Pular para o conteúdo principal

O trabalho com redes sociais 2: a importância dos tesauros, com Michely Vogel






Michely Vogel tem estudado tesauros desde 1999, quando fez estágio com Nair Kobashi. Continuou seus estudo no ano seguinte, com um projeto de iniciação científica voltado para tesauros funcionais. Esta trajetória, ainda na graduação, resultou em seu TCC. Nesta entrevista gentilmente concedida por email, Michely, professora de pós-graduação da FESPSP, discute a  aplicação e importância dos tesauros para os profissionais da informação no gerenciamento das redes sociais e desfaz mitos: somos seres sociais e analíticos. Acompanhe:




MC: Com o uso de comunidades virtuais - em redes sociais como Orkut, Facebook - a segmentação de assuntos pode ajudar a organização numa avalanche de informações? Como filtrar o que é necessário para uma busca positiva?

MICHELY: Para conseguir algo do tipo, atualmente, o mais interessante costuma ser o uso de tags ou etiquetas. No entanto, nem todas as redes sociais contam com esse recurso. Ele é mais e melhor utilizado no Twitter, atrás das hashtags ou das expressões iniciadas por #.

Um uso organizado dessas hashtags pode organizar os conteúdos que você publica, desde que você mantenha uma coerência ou mesmo crie seu próprio vocabulário controlado. Quando se trata de conteúdos de outras pessoas ou instituições, somente se você for autorizado para fazer a indexação desse conteúdo e conseguir realizar buscas que contenham somente as tags atribuídas por você aos conteúdos alheios.

Ou seja, de maneira geral a organização e recuperação nas redes sociais ainda requerem muitos esforços.

MC: O estudo de tesauro parece ser muito complexo, dado as inúmeras possibilidades de expressões para usuários diversos. Sendo assim, existe uma maneira mais "fácil" para elaborar e estruturar um tesauro nas redes sociais?

MICHELY: A base é a mesma, como já era dito por Jean Claude Gardin, já em 1973 (GARDIN, J.C. Document analysis and linguistic theory. Journal of Documentation, v29, n.1, p.137-168, 1973). A complexidade está no nível de especificidade do assunto, na abrangência de assuntos diferentes, e também na quantidade de termos necessários. Rede social, portal, bases de dados e bibliotecas requerem o mesmo tipo de elaboração. A solução costuma se apresentar sob formas de listas simples. 

No entanto, como também já se dizia desde os anos 50 (LUHN, Hans Peter, Keyword-in-context index for technical literature (KWIC index). In: International Business Machines. Yorktown Heights, N.Y: Advanced Systems Development Division, 1959.), essas listas acabam tomando corpo e mais cedo ou mais tarde necessitam de reelaboração em forma de tesauros ou taxonomias.

Ou seja, hoje temos muita mais tecnologia para pesquisar termos, programas que nos auxiliam a criar grupos de análise, etc – mas a teoria é a mesma, aliás, cada vez mais ratificada.

MC: Quais instrumentos são ou podem ser utilizados para a construção de um tesauro e mensurar resultados?

MICHELY: Programas gerenciadores de tesauros, programas de indexação automática ou semi automática, e programas para análises bibliométricas. Os bons costumam ser pagos, mas existem soluções gratuitas interessantes para estudar.

MC: Por se tratar de uma área multidisciplinar, quais outros estudos podem agregar e contribuir nesse trabalho?

MICHELY: Linguística, Lógica, Terminologia, Ciências cognitivas, Filosofia

MC: Algum conselho aos estudantes de Biblioteconomia?

MICHELY: A área apresenta falta de profissionais capacitados. Estudos em análise documentária são importantíssimos para capacitar os profissionais. Como em toda área da biblioteconomia, um profundo conhecimento das teorias é imprescindível para uma boa trajetória profissional. Engana-se quem pensa que nossa área é técnica. Ela requer análise a todo o momento para entender que instrumento, métodos e técnicas aplicar a cada caso, e não saber de cor este ou aquele livro de normas.

Entender o que é informação, e como ela se comporta, deveria ser o núcleo da formação de todos os bibliotecários, para então entender como organizá-la, de acordo com os públicos interessados.


Quem é Michely Vogel




Michely Jabala Mamede Vogel é Doutoranda e mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP, possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo (2002). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase na elaboração de vocabulários controlados (tesauros e taxonomias). Organiza informações, de diversas naturezas e tipos, para sites e também para acervos físicos.

 

Comentários

  1. Assunto interessantíssimo! Há tempos busco o contato da Profª Michely e ainda não obtive sucesso. Poderiam fornecer, por gentileza, um e-mail dela para contato? Muito obrigada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação