quarta-feira, fevereiro 13, 2013

E-books de Biblioteconomia e Ciência da Informação



    Alô, alô, alunos planejando seu trabalho integrado ou escrevendo seu TCC: uma ótima dica da aluna Sheila Silveira (3º semestre noturno) para enriquecer as suas leituras é visitar o site da Associação dos Bibliotecários de Góias, em um extraordinário serviço a favor de toda a classe bibliotecária.


A Associação dos Bibliotecários de Goiás disponibiliza, em sua página, novos e-books das áreas de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação.

Todos os e-books podem ser baixados gratuitamente.

Entre os títulos destacamos “Introdução às fontes de informação”, de Bernadete Campello, incluído na bibliografia da disciplina “Fontes de Informação e Pesquisa”, da Professora Vânia Funaro, no curso de Biblioteconomia da FESPSP. Outros títulos auxiliam disciplinas do curso, como o livro da Mariângela Fujita, “A indexação de livros” para  Indexação e Resumos, da professora Andreia Gonçalves, Maria Luiza Campos com “Linguagem Documentária”, para Linguagens Documentárias pré e pós coordenadas, com as professoras Adriana Souza e Concília Teodósio; e “Dicionário brasileiro de terminologia arquivística” para a disciplina sobre Arquivos da Professora Rachel, entre outros. Veja algumas indicações:

FUJITA, Mariângela Spotti Lopes (Org.).  A indexação de livros: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias. Um estudo de observação do contexto sociocognitivo com protocolos verbais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 149 p

ARQUIVO NACIONAL. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. 230 p.

ALMEIDA, Carlos Cândido de. Elementos de linguística e semiologia na organização da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. 206 p.

CAMPELLO, Bernadete dos Santos; CALDEIRA, Paulo da Terra (Orgs.). Introdução às fontes de informação. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. 184 p. 

CAMPOS, Maria Luiza de Almeida. Linguagem documentária: teorias que fundamentam sua elaboração. Niterói: EdUFF, 2001. 133 p.

DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da Informação: porque só a tecnologia não basta para o sucesso da informação. Tradução: Bernadette Siqueira Abrão.  São Paulo: Futura, 1998. 316 p.

DUARTE, Zeny; FARIAS, Lúcio (Orgs.). A medicina na era da informação. Salvador: EDUFBA, 2009. 506 p.

FERREIRA, Miguel. Introdução à preservação digital: conceitos, estratégias e actuais consensos. Guimarães, Portugal: Escola de Engenharia da Universidade do Minho, 2006. 88p.

Acesse o site da Associação dos Bibliotecários de Goiás aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário