Pular para o conteúdo principal

Sarau de poesia e chá literário



Música e poesia para alegrar o domingo de idosos
Entre as ações culturais realizadas para a disciplina Projetos Culturais, não faltaram poesia e música para envolver e emocionar um público seleto. Veja como foi o Sarau de Poesia e o Chá literário no Recanto do Aconchego, lar de idosos na zona norte de São Paulo:






Sarau de poesia 

Uma mudança de última hora não tirou o brilho do Sarau de poesia do grupo de alunos Natashe Ferreira, Gustavo Moura, Rosana, Aparecido José Bastor Rodrigues, Ana Paula Cavalcante, Nice e Leonardo Costa. A mistura de repertório de nosso cancioneiro e literatura continuou perfeita e alegre, mesmo na áera de convivência da cantina da FESPSP. 

O aluno Marco Antonio, do 5º semestre noturno, aprovou: “ Achei o sarau interessante por que ele promoveu a integração do pessoal, tanto da sala como pessoal de fora, e teve músicas, poemas, e isso foi enriquecedor.” Marco Antonio gostou das músicas, de cantar junto e de ouvir os poemas.

Gustavo  Moura, da equipe que organizou o sarau, explica que foi positivo, apesar do trabalho envolvido para a escolha das músicas e dos poemas. Rosana ?, colega de Gustavo, foi  a idealizadora do projeto e inspirou-se em uma recordação de infância para propor a ação. Gustavo explica: “quando a Rosana era criança, a avó dela lia literatura de cordel para ela e a música de Ednardo, Pavão Misterioso foi baseada em uma literatura de cordel e ela se identificou muito. Foi o que abriu as portas para ela da música e da leitura.”. O grupo aceitou a sugestão de Rosana para fazer a ação e acrescentaram outras músicas, fizeram uma triagem por que no início a gente pretendia trabalhar com 5 músicas. Nos 2 ensaios antes da apresentação a gente optou por 3 para deixar espaço para o público interagir.” E como era esperado, o público interagiu, escolhendo poemas aleatoriamente e se integrando ao grupo.

 
Música ...


















 
Poesia e

simpatia para cativar o público do sarau
















Chá literário em uma casa de idosos no Recanto do Aconchego, na zona norte

Alunas do último ano escolheram um público muito carente de intervenções culturais, atenção e apoio: idosos de casas de repouso. Tanúsia, Selma, Rejane e Janete fizeram seu projeto de ação cultural para promover a interação e o avivamento dos idosos do Recanto do Aconchego, na zona norte de São Paulo. Tanúsia conta como foi a ação: 

Professora Tania no animado baile da ação cultural de seus alunos
“Quem teve a ideia foi a Selma, pois ela passa todos os dias em frente da casa de idosos quando vai para o trabalho” explica Tanúsia. O grupo escolheu poemas e contos, entre eles um conto africano. “No dia 25 de maio, um domingo, fizemos o chá literário em que declamamos poesias e lemos contos com música ao fundo. Tocamos Saudosa Maloca, Trem das Onze e eles interagiram e pediram também Roberto Carlos, mais Demônios da Garoa, Zezé de Camargo e Luciano por que o que mais os emplogou foi mesmo a música”, conta a aluna. “E no final fizemos um pequeno baile. Eles não conseguiam sair muito da cadeira pois são muito velinhos, mas deram uns passinhos”, explica Tanúsia, e todos foram atrás: “Eu dançei, a professora Tânia dançou, tudo mundo dançou”, o que encheu a casa de vida. E quem dança, tem que repor as energias: “Nosso grupo se organizou e cada uma levou um bolo, um chá, um suco e também oferecemos uma mesa de lanche para eles. Eles comeram bastante!”, Tanúsia revela. E os resultados foram muito positivos, motivando o grupo a continuar com a ação, no mesmo formato, em outras casas de idosos. “Eles ficaram tão contentes, e os familiares pediram um outro chá literário para eles poderem participar também. Queremos esperar passar essa fase do TCC e fazer em outros asilos”, conclui Tanúsia.

A aluna Janete caiu na pista também


Aluna da FESPSP e idealizadora da ação, Selma

O grupo ofereceu um saboroso lanche









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e