sexta-feira, abril 05, 2013

Professoras Doutoras do curso de Biblioteconomia, Valéria Valls e Vânia Funaro, participam de banca examinadora de concurso na USP


As professoras Vânia Funaro e Valéria Valls participaram de uma importante atividade acadêmica na semana da Páscoa.
Professora Doutora Valéria Valls
 Foram convidadas para fazer parte de uma banca examinadora para o provimento de uma vaga no concurso de Professor Doutor do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da USP de Ribeirão Preto. O concurso foi realizado de 25 a 28/03/2013 e contou com seis candidatos, todos professores doutores concorrendo a uma vaga para a área de Serviços de Referência e Redes de Informação. O concurso foi realizado em várias etapas incluindo uma prova escrita, uma prova didática (aula), análise do memorial dos candidatos e arguição pública. Todas essas etapas são realizada para garantir uma escolha isenta e segundo critérios objetivos de seleção. Além das professoras da FaBCI participaram também dois professores da USP (um de Ribeirão e outro de São Paulo) e outra professora da Universidade Federal do Paraná.
                                                                                   
Depoimento da Valéria: "Foi a primeira vez que eu participei de um concurso dessa natureza, na condição de membro de banca. Foi uma experiência muito importante especialmente pela grande responsabilidade de escolher um colega para ingressar como docente da USP. O mais legal desse concurso foi o clima de companheirismo e troca de experiência dos membros da banca, mesmo com o trabalho cansativo, conseguimos manter um ótimo clima e tenho certeza que a candidata escolhida será uma excelente professora na área de Biblioteconomia".


Conforme o edital do concurso, o candidato deveria dominar os seguintes tópicos do programa:

 1. Serviços de referência e informação: características, funções,
processos e atribuições.
2. Serviços de referência e informação: tecnologia da informação e
comunicação.
3. Serviços de referência e informação: qualidade e avaliação.
4. Produtos e serviços de informação.
5. Disseminação seletiva da informação.
6. Biblioteca digital: características, cenário e perspectivas.
7. Estudo do usuário.
8. Estudo de comunidade.
9. Gestão de unidades, sistemas e redes de informação.
10. Redes de informação: natureza, organização, planejamento,
desenvolvimento e avaliação.
11. Redes de informação: recursos materiais, tecnológicos,
humanos e de informação.

Além disso, no memorial, deveria apresentar os trabalhos publicados em revistas científicas e as atividades pertinentes ao tópico do concurso que já realizou. E também deveria apresentar um projeto de pesquisa no tema e provar ser portador do título de Doutor pela USP.
Para a contratação, sujeita a um regime de dedicação exclusiva, ministrando aulas nos período matutino e noturno, o candidato melhor preparado receberá um salário de R$ 8.715,12.


Nenhum comentário:

Postar um comentário