Pular para o conteúdo principal

Contação de histórias ensina, diverte e agrega alunos

Aunos participam e se divertem com a contadora Marili Alexandre



Preparar um TCC não é só trabalho duro o tempo todo. Também há momentos de diversão e muitas gargalhadas, como na aula de Projetos Culturais na última sexta feira. Com duas palestras sobre contação de histórias, promovidas pela aluna Érika Ike, do 5º semestre noturno, em parceria com a professora Tânia Callegaro, o quinto andar balançou com tantas risadas.




Que o diga os alunos das outras salas, que passavam curiosos pela sala 52 para descobrirem o motivo de tanta algazarra. Os motivos tão hilários eram três: Marili Alexandre, contadora de histórias; Sabrina, sua auxiliar, e Claudio Giovani, da Associação Viva e Deixe Viver , que faz  contação de histórias em hospitais.

  "Vocês sabem quantas pessoas cabem em uma biblioteca com 8 metros de pé direito? Não? Saibam que isso é impossível de se medir porque em uma biblioteca cabem inúmeros mundos, histórias e personagens!"

 Foi assim que Marili começou sua contação para os alunos do 5º e 7º semestres noturno.

  Érica Ike, aluna do 5º semestre, foi quem teve a ideia:

 "Quando eu estudava na E. E. Antonio Raposo Tavares (popularmente conhecida como CENEART), em Osasco, conheci a Marili, que tinha parcerias com alguns professores, principalmente com os que ministravam as matérias de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, ela participava de semanas culturais na escola e ensaiava alguns alunos para peças de teatro como estratégia para atraí-los para a Biblioteca Pública Monteiro Lobato da cidade, onde ela trabalha", conta Érica.

"A Marili enfantiza muito que as ações de uma biblioteca para serem realizadas, não devem apenas esperar por uma verba das instituições, pois há outros meios para que essas ações ocorram e Marili trabalha com a ideia de parcerias", continua. "Antes do setor de Extensão Cultural ser alocado próximo ao setor infanto-juvenil da biblioteca, era localizado a frente do balcão do setor de referência e, portanto, conhecia muito bem os usuários da biblioteca, sabia quais eram músicos, desenhistas, os que tinham familiariadade com a linguagem teatral e/ou audiovisual e entre outros, no entanto, Marili os convidava para serem seus parceiros e para participar de seus projetos. Ela costuma dizer que o seu papel é o de dar destaque e oportunidades aos artistas da região. Inclusive, foi desta maneira que o contato com a Sabrina da Paixão, hoje sua parceira nos projetos, se iniciou."

   "Hoje, estudando no último ano do curso de biblioteconomia, e pensando nas horas de atividades complementares que ainda faltam para eu cumprir, lembrei da Marili e entrei em contato com ela a partir da vontade de realizar um trabalho voluntário na biblioteca em que ela atua; em meio a nossa conversa de 3 horas, foi ela quem se prontificou a vir até a FESP para dar um relato para as nossas turmas sobre a sua experiência com a contação de histórias e as visitas monitoradas realizadas na biblioteca. Após a proposta da Marili e da Sabrina, conversei com a professora Tânia Callegaro da disciplina Projetos Culturais, sobre a experiência das duas; em menos de uma semana depois, a Tânia, pediu para que eu entrasse em contato com a Marili para agendarmos a vinda dela à faculdade. A ideia da Tânia foi a de reunir dois profissionais que trabalham com contação de histórias, a Marili com a sua experiência em biblioteca pública e o Claudio Giovani Callegaro que participa da Associação Viva e Deixe Viver que faz contação de histórias em hospitais. Como temos alunos que vão fazer TCC sobre contação de histórias, livros ilustrados e incentivo à leitura, achamos pertinente a proposta", explica a aluna.
  
  Resultado

 "No início, estava receosa: o que os alunos vão achar? Mas tive a sensação de que a sala reagiu bem. Muita gente tem uma visão mistificada sobre contação de histórias: acham que é só pegar o livro e pronto. E a Marili nem livro usa, primeiramente, ela estuda a história, adapta a história ao público com quem ele irá trabalhar e quando possível, adiciona um caminhão de outras histórias no meio. Todos se surpreendem."

"Quero agradecer à professora Tânia pela liberdade que ela nos proporciona de sugerirmos temas para serem debatidos e pelo espaço oferecido em sua aula", finaliza Érica.



Tanúsia dos Santos do Nascimento, do 7º semestre noturno, aprovou a iniciativa:


"A aula de contação foi ótima. Na primeira parte da aula ela contou a história da Biblioteca Monteiro  Lobato e de seu trabalho, e depois contou "A violeta orgulhosa "de autoria de Monteiro Lobato  e chamou alguns alunos  para participarem.  Na segunda parte da aula  foi a apresentação  do  irmão da professora Tânia, que trabalha na Associação Viva e Deixe Viver. Eles são um grupo que  contam histórias para  crianças em hospitais. O trabalho da  ONG é muito  bonito. Foi muito boa a aula!", comemora Tanúsia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação