Pular para o conteúdo principal

Convite: vamos perder a vergonha ...?



   Convidamos a todos os alunos interessados a deixarem a vergonha ou o receio de falar ao público de lado e compartilhar suas interpretações do cotidiano com os colegas do  Projeto FESP de Teatro.
Apresentação do grupo de teatro FESPSP
Os encontros acontecem aos sábados, na FESP, das 10h às 13h. Basta comparecer, que o resto acontece na hora, sem pré-requisito ou qualquer experiência.
A primeira lição, mas primordial, é ser você mesmo. Creio que isso já explique bem a intenção e o propósito destes encontros inesquecíveis. Aqui vai a proposta do Projeto FESP de Teatro e alguns depoimentos de colegas. Sintam-se à vontade para perder a vergonha na cara...nos pés, nos braços, no quadril...enfim no corpo todo!
Um olhar mais apurado do Projeto FESPSP de Teatro

Celso Solha




    Criado em 2002 com a finalidade de estabelecer um vínculo mais efetivo entre a comunidade acadêmica da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP com o aprofundamento das relações humanas do corpo docente, discente e comunidade e afinado com a razão de ser institucional, o projeto propõe:

   - Implementar as atividades sócio-educativas-culturais que permitam uma convivência acadêmica necessária e fundamental para a formação integral do educando.

Alunos do grupo de teatro FESPSP
   - Consolidar o projeto educativo pedagógico inovador da FESPSP alinhado ao movimento que acontece na discussão da sua grade curricular, nas propostas de novos cursos nas diferentes áreas profissionais, nas iniciativas sócio-culturais e na busca de estabelecer parcerias mais próximas com outras instituições públicas e privadas. 

    - Desenvolver a formação profissional de qualidade de seus alunos com posturas reflexivas, críticas e formativas (atitude, participação, ética, cidadania).

    As grandes discussões na área da Educação colocam a ação cultural como o eixo vital dentro do processo ensino-aprendizagem. É fato que quando o educando ingressa no ensino superior o contato com a área do conhecimento ligado a Arte, o fazer artístico desaparecem distanciando-o de uma maneira mais sensível e crítica de perceber o mundo em que vive e o rodeia.

Celso Solha
    É papel crucial da Educação a formação integral do indivíduo e da instituição possibilitar as oportunidades para que esse processo transformador se desencadeie. O Projeto FESPSP de Teatro se alinha dentro dessa concepção.Um espaço de criação e manifestação artística, que incentiva a leitura, a experimentação, desenvolvendo a expressividade, estimulando as várias formas de comunicação e, sobretudo, proporcionando um espaço de diálogo e reflexão no exercício da ética e cidadania. Caracteriza-se em:
 
   - Idealizar e desenvolver um processo de criação artístico coletivo com energia viva, expressividade, criatividade e comprometimento.

   - Entender a ação cultural como uma manifestação do homem em todos os seus meios de expressão e linhas de pensamento, relacionando-a com a sociedade atual e destacando sua presença no dia a dia.

   - Criar um espaço de discussão, reflexão e atuação no exercício da ética e cidadania, diminuindo preconceitos e melhorando o inter-relacionamento e integração na instituição, privilegiando a interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento.

   - Contribuir com uma concepção artística que busque romper com as barreiras da exclusão, permitindo o acesso à arte como forma de estimular a criatividade e o desenvolvimento humano.

    - Aliar a dinâmica entre o sentir, o pensar e o agir, promovendo a interação entre saber e prática relacionados à história, às sociedades e às culturas, possibilitando vivências e explorando o lúdico na sua essencialidade.

    A arte, o teatro é a conversa do homem para o homem, e todo conhecimento humano percorre esse caminho. Vivemos tempos de grandes desafios, problemas universais que “batem à nossa porta” relacionados ao meio ambiente, aos direitos humanos, à educação, à valores éticos e consciência de cidadania e é preciso fortalecer o exercício de práticas que conduzam a uma formação integral do profissional.
 
Celso Solha dirige o  grupo de teatro FESPSP
Esse lugar deve germinar na instituição acadêmica, parafraseando Jacques Delors no documento para UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI – Educação um tesouro a descobrir no qual apontam os quatro pilares da Educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser; é a garantia de um “tempo” para a criatividade argumentativa, capacidade de trabalhar em grupo, de expressar-se oralmente com atitude e postura criativa, respeitosa, cidadã.

Esse é o campo do Teatro na Educação na escola. É esse o Projeto FESPSP de Teatro.

Depoimentos:


"Se Aristóteles desenvolveu a teoria da Catarse  segundo a qual,  a Tragédia Grega purificaria as emoções do espectador através da "piedade" e do "terror", não há definição melhor para a proposta do Projeto FESPSP de Teatro - sendo que o processo começa por nós mesmos. Companheirismo, Catarse e Expressão de nós mesmos para que o mundo se veja em nós - estes são os fundamentos que o diretor Solha consegue extrair com a paciência e a didática típicas de alguém que tem paixão pelo que faz e pelo poder do que faz.
 Com engrandecedora dose de solidariedade, para levar essa libertação dos próprios demônios para quem mais precisa dela”.

 Julia de Araújo Romera, 1º semestre de Sociologia e Política.


"Já se vai algum tempo do dia em que recebi a feliz notícia que tínhamos um projeto dentro da faculdade voltado para o teatro e que estava  buscando agregar alunos interessados.  Eu fui um deles. No primeiro sábado após esse convite lá estava eu no curso, de coração aberto para esse contato.
Passou o tempo, participei de algumas montagens, fiz amigos, aprendi, me soltei e hoje sou muito agradecido ao Projeto FESPSP de Teatro  e principalmente ao  mestre Celso Solha pela paciência e dedicação que teve esse tempo com seus alunos.
Bom, antes de mais nada, quero relatar aqui a importância do Projeto FESPSP  de Teatro. Acredito ser fundamental a participação dos alunos da faculdade nesse trabalho desenvolvido, afinal como o próprio Solha  costuma dizer , “o que levamos do teatro usamos em qualquer área de trabalho, usamos na vida”, e é essa convivência, esse estimulo a criatividade que nos faz crescer. O trabalho desenvolvido acaba resultando “em uma maior expressividade na leitura, na escrita e na retórica” como bem nos disse o mestre Solha. É um aprimoramento da comunicação através da expressão corporal e da fala, que vai trazer um autoconhecimento e senso critico mais apurado ao aluno.
Mas o projeto é mais, é o contato com o público é o “se mostrar”, quebrando barreiras e inibições, e a partir daí criando uma maior e mais fácil interação social.
Foi através de apresentações nos vários  CEUS e escolas de Cotia , que  vivenciamos verdadeiramente o que é esse contato, essa troca. Levar cultura teatral para algumas comunidades carentes, e sentir o retorno através de depoimentos emocionantes e interessantes ao fim de cada apresentação, nos fez  comprovar na prática o que o teatro nos oferecia. Nos fez acreditar cada vez mais, o que sabíamos em teoria, que o teatro é educação, união, integração e muito amor.
Bom, é isso, espero que mais e mais alunos da FESPSP venham aderir ao Projeto, tenho certeza que o aluno ganhará, o grupo ganhará, mas quem ganhará ainda mais é a sociedade que estará sendo cada vez mais agraciada por seres humanos pensantes, críticos e atuantes em todas as suas esferas.

Edivaldo

Ex-aluno, graduado em Sociologia e Política pela FESPSP







Karina Kazumi é aluna do 3º semestre noturno

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e