sexta-feira, junho 14, 2013

Sarau de poesia e chá literário



Música e poesia para alegrar o domingo de idosos
Entre as ações culturais realizadas para a disciplina Projetos Culturais, não faltaram poesia e música para envolver e emocionar um público seleto. Veja como foi o Sarau de Poesia e o Chá literário no Recanto do Aconchego, lar de idosos na zona norte de São Paulo:






Sarau de poesia 

Uma mudança de última hora não tirou o brilho do Sarau de poesia do grupo de alunos Natashe Ferreira, Gustavo Moura, Rosana, Aparecido José Bastor Rodrigues, Ana Paula Cavalcante, Nice e Leonardo Costa. A mistura de repertório de nosso cancioneiro e literatura continuou perfeita e alegre, mesmo na áera de convivência da cantina da FESPSP. 

O aluno Marco Antonio, do 5º semestre noturno, aprovou: “ Achei o sarau interessante por que ele promoveu a integração do pessoal, tanto da sala como pessoal de fora, e teve músicas, poemas, e isso foi enriquecedor.” Marco Antonio gostou das músicas, de cantar junto e de ouvir os poemas.

Gustavo  Moura, da equipe que organizou o sarau, explica que foi positivo, apesar do trabalho envolvido para a escolha das músicas e dos poemas. Rosana ?, colega de Gustavo, foi  a idealizadora do projeto e inspirou-se em uma recordação de infância para propor a ação. Gustavo explica: “quando a Rosana era criança, a avó dela lia literatura de cordel para ela e a música de Ednardo, Pavão Misterioso foi baseada em uma literatura de cordel e ela se identificou muito. Foi o que abriu as portas para ela da música e da leitura.”. O grupo aceitou a sugestão de Rosana para fazer a ação e acrescentaram outras músicas, fizeram uma triagem por que no início a gente pretendia trabalhar com 5 músicas. Nos 2 ensaios antes da apresentação a gente optou por 3 para deixar espaço para o público interagir.” E como era esperado, o público interagiu, escolhendo poemas aleatoriamente e se integrando ao grupo.

 
Música ...


















 
Poesia e

simpatia para cativar o público do sarau
















Chá literário em uma casa de idosos no Recanto do Aconchego, na zona norte

Alunas do último ano escolheram um público muito carente de intervenções culturais, atenção e apoio: idosos de casas de repouso. Tanúsia, Selma, Rejane e Janete fizeram seu projeto de ação cultural para promover a interação e o avivamento dos idosos do Recanto do Aconchego, na zona norte de São Paulo. Tanúsia conta como foi a ação: 

Professora Tania no animado baile da ação cultural de seus alunos
“Quem teve a ideia foi a Selma, pois ela passa todos os dias em frente da casa de idosos quando vai para o trabalho” explica Tanúsia. O grupo escolheu poemas e contos, entre eles um conto africano. “No dia 25 de maio, um domingo, fizemos o chá literário em que declamamos poesias e lemos contos com música ao fundo. Tocamos Saudosa Maloca, Trem das Onze e eles interagiram e pediram também Roberto Carlos, mais Demônios da Garoa, Zezé de Camargo e Luciano por que o que mais os emplogou foi mesmo a música”, conta a aluna. “E no final fizemos um pequeno baile. Eles não conseguiam sair muito da cadeira pois são muito velinhos, mas deram uns passinhos”, explica Tanúsia, e todos foram atrás: “Eu dançei, a professora Tânia dançou, tudo mundo dançou”, o que encheu a casa de vida. E quem dança, tem que repor as energias: “Nosso grupo se organizou e cada uma levou um bolo, um chá, um suco e também oferecemos uma mesa de lanche para eles. Eles comeram bastante!”, Tanúsia revela. E os resultados foram muito positivos, motivando o grupo a continuar com a ação, no mesmo formato, em outras casas de idosos. “Eles ficaram tão contentes, e os familiares pediram um outro chá literário para eles poderem participar também. Queremos esperar passar essa fase do TCC e fazer em outros asilos”, conclui Tanúsia.

A aluna Janete caiu na pista também


Aluna da FESPSP e idealizadora da ação, Selma

O grupo ofereceu um saboroso lanche









Nenhum comentário:

Postar um comentário