Pular para o conteúdo principal

Entrevista Wellington Rodrigues, do Biblioteconomia Vagas de SP



Wellington




Wellington Ferreira Rodrigues é o administrador do blog Biblioteconomia Vagas de SP, site de oferta de vagas para Biblioteconomia e Ciência da Informação específico para São Paulo e com presença crescente na web. Em entrevista gentilmente cedida à Monitoria Científica, o ex-aluno da FESPSP conta como tem desenvolvido seu trabalho: muito estudo, muitas leituras, uma pós em Gestão Web, e domínio de ferramentas de SEO para maior visualização de seu site. Confira:












MC: Conte um pouco como você começou a se interessar por tecnologia.

WELLINGTON: Comecei a estudar tecnologia em meados de 2007, no início da faculdade, quando iniciavam as falas sobre Arquitetura da Informação e Web 2.0. Lembro quando o Guilhermo Reis fez uma palestra para algumas turmas na FaBCI/FESPSP, falando a respeito de A.I. Todo este contexto me aguçou o interesse em estudar a respeito da aplicação de tecnologia para melhorar os serviços das bibliotecas. Nunca fui nerd ou algo do tipo, até hoje não sei programar. O interesse partiu mesmo por conta da possibilidade de se utilizar a tecnologia nos serviços de informação.

MC: Você fazia os boletins da Monitoria no ano 1 em html (Wellington foi o primeiro Monitor Científico da FaBCI). O quanto você se desenvolveu na linguagem para administrar o seu blog Biblioteconomia Vagas de SP? Você usa CSS também? Como foi esse processo do começo da Monitoria até hoje, em termos do seu desenvolvimento tecnológico?

WELLINGTON: Os primeiros boletins da Monitoria eram muito simples, e bota simples nisso (rsrsrs). Quando eu li o primeiro Boletim feito pela gestão da Roberta, eu até fiquei com vergonha dos Boletins feitos na primeira gestão (rsrsrs). Mas brincadeiras a parte, no primeiro ano minha preocupação era com o conteúdo divulgado e também fazer com que a Monitoria marcasse presença perante a comunidade FaBCI/FESPSP. Além disso, eu não possuía conhecimentos técnicos avançados para desenvolver um Boletim mais “agradável” visualmente. Enfim, o importante é que a Monitoria conseguiu se fazer presente para a comunidade. Neste meio tempo, meu conhecimento tecnológico avançou um pouco. O uso do Wordpress.com, me fez buscar muitas informações a respeito desta ferramenta, não me desenvolvi em CSS, aprendi um pouco mais de HTML, isso pelo fato do Wordpress ser uma ferramenta de CMS pronta e de fácil administração. No trabalho com o Blog “Biblioteconomia Vagas de SP”, minha preocupação é com o conteúdo apresentado (veracidade, clareza e alcance ao maior número de pessoas) e aplicação de algumas técnicas básicas de S.E.O. (Search Engine Optimization) para que o blog esteja bem ranqueado nos resultados do Google.

MC: O seu twitter tem agregador de redes sociais, o Meadiciona. Quais ferramentas você tem usado para mensurar seus resultados nas redes sociais? 

WELLINGTON: Tenho utilizado as próprias ferramentas de estatísticas apresentadas pelo Wordpress.com (no caso do Blog) e a ferramenta de estatística disponível pelo Facebook para as fã-pages. Estas ferramentas demonstram todo o panorama de visualização e compartilhamento das postagens com outras pessoas e sites. Além disso, provam que as técnicas de SEO que utilizo nas postagens geram visualização do blog nos mecanismos de pesquisa. Atualmente, o blog tem alcançado mais de 400 visualizações diárias (mesmo que no dia não tenha sido postado conteúdo novo) e a página do Facebook conseguiu mais de 500 likes (curtidas).


MC: Você usa banco de dados no seu trabalho? Como se desenvolver para ser, pelo menos, um heavy user, em banco de dados?

WELLINGTON: Atualmente, eu trabalho com o software ABCD (Automação de Bibliotecas e Centros de Informação) e um banco de dados com informações curriculares e profissionais desenvolvido pela área de TI do escritório (seria um banco de especialistas, Who is Who ou Quem é Quem). Não me considero um heavy user, mas procuro estar por dentro das novidades da área de TI. Para quem quer iniciar nesta área, creio que é importante participar de grupos de discussão e estar atento às notícias divulgadas a respeito de um ou mais banco de dados. A participação em grupos de discussão é muito válida, pois são discutidos diversos problemas a respeito da base de dados, e se a comunidade possuir membros atuantes com certeza o aprendizado é garantido. Além disso, conta muito a dedicação e a vontade de aprender demonstrada pelo interessado em se desenvolver naquela tecnologia.

MC: Quais são as suas leituras preferidas em tecnologia? Sites, colunistas, livros, etc?

Leio com muita frequência, a Revista Info, o caderno Link do Estadão, os textos do Webinsider, Blog de A.I., Usabilidoido, já li muito o site do Guilhermo Reis. Destaco um curso de SEO de uma empresa chamada Conversion, o curso é grátis e possui um Fórum para comentários. Livros: Linked, Wikinomics, A Cauda longa, Arquivologia 2.0, além de livros do Pierre Lévy. Enfim, existem ótimos títulos tratando de tecnologia. Colunistas, autores e pessoas: Carlos Nepomuceno, apresenta ótimas e profundas discussões a respeito da web, Charlley Luz, bibliotecários que trabalham com tecnologia: Tiago Murakami, Moreno Barros (ambos do Bibliotecários Sem Fronteiras), Regina Fazioli, Alexandre Berbe, Fabiana Andrade Pereira (estuda sobre mídias sociais), Laura Pimentel (trabalha com Arquitetura da informação e conhece muito do tema), Profa. Renate Landshoff. Outra fonte que gostaria de destacar são meus colegas de sala da pós em Gestão Web que estou cursando no Senac, o perfil da maioria é de programadores e web designers, e na maioria das aulas a discussão é muito rica e obtenho muitas informações com eles.

MC: O quanto de tecnologia está definitivamente incluída no seu dia-a-dia? Quais são os hábitos tecnológicos que você adquiriu nos últimos anos e considera irreversíveis?

WELLINGTON: Eu ouço muita música e rádio na internet, conheci excelentes artistas independentes
Wellington com sua família e a pequena Tati
através da rede. Meus estudos e atualizações profissionais dependem muito do que leio e assisto, sites, blogs, fã-pages do Facebook, podcasts, etc. Considero a internet um item obrigatório em casa, uma comparação quase igual a impossibilidade de se viver sem água.

MC: O profissional de informação tem cada vez mais razão para existir, e paramentado com muito conhecimento tecnológico. Qual é o perfil mínimo exigido para poder administrar o cenário atual de explosão de informação?

WELLINGTON: Nos dias de hoje, é imprescindível ao Bibliotecário saber quais as necessidades do seu ambiente de trabalho que um software pode atender e saber expor estas necessidades aos consultores ou vendedores de softwares. Já vi e ouvi muitos casos em que o software não atendeu as expectativas desejadas e muitas vezes o software é considerado ruim, sendo que o problema estava na avaliação feita do software para atender aquela realidade. Acredito que não é necessário o Bibliotecário possuir conhecimentos avançados em programação, aprender diversas linguagens, etc. O mais importante é possuir uma visão ampla no que diz respeito ao uso de tecnologias. Conhecer as ferramentas e plataformas existentes e procurar estar aberto a sugestões e novas possibilidades de uso das tecnologias para oferecer novos e antigos serviços e produtos antes disponíveis apenas de maneira remota ou física.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação