímulo da monitoria nossos alunos publicaram mais artigos, participaram de mais eventos e a participação no PIBIC e nos seminários de pesquisa também foram incrementadas. É claro que não foi só por causa da monitoria mas ouso dizer que ela teve seu "dedinho de participação".  
Que venha 2013 com novos desafios para esse e para os demais projetos da FaBCI.


Relato de Wellington Ferreira Rodrigues, Monitor Científico 2010:


O início dos trabalhos com o blog começou de uma forma simples, o objetivo era alcançar de uma forma direta e simples a comunidade FaBCI/FESPSP. Em alguns posts e páginas utilizávamos o Slideshare e o Google Agenda, além da divulgação via Twitter e Boletim da Monitoria. Não nos preocupamos com o leiaute das páginas e dos posts, como era o primeiro ano de trabalhos da Monitoria, a preocupação era com o conteúdo e divulgação.

Relato de Roberta Gravina, Monitora Científica 2011:


Acompanhei de perto o trabalho do Wellington durante o primeiro ano da monitoria e desenvolvi um enorme interesse pelas possibilidades que essa atividade poderia trazer à minha carreira profissional. O desenvolvimento acadêmico e a busca por novas informações me motivaram a concorrer ao primeiro edital de seleção. Passei! E agora? O primeiro monitor já havia realizado um excelente trabalho e eu precisava dar continuidade e visibilidade ao que estávamos fazendo. Reestruturei o leiaute do nosso blog, melhorei os canais de comunicação e, com a ajuda do Filipe, participamos mais ativamente de eventos para a divulgação do que estava acontecendo aos nossos colegas. Me sinto muito feliz por ter tido a oportunidade de participar desse projeto e ter aprendido tanto com a Valéria e meus colegas... Dá trabalho, mas é gratificante ver o envolvimento de todos e o reconhecimento no final do caminho.

Relato de Rebeka Savickas, Monitora Científica 2012:

Ao chegar na Monitoria Científica me deparei com uma estrutura organizada e uma equipe preparada. Tanto a Valéria, quanto os monitores Wellington e Roberta me acolheram de uma forma que o projeto só poderia crescer e dar certo. Agradeço a Valéria Valls, Roberta Gravina, Wellington Rodrigues, Taís Mathias, Rafael Reche, Beatrix Gussonato e Filipe Gabriel. Sem vocês a história não seria a mesma. Ao próximo Monitor/a desejo um bom trabalho e que saiba: uma vez Monitor, sempre Monitor  :)

Comentários

  1. Poxa, lendo esse post senti uma curiosidade imensa em saber mais sobre a monitoria científica. Todos que dela participam, transmitem tanta paixão e interesse pela Biblioteconomia, que cada vez mais acredito que fiz a escolha certa depois de tantas outras.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação