sexta-feira, junho 14, 2013

Fim de semestre



Significa começo de férias. As tão esperadas férias de julho, quando resolvemos pendências do primeiro semestre para recomeçar um segundo semestre mais ajustado com as metas que nos colocamos antes de começarem as aulas.

 O final de semestre da Monitoria Científica chega repleto de aprendizagens enriquecedoras. Grandes personalidades e pensadores da nossa área passaram por aqui, e foram acompanhadas de perto por outro tanto de colegas nossos expressando suas opiniões e contando relatos que nos trouxeram reflexões. Se a nossa cidade ferve com as manifestações de estudantes contra o aumento da tarifa de ônibus, estamos atentos. Se há o debate sobre a redução da maioridade penal, estamos participando. Mas, principalmente, estamos dialogando com outras visões da nossa área e da nossa prática profissional dentro de todo esse contexto. Estamos, definitivamente, linkados no nosso momento histórico.
  Nesta última edição do nosso Boletim Informativo deste primeiro semestre de 2013, vamos fazer um fechamento das ações culturais dos alunos dos últimos semestres, todas com resultados muito positivos que encheram de orgulho todos os alunos e professores, em especial a grande mentora de todo esse movimento, professora Tânia Callegaro.
Uma mulher: Laura Russo.
E aproveitamos esta oportunidade para fazer uma homenagem à Laura Russo, profissional que muito contribuiu para a construção da biblioteconomia brasileira e que nos deixou um legado muito maior que desmerecidas alusões de seu nome à insinuações sem sentido como “no tempo de Laura Russo”, inadvertidamente feitas aqui no blog e prontamente corrigidas. 
Laura Garcia Moreno Russo nasceu em 20/02/1915 no Rio de Janeiro. Formou-se em Biblioteconomia pela Escola de Biblioteconomia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1942. Especializou-se em Bibliotecas e Arquivos pela Biblioteca Nacional de Madrid, Espanha em 1958. Atuou como bibliotecária em várias instituições, entre elas: Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (1942 -1950); Ministério do Trabalho (concurso público federal  de 1944) e Academia Paulista de Letras (1956-1957). Foi fundadora e primeira Presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários - FEBAB (1961-1974) e a primeira Presidente eleita do Conselho Federal de Biblioteconomia , CFB (1966-1968). Foi diretora da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, São Paulo (1968). Dentre os trabalhos publicados está o livro A Biblioteconomia Brasileira:1915-1965, publicado em 1966. Em 1975 forma-se Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito São Francisco, Universidade de São Paulo. Devido a sua atuação e liderança, a profissão de bibliotecário foi reconhecida legalmente em 1958 através da Portaria nº 162 do MTPS – Ministério do Trabalho e Previdência Social e, em 1962, através da Lei 4084, que regulamenta até hoje o exercício da profissão de bibliotecário no Brasil e estabelece as diretrizes dos portadores de diploma em biblioteconomia no país, além de ter possibilitado  a instalação do CFB e dos CRB. Laura Garcia Moreno Russo faleceu em 30/04/2001, em São Paulo.
Em 1998 foi criado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo o Prêmio Laura Russo, para divulgar a profissão e promover o reconhecimento de profissionais, estudantes e instituições que desenvolvem ações significativas ligadas à área da biblioteconomia.

Um homem: Rubens Borba de Moraes.
Nesta edição, reproduzimos o emocionante relato de Rubens Borba sobre personagens e a São Paulo à época da fundação da Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo.
E então...férias!! Aquela pausa bem estratégica no meio do ano para retomar o prumo da caminhada. Para quem está contabilizando as horas complementares, a Monitoria Científica não vai parar nas férias e oferece uma variedade de atividades para ajudar aos alunos interessados em acumular mais algumas horas complementares. Estaremos recebendo desde matérias sobre assuntos relacionados à área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, os resumos dos TCCs em andamento, entrevistas com profissionais da área ou correlatas, até produção textual de autoria. Com o foco em uma gestão 100% colaborativa, queremos a participação de todos e grande diversidade de temas e debates. Este é o nosso canal, o nosso ponto de vista!

Quer participar? Converse com a gente por email, facebook, twitter.

 Juntos, podemos produzir mais e melhor, colaborativamente!

Venha com a gente!

                                                                    
Um forte abraço,

A equipe da Monitoria Científica FaBCI - FESPSP 2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário