quinta-feira, junho 06, 2013

12 de junho: livros para se divertir, amor para compartilhar



É um fato incontestável que dia 12 de junho é um dia polêmico aqui no Brasil. Diferentemente do americano Valentine´s Day, por exemplo, em que o importante é estar junto de alguém de quem se gosta, que seja apenas um amigo ou amiga, aqui nos trópicos a imposição para se ter um “namorado”, ou se arranjar um neste dia fatídico é severa. Desespero, cho-rô-rô, simpatias de Santo Antonio, nada disso alivia o coração bibliotecário. Mas, um bom livro que você está a fim de ler há um tempão, isso sim, pode mudar o rumo da prosa. 


O site de relacionamentos Skoob, totalmente focado para as trocas literárias de todos os gêneros, é um bom começo. Neste guia, dicas de uso do site para quem aposta no virtual para disparar uma paixão. Caso bem sucedido nesta proposta de segmentação de redes sociais para o que se chama de clusters, ou grupos com interesses específicos, o Skoob é uma curtição para quem realmente gosta de conversar sobre o que leu, está lendo ou vai ler.

O BookMooch é similar ao Skoob, mas sem tanto, digamos, charme. O layout é menos atraente e a tradução é sofrível. O site português é de bom alcance na Europa, mas é lento e não tem o maior atrativo de uma rede social: as fotos, claro!

Para quem quer se arriscar um pouco mais, o site GoodReads é a versão original do Skoob, na rede desde 2007 e mais de 18 milhões de membros, enquanto o brasileiro conta com 600 mil membros desde 2009. Tem que saber falar algo como "I love you", já que o site é em inglês.

Para quem já está apaixonado, a biblioteca pode ser um ótimo lugar para se declarar. Tem até quem faça pedidos de casamento em meio às estantes... O cinema, naturalmente, contribui bastante para a fantasia do amor cheio de livros ao redor.

A comédia americana “Um príncipe em minha vida” (The Prince & me, 2004), coloca um casal aceso de paixão tentando estudar lado a lado nas mesas de uma biblioteca. Você já sabe que não deu certo, né:




Montar um clube de leitura ou participar de um de seu autor preferido também pode ser uma boa ideia. Fãs de Jane Austen podem se inspirar nesta comédia romântica, O Clube de Leitura de Jane Austen (2007).



E nem começamos a falar dos livros com histórias de amor que mais fizeram a nossa cabeça...

Nenhum comentário:

Postar um comentário