sexta-feira, dezembro 14, 2012

Pós TCC 2012

De 03 a 10 de dezembro ocorreram as defesas de TCC da FaBCI - turma 2009/2012. Confira os relatos!



Valéria Valls, Coordenadora da FaBCI:

De 03 a 10 de dezembro de 2012 foram realizadas 20 bancas de defesa de TCC´s, dos mais variados temas, demonstrando a qualidade dos nossos alunos e a preocupação do futuro bibliotecário com temas contemporâneos da nossa área. As bancas foram presididas pelos orientadores dos TCC´s, que contaram com dois colegas (professores da FaBCI ou da pós-graduação), para compor a banca, que cumpriu o papel de comentar, incentivar e, em alguns casos, reorientar os alunos para a finalizar o TCC com chave de ouro, cumprindo a função de sistematizar o conhecimento científico gerado.
As bancas contaram com a participação de familiares, alunos, professores e ex-alunos, o que motivou muito nossos alunos nesse momento tão esperado. O TCC na FaBCI é coordenado pela Profa. Dra. Maria Ignês Carlos Magno, pesquisadora com sólida carreira acadêmica, que além da competência profissional tem um jeito especial para tranquilizar e motivar os alunos nesse momento tão importante da sua formação.



Leidieice Santos e Vanessa Soares:



Leidieice Santos e Vanessa Soares
Desde que ingressamos na faculdade, sempre pensamos como seria esse dia da apresentação do TCC. É um dia tenso, de muito nervosismo e ansiedade, porém quando ele passa e você ouve que foi APROVADA, é uma sensação inexplicável de felicidade, pois se lembra de todos os momentos que passou até chegar ali, das noites de insônia pensando no tema, desenvolvimento até a conclusão. Agradecemos muito à nossa orientadora Valéria M. Valls, pela paciência, compreensão e dicas durante esse percurso árduo e também à banca examinadora pelas professoras Adriana Abraão e Maria Imaculada, pois sem as observações na pré-avaliação do trabalho, não teríamos amadurecido sem as crítica apontadas.


Stephanie Lorenz:

Quando o ultimo semestre chega, com ele vêm os prazos e isso começa cada vez mais a perturbar a cabeça daqueles que estão envolvidos com o TCC, que era o meu caso. A pré-banca nos deixa com os primeiros fios de cabelos brancos... Recebemos as ricas contribuições e damos o gás total... Chega a entrega final e com ela vem a nossa tranquilidade momentânea...
Stephanie Lorenz
A tranquilidade passa e logo começa o novo desespero, remoemos cada minuto que podemos em cima do TCC para extrair o principal dele, chegamos ao impasse mais problemático, conseguir expor o principal daquele trabalho que nos debruçamos e que para nós tudo é muito importante... Chega o grande dia... Os nervos a flor da pele, gravamos toda a nossa fala e minutos antes de apresentar esquecemos tudo. O trabalho ao longo dos curtos 30 minutos se torna um estranho para nós...
De repente surge à luz no fim do túnel, nos encontramos novamente ao meio aquela turbulência de emoções, somos nós agradecendo por aquele momento. A banca destrincha todos os centímetros do trabalho, queremos responder tudo, está tudo ali na ponta da língua, novamente somos pais daquele filho prodígio. Depois das arguições aguardamos ansiosos pelo resultado, por aquilo que esperamos
anos para ouvir. 
Ouço a voz de minha orientadora dizendo: “Stephanie você está ‘re’... APROVADA!” Vocês acreditam que deu tempo de fazer piadinha comigo?!?!?! 
Só consigo pensar no alívio, ainda não acabou preciso entregar as revisões, mas agora eu me sinto no início de outro caminho... Aquele caminho eu estava trilhando eu tinha chegado ao fim.



Um comentário: