Pular para o conteúdo principal

Um filme, um concerto e um livro


Destaques para enriquecer suas horas de lazer: um filme, uma boa dica sobre onde assistir a um ótimo concerto e um excelente livro, dicas do aluno Antonio Eduardo Bei, do 3º semestre noturno da FaBCI.




A Caverna dos sonhos esquecidos

Documentário – 2010
Direção: Werner Herzog
            Belíssimo e comovente documentário, que mostra o interior de uma caverna na França, descoberta em 1994 por Chauvet, que dá o nome à caverna.
            O diretor nos revela com maestria os desenhos rupestres que se encontram por toda a caverna, alguns com mais de 30.000 anos de idade.
            A narração é do próprio Herzog, que descreve as imagens com um tom emocional compatível com o clima místico que envolve o filme. A música, de autoria de Ernst Reijeger, é excelente e complementa a beleza evocada pelo documentário.
            Vale destacar que a filmagem em 3D valoriza mais ainda as imagens do interior da caverna, fazendo com que o espectador se sinta dentro dela.



Mundo clássico 

            John Neschling está de volta a São Paulo. Desta vez no âmbito da prefeitura e sob os auspícios do PT. Ele é o novo Diretor Artístico do Teatro Municipal, e pelo que vimos na extensa entrevista que deu ao “Estadão”, seu projeto para o Teatro é ambicioso, sobretudo no que diz respeito à programação operística.
            Se o maestro conseguir, nos próximos anos, implantar seus projetos e suas ideias, a qualidade do Teatro Municipal, com seus corpos estáveis, atingirá um patamar de nível internacional, o que será muito bom para os amantes da música clássica. Competência para isso ele tem, como ficou comprovado em sua brilhante passagem pela OSESP.


  "Os sinos da agonia" de Autran Dourado


   A história se passa em Minas Gerais, século XVIII, em um contexto social carregado de limites e preconceitos, cujos valores eram determinados por nomes de famílias e aparências; tempos esses em que existiam "mestiços" e "bastardos", que eram estigmatizados e relegados à margem da sociedade.
   Quatro protagonistas dão forma à obra, enfocados particularmente pelo autor, com seus problemas e idiossincrasias, levando para o relacionamento que se estabelece entre eles as questões de cada um , num universo de egoísmo, amor e ódio.
   A personagem central do romance é a jovem Malvina, que se casa com um idoso magnata, sem estirpe, para salvar sua aristocrata família, porém falida; nesse jogo de interesses, Malvina se apaixona pelo filho do ricaço, que por sua vez traz consigo sentimentos de incertezas e culpa, que irão impedir seu relacionamento com a mulher do pai. A outra figura do "quarteto" é um jovem mestiço e bastardo, que se torna amante de Malvina e por suas mãos chegará ao crime.
    Esse é o tom trágico que Autran dá a seus personagens e à obra, redundando nos tristes dobres dos sinos da agonia.

Comentários

  1. Esse filme é ótimo. Assisti na minha aula de Historia da Arte....
    Otima dica :)

    ResponderExcluir
  2. Beatrix, além disso, é um filme muito bonito, que encanta, e nem precisaria ser em 3D para isso. Obrigada pela sua mensagem e continue acompanhando o blog da Monitoria!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e