Pular para o conteúdo principal

Guia da Virada: as melhores dicas dos alunos para curtir o maior evento cultural da cidade


Mais uma edição da Virada Cultural abre São Paulo para manifestações artísticas que merecem ser vistas, curtidas e comentadas. Alunos da FESPSP dão dicas sobre o que ver e onde ir para aproveitar a encantadora noite de céu azul estrategicamente escolhida para a animada interação do cidadão de todas as origens e idades com a mais diversa metrópole cultural do Brasil.





Amanhã acontece o evento que traz a cidade para perto do cidadão: em sua nona edição, a Virada Cultural é uma versão paulistana das Nuits Blanches, ou as Noites Brancas francesas, quando a cidade luz vê suas ruas serem alegremente invadidas por todas as tribos e ideologias culturais do país.
Centro de São Paulo é invadido pela Virada Cultural
Mesmo com a notícia de que os CEUs ficaram de fora desta edição, a Virada ainda é a melhor opção para o cidadão se apropriar de sua cidade.


Em dúvida sobre o que assistir? Baixe os aplicativos para celular para acessar a programação e faça seu final de semana mais intenso. Para uma ajudinha, alunos da FESPSP dão dicas das atrações imperdíveis desta edição:
André Felipe Meira, do primeiro semestre noturno,  recomenda as apresentações de stand-up comedy e os palcos de dança:

"Vou chamar a atenção de algumas programações que terão uma participação surpresa nos palcos:
No domingo, dia 19: 



Há um rumor na Secretaria da Cultura de que inicialmente a ideia da participação dos Melhores do mundo se daria aqui, junto com Rafael Cortez. É uma boa conferir.
Também uma boa dica é essa atividade baseada no Teatro de Vertigem, que acontece próximo a sede da prefeitura da Capital, no Viaduto do Chá:

 
André também recomenda:


Palco Praça das Artes 

Sábado, dia 18:

18h00 Cia. Luis Ferron - ¨Sapatos Brancos¨
19h30 Escola de Dança de São Paulo
21h00 Balé da Cidade de São Paulo - ¨T.A.T.O¨
Balé da Cidade de São Paulo
22h00 Cia Focus de Dança (RJ) - ¨As Canções Que Você Dançou Pra Mim¨
23h15 Discipulos do Ritmo - ¨Urbanoides¨

E no domingo:

00h30 Projeto Mov´ola e Divinadança - ¨Coup de Grace¨ e ¨Predicativo do Sujeito¨
01h30 Cia Sansacroma - ¨Marchas¨

03h00 Chemical Funk - ¨Orbit¨
04h00 D-Efeitos - ¨D-versos¨
05h30 Raça Cia. de Dança - ¨Caminho da Seda¨

07h30 Cia Independente de Dança de SP - ¨Triunfal¨
08h30 Balé Capão Cidadão, ¨Sonhos¨
09h30 Projeto Núcleo Luz, "Rito de Passagem"
10h30 Projeto Núcleo Luz - ¨Ritos de Passagem¨
11h00 Sopro Cia de Dança - ¨Senha¨
12h30 TF Style Cia de Dança - ¨Tempo¨
14h00 Cia de Danças de Diadema - ¨Paranoia¨
16h00 São Paulo Cia de Dança - ¨Gran Pas de Deux Dom Quixote¨
16h30 Cia Primeiro Ato (MG) - ¨Quebra-Cabeça¨
17h30 Cortejo (SC) ¨Jam Diáspora¨e ¨Abayomi¨Palco Praça das Artes


Ludmylla Sá, do 7º semestre noturno, também é adepta da Virada Cultural, e não vai perder mais esta edição:"Vou na Virada por que tem muita coisa legal, é muita informação. Vou assistir o show do Criolo. Também vou no SESC Itaquera, ver a orquestra  da  OSESP, por que é do lado da minha casa. E todo ano vejo o Lirinha, vocalista do Cordel do Fogo Encantado. Este ano vou vê-lo no palco em que ele estiver (no Palco 25 de Março e no SESC Santo Amaro)."

Juliana Simões França, do 2º semestre noturno, destaca a música como meio de interação com a cidade: “A Virada Cultural de 2013 trará grandes e indispensáveis nomes da expressão musical brasileira que se apresentarão em ambientes propícios, dando a oportunidade ao cidadão para (re)descobrir a cidade e perceber a importância em fazer parte dessa manifestação.”

Juliana recomenda: “Três nomes que estarão em palcos distintos e que considero fundamentais para prestar atenção e valorizar toda sua contribuição à música são: 

- o cantor e compositor carioca Jorge Mautner que estará acompanhado da multiinstrumentista Alexandre Kassin no Palco 25 de Março às 18h; (Mautner também estará no Teatro Municipal, na espetacular série de discos clássicos, apresentando seu segundo disco, Jorge Mautner, de 1974).

- a cantora baiana Gal Costa que se apresentará no Palco Júlio Prestes às 21h;

- o percussionista pernambucano (eleito por oito anos o melhor instrumentista do mundo) Naná
Naná Vasconcelos
Vasconcelos, que abençoará seus fãs com o esmero de seu trabalho no SESC Consolação às 3 da madrugada.

E faz uma reclamação justa: ”Infelizmente, neste evento, o teletransporte não estará ativado para possibilitar o acompanhamento de tantas outras atividades que acontecerão simultaneamente.”

Virada na Mário de Andrade


E de seu posto na Biblioteca Mário de Andrade, William Okubo faz incursões pelo centro da cidade sempre que seu horário de almoço permite. Para esta Virada Cultural, Okubo tem três dicas principais: ”No auditório da Biblioteca Mário de Andrade haverá uma contação de histórias com narrativas árabes, africanas e sul-americanas, seguida de apresentação musical de Elfateh Hussain, no sábado, às 18 horas. Recomendo ficar ali até as 18h30, seguir até o palco Casper Líbero e curtir um pouco de Heavy Metal instrumental da banda Elma, umas das poucas opções desse gênero que tanto curto, no sábado às 18h40!"
Bárbara Eugênia


"No mesmo palco", continua Okubo, "no domingo às 14h40, você pode curtir a musa indie Bárbara Eugênia. A moça tem em seu repertório uma versão rock da velha “Porque Brigamos” da Diana (cantora da Jovem Guarda), cuja versão ficou deliciosa!
Enfim, para curte rock and roll sugiro dar uma olhada nestas opções." 





Faça a sua programação e aproprie-se de São Paulo no que ela tem de melhor!
Curta a Virada, com responsabilidade!
A gente se vê por lá!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação