Pular para o conteúdo principal

Pesquisa Monitoria Científica FaBCI-FESPSP




“Vamos juntos, traz toda a luz que tiveres, não te esqueças do arço-íris que escondeste no porão

Thiago de Mello em Para repartir com todos.

  Fechamos este Mês dos Bibliotecários com chave de ouro compondo os perfis do bibliotecário-gestor em biblioteca pública e do bibliotecário-gestor público, com importantes atuações que dizem muito sobre nossa identidade.







 A Monitoria Científica conversou com dois representantes emblemáticos destas áreas: William Okubo, da área de gerenciamento e apoio da Biblioteca Mário de Andrade, e Elisa Machado, que recentemente foi coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e o Cadastro Nacional de Bibliotecas. O ponto em comum na fala de ambos é a necessidade urgente de se conhecer solidamente a gestão pública, seja na biblioteca, seja na coordenação de um grande aparato como o Sistema Nacional de Bibliotecas, e como isso reflete a formação do profissional de informação.

  Também temos mais uma matéria dos alunos do primeiro semestre: a aluna Ionara Lourenço nos conta como foi a visita à biblioteca Viriato Corrêa, que abriu a programação de visitas que os ingressantes fazem à unidades de informação, com coordenação da professora Maria Rosa Crespo.

 E com uma pausa para um café gourmet no Museu do Café, em Santos, a Professora Dra. Vânia Funaro realizou uma oficina de Metodologia da Pesquisa Científica e seu relato é um convite também para conhecer o CEDOC do museu dedicado a um dos mais importantes produtos brasileiros.

Afinal, com esta edição de número 8 do nosso boletim informativo, podemos voltar os olhos para este primeiro bimestre de 2013 e refletir sobre o desenvolvimento da Monitoria Científica até este ponto. Por isso, convidamos você para participar das próximas edições: clique aqui e dê sua opinião sobre as ações da Monitoria Científica FaBCI-FESPSP. O seu feedback vai nos dar a possibilidade de buscar aquele assunto específico que você gostaria de saber, talvez para acrescentar alguma informação relevante à sua pesquisa acadêmica, ou apenas por mera curiosidade. Por que com a sua voz podemos fazer mais e melhor. Vamos participar?

obs: a pesquisa encerrou-se em 10 de abril de 2013. A Monitoria Científica agradece a participação de todos.


Comentários

  1. Acho maravilhoso essa iniciativa de integração e transformação dos profissionais da área de informação, Nós profissionais da informação, temos que estar atentos as mudanças, pois elas acontecem num piscar de olho e sempre estar buscando ser atualizados com o desenvolvimento da nossa área, e passar essa vontade de disseminar a informação para frente, fazendo com o Brasil num todo participe.
    Fazer dessa oportunidade chance e vontade de transformação dessa profissão maravilhosa.
    só assim podemos dizer em um futuro próximo, que somos indispensáveis.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela sua mensagem, Iraci, e participe da nossa pesquisa acima para podermos sempre melhorar o trabalho da Monitoria Científica da FaBCI-FESPSP.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e